Argentina celebra uma década da lei do casamento igualitário

Pioneiro na América Latina, país já realizou mais de 20 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 16 de Julho de 2020

O Congresso da Argentina é iluminado com cores do arco-íris para celebrar dez anos da lei do casamento igualitário, em Buenos Aires

A Argentina comemorou nesta quarta-feira (15) dez anos da Lei do Casamento Igualitário, que permite a união entre pessoas do mesmo sexo, uma norma pioneira na América Latina.

Desde sua sanção, em 15 de julho de 2010, foram realizados 20.244 casamentos igualitários no país sul-americano, segundo a Federação Argentina LGBT, um dos principais promotores da lei sob o lema “os mesmos direitos com os mesmos nomes”.

Na América Latina, além da Argentina, o casamento igualitário também é legal no Uruguai e Brasil (2013), Colômbia (2016) e numa parte do México (2009 em diante).

Na capital argentina, os principais monumentos e pontos turísticos da cidade foram iluminados com as cores da bandeira da diversidade na noite de terça-feira, o que se repetirá no pôr do sol de hoje.

A celebração foi realizada pela primeira vez com um evento virtual devido à quarentena em vigor na capital argentina e na periferia, epicentro dos casos de coronavírus que totalizam 106.897, com 1.968 mortos em todo o país.

O ato central consistiu em um festival virtual transmitido na página do Facebook da Federação Argentina LGBT com a participação de dezenas de artistas, entre eles os cantores León Gieco, Pedro Aznar e Gustavo Santaolalla.

“Hoje temos orgulho da militância em visibilidade”, comemorou a federação em um comunicado.

“Há dez anos não era fácil colocar seu rosto e corpo em lugares onde a violência e o ódio eram comuns”, lembrou a organização.

Essa lei foi seguida em 2011 pela Lei de Identidade de Gênero, que autoriza a posse de um documento de identidade com o sexo autodeclarado.

Comentários (2)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 18-07-2020 às 08:38 Viktor
    Parabéns. A. Argentina. Por. Essa. Atitude. Maravilhosa. Parabéns
  • em 17-07-2020 às 07:20 Rainha
    Argentinos um povo muito melhor do q o nosso...menos preconceituosos e menos fanatico religiosos...pessoas bem melhores q os brasileiros.