ASSINE JÁ ENTRAR

Na prática....

Mulher transexual é impedida de embarcar em aeroporto ao usar nome social.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Mariana Franco foi barrada no aeroporto por usar nome social.Mariana Franco foi barrada no aeroporto por usar nome social.

Mariana Franco foi impedida de embarcar no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, na manhã da última quinta-feira (16), porque o nome social que constava na passagem aérea era diferente do nome presente nos documentos de identificação. Para viajar, a transexual precisou comprar outra passagem e aguardar até as 15h para pegar o voo até São Paulo, onde fez conexão para Brasília.

“Foi uma humilhação, fui acusada de falsidade ideológica, estou em choque. Eu cheguei às 7h e fui embarcar às 15h, fiquei o tempo todo no aeroporto, não recebi nenhuma assistência. Eu sou transexual, o mercado de trabalho para mim não é fácil, no aeroporto não tem nada barato. Então, foi um constrangimento enorme”, disse.

Revolta

Mariana Franco, de 30 anos, é presidente da União LGBT de Jaraguá do Sul e vice-presidente da União Nacional LGBT de Santa Catarina. Ela foi a Brasília para participar da Conferência de Saúde da Mulher.

“Eu costumo fazer palestra para até 300 pessoas sobre o uso do nome social e acontece isso comigo. Fiquei bastante chateada, revoltada, não tive meus direitos reconhecidos”, disse.

Aspecto legal

Julia Borges, presidente da comissão de diversidade sexual e gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que notificará a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que apresente uma resposta formal sobre o caso.

“Queremos saber quais orientações são passadas às companhias aéreas sobre o uso do nome social por passageiras e passageiros. Em razão do decreto 8727, de 2016, que reconhece a identidade de gênero das pessoas transexuais e travestis e o uso do nome social por elas, entendo que o nome social deve ser respeitado, inclusive pela Latam. A companhia aérea será processada. Houve violação de direitos. É bem provável que a Anac venha a responder a ação judicial também, em razão do princípio da responsabilidade solidária”, explicou.

Passagem aérea foi emitida com o nome social de Mariana.Passagem aérea foi emitida com o nome social de Mariana.

Contraponto

Por e-mail, a Anac confirmou que o nome fornecido no momento da compra da passagem deve ser igual ao nome do documento de identificação do passageiro, mesmo nesse caso.

A Latam Airlines Brasil informou em nota que, “conforme determinação da Anac, para que o embarque possa ser realizado, é necessário que o bilhete seja compatível com o documento de viagem do passageiro. A diversidade faz parte da cultura da companhia, que atende qualquer pessoa com a mesma atenção, cuidado e respeito", declarou.

25-08-2017 às 16:52 Josy de Souza
Prezada Mariana, o nome social (o seu uso em concreto e a identidade linguística e de gênero) é justamente o objeto da minha dissertação de Mestrado. Se você tomar conhecimento de meu comentário e tiver interesse, eu gostaria de ter o seu contato para futura entrevista acadêmica. Deixo abaixo o meu e-mail. Grata. joalves333@hotmail.com
23-08-2017 às 00:17 Marcos
Nessa salada tem palmito
22-08-2017 às 19:49 Profissional
Miga sua louca, a identidade é seu documento valido, sem mais!!!
22-08-2017 às 15:27 Luís
Sugiro também que a OAB notifique essa "advogada" Julia Borges, afinal nota-se que ela pelo texto não demonstra nenhum conhecimento ou quer infringir as leis...
22-08-2017 às 01:30 Rodrigo
Desculpe, nao estou defendendo as cias aereas não, mas se a pessoa tem nome social, e nao tem um documento que comprove, esta sim aferindo as normas que sao de direitos. Por isso temos que respeitar para ser respeitados! Direitos iguais e deveres também.
21-08-2017 às 20:47 RICARDO
Acho que o direito dos trans tem que ser respeitado sim!!! Porem no caso me parece que a Mariana se equivocou, e ao invés de procurar a justiça para alterar seu nome e então ter um documento oficial, com seu nome social para poder utilizá-lo. Ela complica a vida dos funcionários da empresa área querendo embarcar com um nome que legalmente não existe. Assim fica difícil defender...
21-08-2017 às 19:59 Bixinha
É...tem que processar sim! A Anac e a Latam teem que processar passageiras(os) que tentam embarcar com nome diferente ao documento de identidade. Caso contrario vira uma baderna e eu vou tentar na proxima vez embarcar como "Queen Elisabeth 2". Beijos a todos.
21-08-2017 às 16:44 Dennis
Fuckner é de fato um sobrenome bem curioso... Deve ser João Silva querendo viajar com apelidos.
21-08-2017 às 16:00 Crivella
Tem que processar SIM, a empresa aérea, o aeroporto, e demais envolvidos, precisam processar essa pessoa, porque querer fazer badernas com coisas sérias.
21-08-2017 às 15:59 RogérioDuButeco
Da próxima vez ela compre a passagem com o nome que tem na identidade e não com apelidos.