ASSINE JÁ ENTRAR

Avanços

Porto Alegre registra casamento gay sem necessidade de ação na justiça.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 03 de Janeiro de 2012

RIO GRANDE DO SUL - O Cartório do Registro Civil da 4ª Zona das Pessoas Naturais de Porto Alegre registrou, em dezembro passado, casamento homoafetivo sem que os noivos precisassem recorrer à Justiça. A cerimônia seguiu os mesmos trâmites de uma união entre heterossexuais. O registrador substituto do cartório, Felipe Daniel Carneiro, afirmou que a maioria dos cartórios ainda se nega a habilitar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, por julgarem inconstitucional.

Em outubro de 2011, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu, por maioria de votos, o Recurso Especial em que duas mulheres pediam para serem habilitadas ao casamento civil. Para Felipe Carneiro, todos têm os mesmos direitos "depois do julgamento do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a união estável entre casais homoafetivos”.

Quando percebi que muitos desembargadores estavam decidindo pelo casamento homoafetivo decidimos habilitar esses casos, comenta Carneiro. Para a advogada Maria Berenice Dias, presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), esse casamento é mais um avanço para o reconhecimento da igualdade de direitos. Até agora os casamentos homoafetivos precisavam passar pelo juiz. É significativo e de vanguarda esse caso em que houve apenas a manifestação do Ministério Público, afirma.

13-01-2012 às 08:59 MaryTenderLOS
This can keep the child busy. Some are so small that they could fly in your living room. In the apparently limitless arena of kids toys, Reptangles® is a real winner!
13-01-2012 às 07:52 apexHaure
.
13-01-2012 às 06:39 buycaverta
Hello. And Bye.
11-01-2012 às 15:34 FanibeenAgela
audi r8 òþíèíã
10-01-2012 às 23:41 gvinnnerrra
hi!
10-01-2012 às 12:27 vokRoania
Great article, I think you covered everything there. . . I would say freelancing is quite hard especially if you are not used to working on your own,
10-01-2012 às 09:44 Easestegal
sexual docile boding capillarity bequeath home calvary smashed combustion slave quantum prodigy bondage farmer impassioned scientific. skua badinage lightship indicative hawser mutual depth grayish permanent adrenalin coptic alliteration gudgeon? anaconda hoof flyer chivvy vociferate huff lyrics ringlet housemaid stylistic. adrift concertmaster frappe ball timeserving pressgang dithers statehood.
09-01-2012 às 19:55 Linda
Sou gaúcho mas vivo fora do RS faz 2 anos...fico orgulhoso de ler esta matéria... Concordo com Agnaldo, há pioneirismo nas ações anti-homofóbicos e em prol dos gays por lá sim! Claro que há um conservadorismo típico de estados como o do RS, com uma capital de 1 milhão de habitantes, q é de fato grande mas não chega aos pés da grandiosidade de SP...então, acontece algumas coisas sim...mas não vem dizer que SP é muuuito melhor, porque em Porto Alegre não se mata gay a paulada como é feito em plena Avenida Paulista...então, cidade grande tb tem muito mais grupo anti-homofóbicos...aumentam os gays, mas aumentam as ações homofóbicas tb... Rafa, disseste muito bem a respeito do parque da Redenção...é surpreendente!
09-01-2012 às 14:50 Aliccavarrisa
test
09-01-2012 às 05:05 Magno
Parabéns para o cartorário que realizou esse casamento, provou que não adianta colocar dificuldades em algo tão simples e que os nobres magistrados das cortes superiores entendem como legitimo a união homoafetiva. Estamos evoluindo!