ASSINE JÁ ENTRAR

#ProudAtWork

Metade dos LGBTs já revelaram a orientação sexual no trabalho, diz pesquisa.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 26 de Junho de 2019

Metade dos profissionais brasileiros LGBTs já assumiu sua orientação sexual no trabalho abertamente, segundo estudo da rede social profissional LinkedIn.

O levantamento foi feito com mais de mil profissionais LGBT e heterossexuais de diversos setores e regiões do país e faz parte da campanha #ProudAtWork, que visa o debate sobre o tema. O mês de junho é considerado o mês do orgulho LGBT no mundo.

A pesquisa revelou que outros 25% dos entrevistados LGBT já contaram a alguns de seus colegas sobre sua orientação sexual, enquanto os outros 25% ainda não falaram a ninguém. Quando analisados apenas os entrevistados heterossexuais, 58% sabem de algum colega de trabalho LGBT, independentemente da pessoa ter lhe contado ou ter descoberto de outra maneira.

Entre os profissionais que não contaram abertamente sua orientação sexual, os quatro principais fatores que fizeram as pessoas não compartilharem são os seguintes: não ver necessidade (51%); não gostar de falar sobre a vida pessoal (37%); ninguém saber sobre a orientação sexual dentro e fora do trabalho (32%) e medo de represália por parte dos colegas (22%).

Discriminação

Em relação ao preconceito no ambiente de trabalho, 35% dos entrevistados LGBT afirmaram já ter sofrido algum tipo de discriminação velada ou direta.

A maior parte da discriminação foi feita diretamente por colegas. Cerca de 12% dos entrevistados que sofreram algum preconceito afirmaram ter sofrido discriminação direta ou velada por líderes da empresa, incluindo gestores. O estudo revelou que piadas e comentários homofóbicos foram os mais citados entre as formas de discriminação.

Já entre os heterossexuais que afirmaram ter algum colega homossexual, 33% afirmaram ter presenciado algum tipo de discriminação com o profissional LGBT no ambiente de trabalho. Destes, 17% disseram que o episódio ocorreu nos últimos 6 meses, 8% no último ano e 8% há mais de um ano.

01-07-2019 às 19:14 Bruno
No meu trabalho foi bem tranquilo... mas vejo amigos que não se assumem e evitam ao máximo de falar sobre suas vidas pessoais.
26-06-2019 às 18:21 Flávia
Só as poderosas dão conta. O problema não é não assumir é bancar a hetero homofóbica sendo muiiiiiiiiito viado. Credo