ASSINE JÁ ENTRAR

Inclusão e amor

Família homenageia homem trans usando fita no peito e vídeo viraliza.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019

Richard Alcântara chegou a um churrasco de família tímido. Em processo de transição, o auxiliar de cozinha estava receoso por usar pela primeira vez fitas para esconder os seios — enquanto junta dinheiro para se submeter a uma mastectomia. O que ele não esperava era uma homenagem dos parentes, que o copiaram. O vídeo com a família "uniformizada" viralizou nas redes sociais. Em entrevista por telefone, Richard, de 22 anos, detalhou como foi o domingo (6). Hoje morando em São Caetano do Sul (SP) para trabalhar, ele voltou a Caçapava, no interior paulista, para ver a mãe e demais familiares, com uma novidade que ainda o deixava inseguro.

"Era a primeira vez que ia ficar com a fita na frente dos meus pais, e estava com muito receio de a família julgar. Não era nada com eles, era comigo mesmo. Então, pedi para minha namorada tirar uma foto minha perto da piscina, o mais rápido possível, para eu colocar a blusa rápido, porque estava com vergonha. Nisso, meu tio viu", contou Richard. Quando foi ao banheiro, o tio colocou em ação seu plano: pediu a fita de Richard à namorada, falou para a mãe dele dar uma enrolada nele enquanto todos se preparavam, e o resultado foi o visto no vídeo. Até uma criança cobriu o peito. "Quando saí, estavam todos com a fita e ele [o tio] disse que tem muito orgulho de mim", disse Richard. A inclusão é comum na família. "Tenho primo gay, tia lésbica casada... Nossa família sempre foi de ter respeito e amor, para além de qualquer tipo de preconceito. Se eu conquisto uma coisa, minha família toda conquista."

Richard Alcântara e a namorada Yuri Almeida

Foi a namorada de Richard que publicou os vídeos, com uma mensagem emocionada: "Um ano atrás ele sofria com a fase de aceitação e temia a rejeição da família, já atentou contra a própria vida por consequência de depressão, mas o que ele não sabia é que tudo tem seu tempo, nada acontece por acaso. Essa é uma demonstração de amor incondicional de uma família, [que] mesmo com tanta diversidade sempre colocou amor e união acima de tudo. Preconceito não tem espaço onde amor e respeito se fazem presentes!", escreveu Yuri Almeida."O grupo da família agora está 'bombando'. Ontem começou a viralizar e está sendo legal contar minha história. Que a minha família sirva de exemplo para outra..."

Ver essa foto no Instagram

Essa mulher é uma mulher fantástica, minha mãe, minha Fortaleza, minha inspiração de todos os dias, eu morro de orgulho da senhora todos os dias da minha vida, a senhora é forte, guerreira, não desiste de nada, luta por tudo que quer e não nos deixa faltar nada! Obrigado por sempre estar do meu lado e nunca me deixar desistir de nada, obrigado por esse respeito que tem por mim e por minhas escolhas, obrigado por ser a melhor mãe do mundo. Eu te amo muito, muito mesmo, que a senhora nunca esqueça disso, mesmo morando longe agora, eu penso em você todos os dias, trabalho assim como a senhora já trabalhou um dia para que tenha orgulho de mim. Obrigado por tudo, EU TE AMO ♥️ ( não vou editar a Foto pq a sua beleza não precisa de edição )

Uma publicação compartilhada por Richard Alcântara (@_alcantararick) em

14-10-2019 às 02:38 Inteligente
Fernando MT, entendi sua opinião... Mas quando damos uma opinião que não faz sentido, acaba sendo uma opinião vaga. "Devemos aceitar o corpo que Deus nos Deus" quando o assunto envolve a Bíblia ou Deus, tem muitas coisas envolvidas. Para começar, você gosta de ter a liberdade de escolher o que irá comer ou vestir e como viverá? Ou desejaria que alguém lhe ditasse cada palavra ou ação em todo instante de sua vida? Nenhuma pessoa normal deseja que o controle sobre a sua vida lhe seja tirado de maneira tão completa. Por que não? Por causa da maneira como Deus nos fez. A Bíblia nos diz que Deus criou o homem à sua ‘imagem e semelhança’, e uma das faculdades de Deus é a liberdade de escolha. Todos temos escolhas diferentes, sendo certas ou erradas. No final, só Deus sabe.
10-10-2019 às 08:20 fernando MT
Perdão ae quem não gostou da minha opinião, cada um tem a sua, e a minha é essa e ponto final! Preconceito pra mim é matar, agredir, desprezar. Sou homossexual, e posso, tenho o direito de car minha opinião! Cada um pensa como quiser, niniguém tem o direito de mandar na opinião alheia! Da sim para ver que é uma mulher, só hipócrita vai dizer que não! Se ela é feliz assim, não posso afirmar, toda via, respeito o livre arbitrio dela, e mantenho sempre minha opinião, goste terceiros ou não!
09-10-2019 às 22:30 Marcos DF
Mais Amor e Menos Ódio : Viva e deixe Viver ...
09-10-2019 às 15:56 Para Fernando MT
Mais amor: mais advérbio de intensidade. Mas é preconceito: mas conjunção adversativa. Ame mais, mas sem preconceito.
09-10-2019 às 15:54 Para Fernando MT
Se o que você diz fosse verdade, Deus seria incompetente, sim, pois seríamos feito a semelhança Dele como você. O que eu não acredito. Deus é Amor, e neste amor eu acredito e confio.
09-10-2019 às 15:27 Tito...
Aplausos...
09-10-2019 às 13:42 Germano
E viva o amor!!
09-10-2019 às 12:11 fernando MT
Não sou preconceituoso, mais................da sim, para ver que é uma mulher. Ficou até estranho, rosto feminino, num pseudo corpo masculino! Sou Gay, e penso que devemos aceitar o corpo que Deus nos deu! Dizer que nasceu em um corpo errado, é o mesmo que chamar Deus de incompetente, coisa que ele não é.
09-10-2019 às 11:52 Flávia
Belo gesto. Muito bom ser amado.
09-10-2019 às 11:19 tarado
ai ai .....