por Redação MundoMais
Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018
O historiador e ativista LGBT, Fabrício Marçal Vilela, registrou um boletim de ocorrência relatando ter sido vítima de agressões e ameaças motivadas por homofobia. O crime ocorreu no último sábado (20) no Centro de Ituiutaba quando ele e a irmã voltavam de uma sorveteria e passaram pelo suspeito na rua.
No registro, a vítima relata que foi agredida por socos e pontapés na altura do cruzamento da Rua 22 com a Rua 15. O suspeito ainda o insultou usando palavras pejorativas e dizendo que não gostava de homossexuais. A Polícia Militar informou que fez rastreamentos nas proximidades para tentar localizar o agressor, mas ele não foi encontrado.
O ativista contou que as ameaças e ofensas ocorriam há alguns anos quando ele e um grupo de amigos criaram o coletivo “As Cores do Pontal” no campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o intuito de discutir a diversidade sexual e gênero no âmbito da comunidade acadêmica.
Isso começou a gerar incômodo em algumas pessoas, inclusive nele, que cursava Física na época. A gente começou a discutir no Facebook e, como ele morava próximo de casa, às vezes eu esbarrava com ele na rua e sempre era chamado de bicha, viado e outros termos usados para inferiorizar gays, contou o jovem de 26 anos.
O jovem sofreu algumas escoriações pelo corpo e os amigos, bem como o coletivo ao qual ajudou a fundar, começaram a divulgar o caso nas redes sociais. As fotos e perfil do suspeito no Facebook – que foi desativado – também foram postadas e outras pessoas começaram a relatar que já foram vítimas de ofensas e perseguição por parte do suspeito.
Inclusive, em um dos posts, uma jovem conta que viu o suspeito entrando em um supermercado nesta terça-feira (23) e a avisou a polícia.
A assessoria de comunicação da PM informou que o caso foi encaminhado para a Polícia Civil, pois foi feito rastreamento pela região e o suspeito não foi localizado. Já a Polícia Civil informou que a investigação será aberta se a vítima entrar com uma representação na delegacia.