ASSINE JÁ ENTRAR

Gay tem vaga recusada em quarto e ainda ouve: Não é preconceito nem nada

Caso aconteceu em Curitiba, onde o universitário Lucas Vasconcelos estuda jornalismo e estava à procura de um quarto para morar.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

Um estudante universitário de 21 anos foi proibido de alugar um quarto por conta de sua orientação sexual. O dono do espaço perguntou, logo no início da negociação, se o interessado era hétero e, ao receber uma negativa como resposta, descartou alugar o quarto: “Não é por preconceito nem nada”, afirmou. A conduta, explica advogado especialista em Direitos LGBTs, se enquadra no crime de homofobia sancionado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) neste ano.

O caso ocorreu nessa terça-feira (26) em Curitiba (PR), onde o universitário Lucas Vasconcelos estuda jornalismo e estava à procura de um quarto para morar. “Fui em um site que chama ‘Web Quarto’ e encontrei um lugar bacana para morar, perto da faculdade e com tudo que precisava por perto. Olhei a descrição do apartamento, o proprietário me pediu meu número e me chamou pelo WhatsApp”, conta Lucas.

A primeira pergunta feita pelo homem na noite de ontem, como mostrada no print acima, foi sobre a orientação sexual do candidato à vaga. Após o jovem dizer que não é hétero, o proprietário responde: “Desculpa não é por preconceito nem nada luvas (sic) mais (sic) eu prefiro alugar para héteros”.

“Foi bem direto mesmo. Foi basicamente aquilo, logo de cara ele perguntou isso. Eu me senti super mal, porque faz muito tempo que eu não sofria uma discriminação tão escancarada, é bem triste passar por isso”, relata.

Não é a primeira vez que Lucas sofre por conta de sua orientação sexual. “Eu já apanhei na rua só por ser gay. Dois caras pararam e bateram em mim. Falaram que eu tinha que aprender a ser homem, que estavam me dando uma lição. Minha sorte é que apareceram outras pessoas para me socorrer”, conta.

Sobre o caso do quarto, Lucas já está em contato com um advogado. “Até então eu iria deixar passar, mas não dá. Já olhei com meus pais um advogado da nossa família para entrar com um processo, pelo menos, por danos morais”, completa.

Na descrição do local, o proprietário diz procurar “um(a) ‘roomate'”. “Tenho quarto disponível no apartamento onde o condomínio oferece vários comodidades como academia, carro compartilhado, salão com churrasqueira, etc”. Ele ainda especifica que não “aceita crianças ou animais de estimação”.

A reportagem tentou contato com o proprietário, tanto por telefone quanto por WhatsApp, mas o número da redação foi bloqueado por ele.

08-12-2019 às 01:02 Jota
Fico me perguntando, até onde as gays vão querem close. Se no AP só tem homem hetero, ficaria uma situação desconfortável para os demais. Trabalho em uma academia, e qnd o gay resolve olhar um macho treinando não tem quem não perceba. As vezes foi mais por uma questão de privacidade do que preconceito. Seria assim algo q se os meninos ficam de cueca em casa, o gay vai ficar confortável com a situação?
03-12-2019 às 00:34 JuJu
Tudo é preconceito agora, realmente virou paranóia. E o que fizeram com Diego Hipolito é o que mesmo? Engraçado que é preconceito para uns e para outros não?
02-12-2019 às 13:27 Madame X
Precisamos de mais amor no mundo e também de uma educação melhor. As bichas não conseguem entender que o motivo porque que o cara não alugou quarto foi a orientação sexual do cliente. Seria o mesmo eu dizer que não alugaria porque o cliente era negro, ou cigano, ou judeu. Uma pessoa não pode ser discriminada por sua orientação sexual. Como assim eu não quero conviver com gays, isso precisa parar e que bom que esse homofóbico encontrou alguém que vai meter um processo nele, quem sabe assim ele reflita.
02-12-2019 às 11:53 Para Nando
Verdade!
02-12-2019 às 00:25 nando
Tudo hj vira uma eterna paranóia, O AP é dele, ele aluga pra quem ele quiser..alguns não aceitam alugar pra criança, cachorro e gay uai...só procurar outro lugar.
01-12-2019 às 17:26 Bolinha
Muito mimimi, concordo com Yago. O povo quer é ganhar dinheiro com processo.
01-12-2019 às 11:29 Yago silva
Olá eu sou gay ! Mas o dono do quarto tem todo direito de escolher para quem ele quiser ! Se fosse comigo ficava tranquilo e iria procurar outro lugar !
29-11-2019 às 22:00 tarado
pareçe aquele caso do uber que foi logo perguntando se o cara é viado
29-11-2019 às 21:36 Jorge Jorge
Concordo que "mas" não é "mais", mas sugiro que digite "beletrismo".
29-11-2019 às 20:33 Lipe
Uma mulher recusaria dividir um quarto para um homem. E não haveria problemas. A problema é que o inquilino é burro pra cacete. Além de trocar MAS por MAIS, deveria ter usado algum truque. Agora vai levar um processo.