ASSINE JÁ ENTRAR

Copa do Mundo

Documentário revela repressão contra gays na Rússia.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 03 de Maio de 2018

O repórter Vinícius Mesquita viajou para a Rússia para compor um documentário sobre a vida da população LGBT do país. O minidocumentário "Do Outro Lado - A Rússia Gay que não pode sair do armário", é dividida em 4 episódios e está disponível no site de esportes da UOL.

Logo no primeiro episódio, a equipe de reportagem encontrou muitas dificuldades para conversar com LGBTs da Rússia. Pela internet não foi possível nenhum contato. Devido a forte repressão, muitos temem prejuízos caso se exponham para falar sobre homossexualidade.

Ser LGBT deixou de ser crime em território russo desde 1993. No entanto, com as várias mudanças legislativas, a perseguição cresceu cada vez mais. A mídia, monopolizada pelo governo, induz a sociedade a odiar os LGBT associando a este grupo todas as mazelas do país e comparando-os com os americanos, seus maiores inimigos políticos. Atualmente, um pacote legislativo veta qualquer manifestação do que não for um "relacionamento tradicional", e embora não deixe explícito sua aversão aos homossexuais, serve de base para preconceitos e discriminações.

De acordo com o documentário, até mesmo falar sobre homossexualidade na Rússia é censurado, o que resultou numa grande dificuldade para entrevistar pessoas LGBT dispostas a mostrarem o rosto. Muitos cidadãos foram demitidos de seus empregos e sofreram inúmeras represálias ao se assumirem gays.

A comunidade LGBT vive no anonimato de boates clandestinas. O entretenimento gay se resume em bares e baladas escondidas que a sociedade associa com o tráfico de drogas e o crime. Um desses estabelecimentos já foi fechado por um ano depois de sofrer atentados com tiroteios e bombas de gás em Moscou.

Produzida pela equipe de reportagem esportiva da UOL, o documentário antecede a Copa do Mundo que iniciará em junho de 2018 na Rússia. A produção também conversou com equipes de esporte LGBT do país que embora estejam aptas a competir não são legitimadas e reconhecidas pelas entidades esportivas da Rússia. Segundo uma entrevistada o público LGBT que viajar para a Rússia em virtude da Copa deve se precaver em virtude da forte repressão.

04-05-2018 às 16:25 Jorge Jorge
Amo ser gay. Amo. Adoro. Sou casado com outro homem e sou feliz. Mas NÃO capitulo, como a maioria aqui, àqueles que desejam me instrumentalizar. Ser gay é ser especial ao extremo para servir de cobaia a um bando de bandidos que finge nos defender. Bolsonaro, Adriano - pode usar os nomes, querido. Não tenha medo - jamais foi contra os gays. Ele é contra a ditadura gay. É diferente. E sabe a razão disso? Porque ele lhe deseja livre e não como um imbecil, como é hoje, a serviço do gayzismo. A serviço daquela ditadura que busca impor o silêncio que nem Hitler, Guevara, Chávez e Fidel buscaram. O silêncio que assassina a opinião contrária. Vejo como uma farsa qualquer movimento que se inspire em tais premissas e vejo como tolos, idiotas úteis, coitados, aqueles gays a quem não ocorre perceber que estão sendo usados como bois de frigorífico do gayzismo, um movimento a quem importa desestabilizar a própria sociedade em que vivem. Arrume um namorado, meu amor. Arrume um garoto gostoso hoje à noite. Dê-lhe um D&G, uma cueca linda. Mame a rola desse cara e seja feliz, mas não permita que transforme você num instrumento. Um instrumento raivoso. Só isso. Um homem de matar e ferir e ofender e magoar e destruir e queimar. Tudo isso a serviço do ódio gayzista. Não permita!
04-05-2018 às 16:14 Jorge Jorge
Amo ser gay. Amo. Adoro. Sou casado com outro homem e sou feliz. Mas NÃO capitulo, como a maioria aqui, àqueles que desejam me instrumentalizar. Ser gay é ser especial demais para servir de cobaia a um bando de bandidos que finge nos defender. Bolsonaro, Adriano - pode usar os nomes, querido. Não tenha medo - jamais foi contra os gays. Ele é contra a ditadura gay. É diferente. aquela ditadura que busca impor o silêncio que nem Hitler, Guevara, Chávez e Fidel buscaram. O silêncio que assassina a opinião contrária. Vejo como uma farsa qualquer movimento que se inspire em tais premissas e vejo como tolos, idiotas úteis, coitados, aqueles gays a quem não ocorre perceber que estão sendo usados como bois de frigorífico do gayzismo, uma movimento a quem importa desestabilizar a própria sociedade em que vivem. Arrume um namorado, meu amor. Arrume um garoto gostoso hoje à noite. Dê-lhe um D&G, uma cueca linda. Mame a rola desse cara e seja feliz, mas não se permita instrumentalizar. Só isso. Não se permite instrumentalizar.
04-05-2018 às 05:16 Diego SP/ Minerva
Comentário inteligente, Parabéns.
03-05-2018 às 22:56 Minerva
Andando por este site e observando os comentarios penso:qtos gays q se sentem culpados por serem gays a ponto até de serem homofobicos...capaz ate q fiquem felizes qdo gays sao agredidos,mortos ,levem lampada na cara...quero acreditar a sao heteros se passando por gays na intencao caso contrario...nao e so os heteros q precisam evoluir no pensamento mas muitos gays tb,infelizmente...
03-05-2018 às 21:33 Lauro
Estudar video de youtube?Q pode ser fake,manipulado com ttas teses de Mestrado e Doutorado que vc pode ampliar seu arcabouço intelectual,so pode ser brincadeira...
03-05-2018 às 21:27 Adriano
A Russia de hj parece os EUA e o Brasil da epoca do regime militar em q os gays eram tidos como marginais e como um dos presidenciaveis nocivos ja afirmou diversas vezes e muitos gays apoiam...mas cd um apoia quem lhe convem e a ideologia q acredita...se as politicas LGBT sao boas ou ruins o que importa é q melhorou e muito na questao dos direitos e ate no respeito...quem viveu na decada de 80 percebe com clareza a mudança...agora quem tem a cabeça de um amendoim, q se guia pela religiao,por Leviticos nunca aceitara os LGBT e isto é um problema deles e d quem tb nao aceitar...mas as coisas fluem ,isto é q importa... e invisivel hj em dia so é quem quer...
03-05-2018 às 19:59 Jorge Jorge
Este daqui também poderá ajudar muitíssimo: https://www.youtube.com/watch?v=COz6B_G6EFk
03-05-2018 às 19:46 Jorge Jorge
O politicamente correto, sem saber, integra uma esquerda festiva. O GLBT é fruto do politicamente correto. Portanto, ao defender essa política imbecil, você, meu amigo, está indiretamente defendendo Putin. Não? Vai estudar, anjo. Comece por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IcGXFYWqZaU
03-05-2018 às 14:55 Gata/ P simples.
Verdade fio!!! Isso de que a sociedade está aos poucos aceitando os gays, é ilusão/mentira/balela/káo/fato! Somos tolerados, essa é a verdade, sempre pensei assim, como vc! Tem muito gay, que vive como a tal Alice, deslumbrada com o pais das maravilhas! Sem contar a midia, que é super falsa/hipócrita! Quantos famosos falam assim, eu aceito, acho até bonitinho, isso e aquilo, mas por trás das cameras, falam mau/zombam, cai na gargalhada, de zombaria e escarnio/fato! E sobre a tal copa do mundo, que se exploda/se fhoda, nunca gostei de futebol, pra mim, perda de tempo total! E tem um monte de babaca, que até morre pelo time, um absurdo sem fim! Em fim, a verdade é uma só, somos tolerados, aceitos, nunca seremos, essa é a mais pura, e triste realidade! Beijos Pipoquentos.
03-05-2018 às 13:38 Simples
Enfim, vocês não serão aceitos. Não será aceito, pessoas vão tolerar porquestões jurídicas. Muito cuidado com a bandidagem homofóbica.