ASSINE JÁ ENTRAR

Corpo Sem Juízo

Jup do Bairro anuncia financiamento coletivo para gravação de EP visual.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019

Jup do Bairro deu o pontapé na carreira solo na semana passada (21) com Corpo Sem Juízo, single no qual aborda os desafios das pessoas que têm orientações sexuais e identidades de gênero distantes da hétero e cisnormatividade.

“Foi uma das minhas primeiras composições há uns dez anos. Não teria outra música melhor para iniciar esse projeto porque Corpo Sem Juízo não fala só sobre mim”, conta Jup em entrevista.

“Sempre foi uma preocupação minha fazer um trabalho que não fosse pra dentro, mas para as pessoas. E como forma de troca e cura. Acredito que consegui o resultado que eu esperava com essa faixa”, completa a artista conhecida por sua parceria no palco com a funkeira Linn da Quebrada.

Com produção musical de BadSista, a faixa traz participações especiais da escritora Conceição Evaristo e de Matheusa Passareli - estudante carioca que se identificava como não-binária -, morta no ano passado, aos 21 anos.

“Conceição é uma das minhas inspirações de vida. Tem sido a autora que mais tenho lido nos últimos tempos. Comecei a ter muito entendimento sobre negritude através dos textos dela”, diz Jup sobre a premiada autora mineira.

Ela conta que a parceria ocorreu após uma troca de mensagens com Tainá Evaristo, sobrinha e assistente de Conceição. Fã do trabalho dela e de Linn, a autora mineira fez questão de escolher o texto, gravar e enviar para Jup.

“Eu fui às lágrimas porque não esperava ouvi-la recitando um texto dela.”

Assassinada após sair de uma festa no Rio de Janeiro, a estudante carioca Matheusa aparece em Corpo Sem Juízo por meio de um áudio em que fala sobre as condições de sua sexualidade.

A participação injeta ainda mais força no discurso de Jup, que se apresenta com os atributos de artista travesti, preta, gorda e periférica.

“Ouvindo eu consigo rever a Matheusa, consigo sentir a força que ela tinha. Uma força de mudança mesmo. Porque é meio que unânime de todas as pessoas conheceram: ninguém ficou isento”, conta sobre a amiga.

“Ela sempre foi uma pessoa muito generosa, uma das das mais doces que já conheci. O que aconteceu com a morte dela foi o extermínio da humanidade, mas ela continua viva entre a gente”, completa.

EP Visual

Corpo Sem Juízo é single e também o título do EP visual que Jup planeja lançar ainda no segundo semestre de 2019. Para isso, ela lançou nesta segunda (24) uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickante.

“Vamos fazer essa campanha porque audiovisual é muito caro, principalmente quando se é um artista independente e não se tem uma estrutura financeira de patrocínio”, explica. “E no decorrer da minha trajetória eu passei a entender que é impossível fazer as coisas sozinha.”

A partir de uma contribuição de R$ 10, o apoiador já tem direito a uma recompensa na campanha que terá duração de 60 dias. Assim como o single, o EP terá produção de BadSista, produtora musical e DJ com quem Jup tem outros projetos, como o show de experimentação e improviso Bad do Bairro.

“Sinto que com a BadSista, musicalmente, a gente vira ciborgue. Nós viramos monstras juntas”, afirma.

Sobre o trabalho que marcará sua reestreia como artista solo - condição que seguirá paralela aos shows ao lado de Linn -, Jup define que ele poderá ser um “presente para essa geração”.

“Eu vou promover encontros de artistas e colaboradores que talvez não conseguisse ver em outra ocasião. Quero fazer com que esses 12 anos de carreira tentando viver e sobreviver da arte sejam materializados em Corpo Sem Juízo.”

28-06-2019 às 17:25 Lucicreide carvalhaes Putonfa
Gostei da música! Mais as caras e bocas da jupt, num deu, ri pacaremba meuzamo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk