ASSINE JÁ ENTRAR

38% das empresas têm restrições para contratar LGBTQI+, diz pesquisa

Levantamento do projeto 'Demitindo Preconceitos' aponta que menos da metade dos profissionais de 14 estados brasileiros declaram orientação sexual no trabalho.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020

Uma pesquisa realizada com pessoas e representantes de recursos humanos de São Paulo, Paraná e outros 12 Estados, mostra que 38% das empresas têm restrições para contratar lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e intersexuais (LGBTQI+).

De acordo com o projeto "Demitindo Preconceitos", menos da metade (47%) dos trabalhadores LGBTQI+ relatam a orientação sexual no ambiente profissional. A pesquisa foi realizada pela empresa de consultoria de engajamento Santo Caos, em 2019, e entrevistou 230 pessoas.

O Conselho Nacional de Combate à Discriminação, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos reconheceu que há carência de dados a respeito da população LGBTQI+ e o mercado de trabalho. A falta da inclusão dos campos "identidade de gênero" e "orientação sexual" entre as pesquisas oficias reflete dificuldades no desenvolvimento de iniciativas de incentivo.

O ministério apontou que, após a identificação da necessidade de levantamentos, há um projeto piloto em andamento para tratar da empregabilidade da população LGBTQI+.

O Conselho também informou que há uma pesquisa sendo desenvolvida com universidades sobre dados da população trans no Brasil. O estudo também deve buscar informações sobre empregabilidade.

07-07-2020 às 21:05 Rainha
Como nenhuma desgraça dura p sempre...quem sabe o povo brasileiro seja menos burro e saiba votar...qqqer coisa na direita presta mais do q esta gentalha q esta no poder...
07-07-2020 às 21:02 Rainha
Felipe amigo do Tonho da lua...como toda cloavete nao sabe interpretar texto...As empresas inclusivas são muito poucas neste pais de gente preconceituosa e escrota...A maioria so de na entrevista ver seu "jeito" já te descarta,outras são mais diretas e questionam mesmo em ficha sua orientação,se passando por inclusivas mas na verdade é uma maneira de te excluir do processo seletivo.Eu mesmo td ano tenho q preencher uma ficha e nela esta escrito p eu preencher minha orientaçao sexual...como nao moro na Suecia,moro num pais de gente selvagem ,com um governo mediocre sou obrigado a ser como a maioria dos homens casados q pegam macho a noite e como eles hipocritamente e obrigatoriamente me classificar hetero.
04-07-2020 às 19:46 Felipe
Como assim "omitir a orientação"?! Meu, e a pessoa precisa expor sua orientação afetiva na hora de ser selecionada?! Isso, sim, seria preconceito. E feio! A empresa que deseja abrir espaço a trans e gays, no que poderia se definir como discriminação positiva, deve fazê-lo contatando entidades que promovam a inclusão de trans e gays e jamais "questionando" o entrevistado diretamente. Isso, sim, é escroto, Rainha! Mas você, amor, tem aquele probleminha de neurônio, lembra?...
03-07-2020 às 21:02 Rainha
E vai continuar assim...a maioria dos LGBTs ou sao concursados pois inteligencia nao lhes falta ou autonomos.O preconceito existe, de fato muitos LGBTs omitem sua orientação pois vivemos em um pais preconceituoso e hipocrita e agora um governo mediocre composto por ministros idiotas com uma ideologia escrota e q nao faz absolutamente nada para melhorar a vida de ng...nem para a maioria que é p quem esta gente podre governa e menos ainda p a comunidade LGBT...
03-07-2020 às 13:43 Felipe
Como assim "têm restrições para contratar gays"? Ouvidas pela pesquisa, essas empresas declararam isso? Qual foi a forma de abordagem? Duvido que alguém ouse afirmar, em pesquisa, que não contrataria gays e trans. Ou seja: estamos diante de uma pesquisa séria ou de uma peça panfletária? É pesquisa ou opinião/hipótese?