ASSINE JÁ ENTRAR

Argentina celebra uma década da lei do casamento igualitário

Pioneiro na América Latina, país já realizou mais de 20 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 16 de Julho de 2020

O Congresso da Argentina é iluminado com cores do arco-íris para celebrar dez anos da lei do casamento igualitário, em Buenos Aires

A Argentina comemorou nesta quarta-feira (15) dez anos da Lei do Casamento Igualitário, que permite a união entre pessoas do mesmo sexo, uma norma pioneira na América Latina.

Desde sua sanção, em 15 de julho de 2010, foram realizados 20.244 casamentos igualitários no país sul-americano, segundo a Federação Argentina LGBT, um dos principais promotores da lei sob o lema “os mesmos direitos com os mesmos nomes”.

Na América Latina, além da Argentina, o casamento igualitário também é legal no Uruguai e Brasil (2013), Colômbia (2016) e numa parte do México (2009 em diante).

Na capital argentina, os principais monumentos e pontos turísticos da cidade foram iluminados com as cores da bandeira da diversidade na noite de terça-feira, o que se repetirá no pôr do sol de hoje.

A celebração foi realizada pela primeira vez com um evento virtual devido à quarentena em vigor na capital argentina e na periferia, epicentro dos casos de coronavírus que totalizam 106.897, com 1.968 mortos em todo o país.

O ato central consistiu em um festival virtual transmitido na página do Facebook da Federação Argentina LGBT com a participação de dezenas de artistas, entre eles os cantores León Gieco, Pedro Aznar e Gustavo Santaolalla.

“Hoje temos orgulho da militância em visibilidade”, comemorou a federação em um comunicado.

“Há dez anos não era fácil colocar seu rosto e corpo em lugares onde a violência e o ódio eram comuns”, lembrou a organização.

Essa lei foi seguida em 2011 pela Lei de Identidade de Gênero, que autoriza a posse de um documento de identidade com o sexo autodeclarado.

18-07-2020 às 08:38 Viktor
Parabéns. A. Argentina. Por. Essa. Atitude. Maravilhosa. Parabéns
17-07-2020 às 07:20 Rainha
Argentinos um povo muito melhor do q o nosso...menos preconceituosos e menos fanatico religiosos...pessoas bem melhores q os brasileiros.