ASSINE JÁ ENTRAR

O preço do xingamento

Veja, Jovem Pan e Reinaldo Azevedo são condenados a indenizar Laerte em R$100 mil.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 31 de Outubro de 2017

A 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou, nesta terça-feira (24), o jornalista Reinaldo Azevedo, a rádio Jovem Pan e a revista Veja a indenizarem em R$100 mil a cartunista Laerte Coutinho. A sentença confirma a decisão tomada em primeira instância.

Por unanimidade, os desembargadores entenderam que Laerte, que é transexual, teve sua honra ferida ao ser chamada por Azevedo de “fraude moral”, “baranga moral”, “fraude de gênero” e “fraude lógica” em seu comentário na rádio Jovem Pan. Os mesmos adjetivos foram replicados em sua coluna na revista Veja.

O jornalista resolveu xingar Laerte por conta de uma charge publicada na Folha de S. Paulo em que ironizava os manifestantes pró-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Vê-se que a crítica se voltou à pessoa de Laerte, como transgênero, e não à charge, o que, evidentemente, confirmou o ato ilícito cometido. A crítica foi, portanto, pessoal e representou ofensa à honra, disse o desembargador Carlos Alberto Garbi, relator do recurso julgado hoje.

O processo é histórico pois a defesa de Laerte foi feita por Márcia Rocha, primeira advogada transexual a fazer uma sustentação oral no TJ. Ela também foi a primeira advogada trans que teve o nome social inserido em sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

05-11-2017 às 23:28 Jorge Jorge ao Respeito II
Faça-se você, minha flor vermelha da Lemúria, um soldado do gayzismo militante empresarial e, assim, com ódio empedernido nos olhos, continue, firme, na trincheira de Jean Wyllys. Queira, todavia, que os gays, como eu, que se propõem libertos desta armadilha, possam, efetivamente, fazê-lo e sejam, assim, apenas pessoas felizes, em companhia do glorioso privilégio de ser homossexual. Só isso. As premissas em que você se embasa – confesso – são aquelas nas quais, um dia, também acreditei. Por isso, entendo você, seu estágio de compreensão da problemática e as muitas limitações que a informação desqualificada lhe impõe. Um beijo, amado. Na sua boca.
05-11-2017 às 23:28 Jorge Jorge ao Respeito I
Meu amor, eu teria mais de mil argumentos a contrapor, mas, como disse anteriormente, estou deixando a coadjuvação aqui e, para estas discussões, não voltarei mais. A minha participação acaba-se, definitivamente – prometo – nesta resposta. Tenho a certeza, linda, que, ao lado de outros, ajudei a libertar pessoas. Joguei um ponto de interrogação onde, até então, só havia adesão tola, ingênua e incondicional. Por isso, claro, incomodei alguns, especialmente aqueles para quem o drama da homossexualidade dos outros é, antes de mais nada, uma lucrativa banca de múltiplos negócios. Incrivelmente, passei a ser punido pelo censor – sim, o sensor – de Mundo Mais. O que não é possível, né, minha querida...? Descendente de judeus e filho de um pai que sofreu tortura no Regime Militar, não posso, efetivamente, me submeter a isso. Aliás, não tem o menor cabimento que qualquer pessoa que opine aqui – inclusive você – deva se submeter ao subjetivismo imbecil de alguém. Por isso, de forma definitiva, declino do direito de expressar minhas opiniões em Mundo Mais. Poderia, até, instá-los a me identificar em que ponto agredi normas do portal, mas seria estender, por demais, um assunto que precisa ser encerrado, como, de fato, o encerro aqui. Beijo no coração de todos vocês.
05-11-2017 às 18:08 Respeito p/ Jorge Jorge
Então estava certo... Jorge Jorge e sua cruzada anti-gay... Agora vai travá-la em um conhecido jornal de SP? Assumindo a que veio né safadão? Quer que todos pensem igual a você! Que repitamos o discurso que tanto nos segrega! Que achemos que apenas a sua forma de ver o mundo está correta. Fico triste em saber que você gay, luta contra outros/as lgbt+. Que entra na onda da extrema direita propagando a homofobia. Quando você fala: "aliás, bem mais eficazes", assumes sua cruzada: fazer com que mais pessoas propagem toda sua homofobia. Amigo, não acho que sejas gay e sejas assim tão fascistóide. Mas viva a Laerte, a Márcia Rocha... as/os lgbt+.
05-11-2017 às 03:32 Jorge Jorge
As eleições de 2018 "vêm". Desculpem-me.
05-11-2017 às 03:31 Jorge Jorge
Tanto faz, querida, escrever "o" ou "a". Ele próprio, em entrevista, já afirmou não se incomodar com isso. Além do mais, o que vale é o ser. Laerte é um cartunista e dos bons. Discordo dele, mas não há como não reconhecer sua competência. No mais, bibas queridas, eu sou super assumido. Sou casado, tenho marido e tudo mais. O que denuncio aqui não é a homossexualidade, esta é linda, seja em mim, seja em você. O que denuncio é a apropriação infeliz que fazem dela. Mas vejo que perco meu tempo, quase totalmente. Mudarei de púlpito. Eu vou passar a escrever num conhecido jornal de SP, com quem estou negociando um espaço. Uma coisa é certa, direção do Mundo Mais: por mais que alguns nutram a ingênua ideia de silenciar os contrários, isto não será mais possível. As eleições de 2018 vem aí e não é mais a Globo que manda. É a mídia social. Vocês não têm força para ditar o contrário. Esqueçam. Tchau, queridos. Até breve. Só que por outros meios. Aliás, bem mais eficazes.
03-11-2017 às 13:18 Respeito p/ Jussara Cony
Jussara Cony, mas me parece muito com um amigo daqui... "O Laerte", "viados igual nós"... Qual o problema em chamar a pessoa do modo como ela gostaria? Mais uma pessoa (ou não) travando uma cruzada anti LGBT+. Isso é a prova de que a lgbtfobia é institucionalizada. Um gay (ou supostamente) agindo de forma preconceituosa, transfóbica, negando a identidade de gênero da Laerte. E parabéns Josy, precisamos de mais pessoas estudando esses processos segregacionistas que nossa(o) amiga(o) Jussara Cony reproduz. Viva a Laerte, Viva a Marcia Rocha, viva a diferença. E viva Jeanzinho, o terror das gays moralistas, né Jú Jú?
02-11-2017 às 19:26 Josy de Souza
Parabéns a Laerte e a Márcia Rocha. Juntando essa notícia a minha dissertação.
02-11-2017 às 19:25 Josy de Souza
Parabéns a Laerte a Márcia Rocha. Juntando essa notícia a minha dissertação.
02-11-2017 às 19:24 Josy de Souza
Parabéns a laerte a Márcia Rocha. Juntando essa notícia a minha dissertação.
02-11-2017 às 12:31 Drizella.
Jura, vossa alteza respeito? Querido, eu tenho opinião própria, quem não concorda, paciência! Eu nasci com uma deformidade, sofri abuso sexual quando criança, e sim, sou gay, e esse tal Jean, não me representa em nada! Nessa vida, quando eu mais precisei, ninguéme ajudou, alias, só um me ajudou, foi JESUS! E entre JESUS que é santo, e o Jean, que é uma pessoa podre, a uma distância imensa! Em fim meu amigo, o meu comproisso, é com a minha verdade, com a minha realidade, e não com a opinião de terceiros! Beijos Brasil!