ASSINE JÁ ENTRAR

Delegado de polícia, gay e ativista LGBTI: uma tripla resistência no Brasil

Atuante em Aracaju, Mário Leony está acostumado a resolver os problemas alheios e presenciar a violência de forma cruel e gratuita.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 18 de Maio de 2020

Desde o primeiro momento em que começa a falar sobre sua luta em favor da comunidade LGBTI, o celular do delegado de polícia Mário Leony não para de tocar. Entre uma ligação de uma amiga, de um conhecido e de um colega de trabalho, de repente aparece uma mensagem que o faz interromper a conversa. Sua expressão facial denota preocupação. “Um transexual precisa de ajuda. Seu companheiro foi preso”, comenta com um olhar no vazio, como se estivesse procurando uma rápida solução para o que aconteceu.

Em seguida retoma a conversa com a tranquilidade típica do profissional acostumado a resolver os problemas alheios e presenciar todos os dias a violência em sua forma mais cruel, gratuita e sangrenta. Como qualquer outro delegado de polícia no Brasil, sua principal tarefa consiste em cuidar de pessoas vítimas de estupros, roubos, furtos e assassinatos. Trabalha em Aracaju, uma cidade em expansão, capital de Sergipe. Com população estimada em mais de 2,2 milhões de habitantes em 2019, o menor Estado da República Federativa do Brasil se tornou um dos mais violentos do país, de acordo com o Fórum de Segurança, uma ONG dedicada à pesquisa sobre segurança pública.

Nos últimos dois meses, a tensão aumentou em todo o país. O rápido crescimento dos infectados e mortos pela covid-19 deixou muitas pessoas na comunidade LGBTI ainda mais vulneráveis. “Estamos muito alarmados com tudo o que está acontecendo. Apesar da situação de confinamento parcial, conseguimos reunir algumas pessoas e associações para levar ajuda material e psicológica, principalmente para os travestis que exercem a prostituição”, explica Leony, demonstrando preocupação com a rápida disseminação do vírus.

Além de realizar seu trabalho diário, Leony milita no PSOL, partido político pelo qual se candidatou a deputado federal em 2018, atende seu marido e seus inseparáveis animais de estimação. Mas, acima de tudo, dedica mais da metade de seu tempo a defender os direitos da comunidade LGBTI, solucionar crimes, apoiar associações e até proteger parentes de vítimas de homofobia e transfobia.

Ser gay e membro da corporação da polícia ainda implica uma contradição neste país. Para boa parte dos brasileiros, um policial tem que ser heterossexual, linha dura e, sempre que a ocasião requerer, agir com um toque de violência. Esses estereótipos, bastante enraizados na sociedade, estão sendo rompidos pouco a pouco por iniciativas individuais e coletivas.

“Resistir e resistir. Nossa luta não para por aqui. Não podemos baixar a guarda. Daqui em diante, essa palavra deve ser incorporada à nossa luta diária”, afirma o incansável delegado.

O grupo de teatro da guarda municipal da cidade de Aracaju se prepara antes de uma encenação sobre prevenção da violência e da discriminação.

20-05-2020 às 13:01 Lipe
Obviamente é uma só pessoa. Fora, PSOL!
20-05-2020 às 09:31 Bolsonaria para prisidenta.
Quanto ódio, ranco, dessas bixa mau cumida nesses coments....kkkkkkkkkkkkkk.
19-05-2020 às 11:25 Fora Bolsonaro !!!
Se fecharam as saunas e boates tem que fechar as igrejas da máfia evangélica. Pros carniceiros da máfia evangélica não ter que ficar por aí fazendo proselitismo religioso na política. É pressão nossa aqui no Nordeste! Pra cima desses canalhas assassinos!!! Fora Bolsonaro !!!
19-05-2020 às 11:19 Respeite o PSOL!!!
Lave a boca com água sanitária para vir falar do PSOL seu bolsonarista maldito!!!
19-05-2020 às 11:12 Fora Bolsonaro !!!
Aqui no Nordeste estamos militarizando a policia LGBT para fazer frente a máfia evangélica. Se acham que vão conseguir implantar teocracia sem levar bala na cara estão enganados! Bolsonaristas aqui no Nordeste apanham !!! A gente parte pro confronto mesmo ; tanto que essa raça perdeu na região. A gente radicaliza mesmo, sem dó nem piedade. Não temos limites , eles também morrem. Fora Bolsonaro !!!
19-05-2020 às 10:36 Para Leandro
Melhor coisa que vc fez amigo! Abraço.
19-05-2020 às 08:58 Leandro
Arrasou. Não sou mais assinante do Mundo Mais. Quando as cenas voltarem a ser interessantes e agradar os assinantes, eu pago e volto. Cansei.
19-05-2020 às 06:04 Lipe
Parei em PSOL.