ASSINE JÁ ENTRAR

Fora de moda

Prefeitura de Botucatu, em SP, censura exposições de combate à homofobia.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018

A decisão da prefeitura de Botucatu (SP) de adiar duas exposições que têm como tema o combate à LGBTfobia, e que estavam programadas para a próxima semana, causou polêmica no meio cultural da cidade.

Segundo uma integrante do Conselho Municipal de Cultura, o órgão entendeu a decisão do Executivo municipal como um “ato de censura”. A conselheira Berenice Balsabore diz que a decisão não foi debatida com o setor.

A prefeitura nega censura e diz que a decisão foi motivada por uma questão administrativa, a indicação do novo secretário de Cultura – a pasta está vaga desde dezembro.

As obras para as mostras foram cedidas gratuitamente pelo Museu da Diversidade de São Paulo e seriam expostas a partir da próxima quarta-feira (17) no Museu Histórico e Pedagógico de Botucatu.

Uma das exposições, "Todos Podem Ser Frida” já havia passado por Botucatu em maio do ano passado no mesmo museu. A outra mostra que já estava programada seria a “Homofobia Fora de Moda”.

“Fomos pegos de surpresa, pois as exposições já estavam preparadas quando recebemos a notícia. Elas tratam de temas pertinentes, falam sobre homofobia, e foi um processo longo para conseguirmos trazê-las. Como a prefeitura não abriu diálogo e tomou uma decisão unilateral, o conselho entende que foi um ato de censura”, afirma Berenice Balsabore (foto).

Em nota, a prefeitura de Botucatu afirma que é “totalmente contra a homofobia, preconceito ou qualquer forma de violência”. Diz ainda que a decisão foi tomada por conta da transição do cargo de secretário de Cultura, vago desde dezembro de 2017, com a saída de Antônio Luiz Caldas Júnior.

A nota destaca que, pelo fato de uma das mostras “conter imagens de conteúdo sensual”, as exposições foram adiadas para avaliações de local apropriado e classificação indicativa de idade a serem feitas pelo novo secretário.

Pelas redes sociais, a coordenação do Museu da Diversidade Sexual se manifestou e disse que “lamenta profundamente” o ocorrido e que está se mobilizando a favor do Museu Histórico e Pedagógico de Botucatu.

A idealizadora do projeto "Todos Podem Ser Frida", Camila Fontenele, também lamentou a decisão e disse “é preciso respeito ao museu, a Botucatu, ao Museu da Diversidade e aos artistas”.

15-01-2018 às 20:17 Carloz
Lamentável ! Ignorância, não tem outra coisa a dizer!