ASSINE JÁ ENTRAR

Este é um guia para celebrar o orgulho LGBT à distância em tempos de pandemia

Confira uma seleção de eventos feitos pela comunidade LGBT que você pode acompanhar de casa em junho.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 10 de Junho de 2020

A primeira celebração do orgulho de ser LGBT não foi um desfile. Foi uma revolta, uma rebelião que levou à uma revolução, é a história de Stonewall.

Embora a pandemia do novo coronavírus tenha forçado o cancelamento de festividades regularmente programadas em todo o mundo, de Brasil, Nova York, São Francisco a Londres e Toronto, não é possível cancelar o orgulho em si. De diversas formas, ele vive em cada pessoa LGBT que buscam mostrar que não é preciso ter vergonha de ser quem se é, mesmo que a sociedade insista.

A comunidade LGBT, em todo o mundo, é criativa, forte e é conhecida por ter um histórico de conseguir transformar tragédia e luta em triunfo e afirmação. Este ano não é diferente. Ativistas, artistas, drag queens, cineastas, membros da comunidade, e muito mais, encontraram maneiras de reinventar a celebração do orgulho mesmo que à distância.

Como a estrela de RuPaul’s Drag Race, Monét X Change, disse: “Embora estejamos isolados e nos distantes fisicamente, vamos encontrar uma maneira de sermos ainda mais alegres este ano. Nós não vamos deixar isso nos derrubar.”

JUNHO 11

Na próxima quinta-feira (11), a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que foi alvo de protestos e censura pelo país desde 2017, será exibida de forma online e gratuita.

A produção convida o público - mesmo de casa - a fazer uma doação simbólica de qualquer valor. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para organizações como Casa Neon Cunha, Casa Chama, Casa 1, Projeto Séforas, Família Stronger, CRD, Casa Arouchianos, Grupo Eu Posso, Amanda Marfree.

Você pode acompanhar clicando clicando AQUI.

A primeira exposição digital idealizada pelo MDS (Museu da Diversidade Sexual) de São Paulo, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, está disponível para o público desde o dia 25 de maio.

É possível acessá-la pelo site do Museu e também pela plataforma #CulturaEmCasa. A mostra foi criada com o objetivo de visibilizar os modos que artistas LGBTI+ estão encontrando para criar e discutir o momento de isolamento social que estamos vivendo devido à pandemia da Covid-19.

Todos os trabalhos foram criados no período da pandemia e reúnem linguagens artísticas diversas, como fotografia, colagem digital, ilustração (desenho e arte digital), pintura em aquarela e guache, escultura, fotoperformance, pintura, combinação de desenhos manuais com digitais, videoperformance, videodança, técnicas mistas de desenho e fotografia, gravação em áudio, pintura em fotografia, giz oleoso e desenho.

Os trabalhos são de artistas de São Paulo (capital e interior), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (capital), Brasília (DF), João Neiva (ES), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e e Belém (PA).

Veja como acompanhar AQUI.

JUNHO 13

O Canal Brasil realizará uma série de entrevistas exclusivas e participações especiais no Instagram do canal. Em lives descontraídas, artistas LGBT abordam temas variados, como cinema, cultura e música, e revelam como estão seus dias durante o isolamento social.

Linn da Quebrada é o destaque do sábado (13), às 18h. A artista trans vai conversar com Simone Zuccolotto sobre a nova temporada do TransMissão, talk show comandado por ela e Jup do Bairro.

Veja como acompanhar AQUI.

O tradicional bloco de Carnaval Agrada Gregos, considerado um dos maiores blocos LGBT de São Paulo, tinha um evento programado para a semana da Parada do Orgulho LGBT em junho, mas foi cancelado devido à pandemia.

O “Agrada Gregos Pride” aconteceria foi remarcado para janeiro de 2021. Mas neste sábado (13), uma festa online também foi marcada, às 16h, para não deixar de celebrar o orgulho.

Agrada Gregos #EmCasa - Festa Online acontecerá por uma plataforma de video Zoom, onde o público pode se ver enquanto ouve os DJs do bloco tocando. Gretchen, rainha do bloco, é a primeira celebridade confirmada para dar as caras entre os expectadores. Outros artistas serão anunciados em breve.

Veja como acompanhar AQUI.

Já a TODXS Brasil, startup sem fins lucrativos, realiza a quarta edição do TODXS Conecta. Tradicionalmente, o evento acontece presencialmente, em São Paulo, no fim de semana da Parada do Orgulho LGBTI+, e conta com atrações musicais e discussões sobre as principais pautas dessa comunidade. Contudo, devido à pandemia do novo coronavírus, acontecerá pela primeira vez online nas noites do sábado e domingo de junho. As lives acontecerão a partir das 19 horas na página do Facebook e no canal do YouTube da TODXS.

Com o tema “LGBTI+ entre gerações”, o evento abordará uma etapa da vida por final de semana: infância, adolescência, vida adulta e pessoa idosa. Os temas incluem o papel da escola e da família ao tratar diversidade entre crianças, a representação LGBTI+ na mídia, a história de pessoas soropositivas, a solidão de pessoas negras LGBTI+, a exclusão de pessoas idosas nessa comunidade e o assassinato de pessoas trans no Brasil. Além disso, aos domingos, uma atração musical se apresentará no evento.

Neste sábado (13), a discussão será sobre “LGBTfobia no sistema educacional brasileiro e evasão de LGBTIs da escola”. Em seguida, o papo será sobre a influência de artistas na formação LGBT com a live ”De Cássia Eller a RuPaul: o poder da representatividade na formação de indivídues LGBTI+”.

Veja como acompanhar AQUI.

E se você quiser viajar para outros países...

Assista há alguns bons quilômetros de distância a primeira Parada do Orgulho Virtual de Los Angeles, co-organizada por Raven-Symone. O especial de 90 minutos incluirá apresentações e participações especiais de The Pussycat Dolls, Trixie Mattel, Mj Rodriguez, Sandra Bernhard, Bob, a drag queen, Hayley Kiyoko, Justin Tranter e muito mais. Além disso, trará vinhetas históricas e entrevistas detalhadas com agentes de mudança que exploram “o papel central da comunidade LGBT na cultura e na história de Los Angeles”.

Veja como acompanhar AQUI.

Um dos principais eventos LGBT nos Estados Unidos, o Pride Summit, está lotado de ícones como Billy Porter, Cyndi Lauper, Erika Jayne, Todrick Hall, Lauren Jauregui e outras pessoas que se reúnem para celebrar a influência da comunidade LGBT no entretenimento.

Organizado pela Billboard e pela revista The Hollywood Reporter, o evento de streaming não apresentará apenas painéis e conversas sobre a importância da representação na mídia, mas também uma festa virtual de baile com sets de DJ, sessões de glam, performances e um concurso de drag queen.

Veja como acompanhar AQUI.

JUNHO 14

Em tempos de pandemia e distanciamento social, a Avenida Paulista não receberá em junho a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo.

Mas isso não significa que o mês mais importante para o movimento será deixado de lado. Pela primeira vez, será realizada aParada Virtual do Orgulho LGBTQIA+, transmitida simultaneamente em 11 canais no YouTube em 14 de junho, a partir das 14 horas (horário de Brasília).

Os criadores Fih e Edu, do canal Diva Depressão, serão hosts do evento, juntamente com os YouTubers Lorelay Fox, Mandy Candy, Jean Luca, Nátaly Neri, Louie Ponto, Spartakus Santiago, e Herbertt e Fernanda, do Canal das Bee. Além disso, convidados especiais e apresentações musicais vão celebrar a diversidade, marca do evento também em sua versão remota. A parada virtual já tem confirmada apresentação musical da cantora Glória Groove e de Daniela Mercury.

Convidados e hosts vão interagir remotamente na transmissão, que terá duração de 8 horas e será exibida nos canais dos apresentadores no YouTube, além do canal da Dia Estúdio, da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT-SP) e do YouTube Brasil.

Veja como acompanhar AQUI.

Já a TODXS Brasil, neste domingo (14) trará discussão sobre HIV/Aids para o TODXS Conecta. Às 20h, será realizado um debate sobre PrEP, PEP/Vivendo com HIV e, em seguida, uma atração musical se juntará ao evento. Os nomes ainda serão confirmados.

Veja como acompanhar AQUI.

JUNHO 20

Neste sábado (20), a discussão no TODX Conecta será sobre “Brasil, país campeão mundial em assassinatos a pessoas trans”. Em seguida, o papo será sobre “A solidão da LGBTI+ preta”. Os convidados ainda serão confirmados.

Veja como acompanhar AQUI.

E se você quiser viajar para outro país...

Ninguém lê melhor do que uma drag queen, então por que não envolver as crianças? Miz Jade está no comando da Drag Queen Story Hour (Hora da história drag queen, em tradução livre) da Biblioteca Pública do Brooklyn, cheia de histórias e músicas para crianças de 3 a 8 anos.

Desde 2015, um grupo de drag queens, que são contadoras de histórias, realiza turnê por bibliotecas dos Estados Unidos, tanto em metrópoles, quanto em cidades do interior, para cantar e ler histórias.

No site do projeto, integrantes explicam que o objetivo é ler histórias para crianças, e capturar a imaginação, além de levar a discussão sobre gênero.

Veja como acompanhar AQUI.

JUNHO 21

Continuando com a programação, o TODXS Conecta neste domingo (21), tenta responder, às 20h, à pergunta: “Militância e saúde mental: existe equilíbrio?”. Em seguida, às 21h15, haverá atração musical. Os convidados ainda serão confirmados pelo evento.

Veja como acompanhar AQUI.

JUNHO 27

Continuando com a programação, o TODXS Conecta neste sábado (27), traz como tema “Do nascer a vida adulta - processo de investigação e autoafirmação de gênero”. Discussão terá início às 19h e, em seguida, o evento trará para a pauta “A exclusão da pessoa idosa LGBTI+”. Convidados ainda serão confirmados.

Veja como acompanhar AQUI.

E se você quiser viajar para outro país...

Você não precisa sair de casa para viajar para cidades ao redor do mundo durante o Global Pride 2020, um evento que será transmitido ao vivo 24 horas por dia, unindo paradas do orgulho do mundo todo como uma grande celebração.

A programação incluirá performances musicais, discursos e mensagens de ativistas pelos direitos humanos. “O evento será transmitido no dia 27 de junho, começando com Ásia, Austrália e Nova Zelândia, e passando pela Europa, até chegar ao continente americano”, afirma Steve Taylor, porta-voz da Associação dos Organizadores Europeus do Orgulho LGBT.

Veja mais detalhes da programação e como acompanhar AQUI.

JUNHO 28

Neste dia 28, em que é celebrado o Dia do Orgulho LGBT no mundo, a ONG Aliança Nacional LGBT vai celebrar e dar visibilidade às histórias de superação, de lutas, iniciativas artísticas, estéticas, políticas e acadêmicas, de orgulho e de solidariedade, fundamental no momento em que vivemos.

Durante o mês de junho, a organização convidou movimentos sociais e artistas de todo o Brasil para construir uma programação “grandiosa e simples, crítica e acolhedora, lúdica e com conteúdo, afetiva e criativa.”

Neste domingo (28), será realizado o “Festival de Cultura e a Parada Online do Orgulho LGBTI+ Brasil”. Segundo a ONG, serão 10 horas de programação, com informação, manifestação e celebração.

Com este evento, a Aliança Nacional LGBTI se junta a outras organizações pelo mundo que uniram forças para, mesmo diante do surto de covid-19, não deixar de comemorar o orgulho LGBT.

Veja como acompanhar AQUI.

Para encerrar a programação, o TODXS Conecta neste domingo (28), traz a frase de ordem “Não somos apenas cicatrizes!” para o evento. Discussão terá início às 19h e, em seguida, o evento terá atração musical que ainda será confirmada.

Veja como acompanhar AQUI.

16-06-2020 às 04:53 Rainha
Corrigindo:trevas
16-06-2020 às 04:52 Rainha
Digo LGBT ...mas é aquela coisa goveno vai governo vem e por mais que queiram nos prejudicar desde sempre estamos e estaremos aqui...e as trevae do presente tem data p terminar.
16-06-2020 às 04:49 Rainha
Bela programaçao e necessaria neste governo federal maldito para que a sociedade como um td nao seja contaminada com sua hipocrisia mau caratismo e desprezo a comunidade LGNT
13-06-2020 às 11:26 Felipe
Não há nada mais chato e fora de moda do que militância gay. Torrou o saco, gente!