ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Lei obriga estabelecimentos públicos e privados do RN a afixar cartaz contra LGBTfobia

A medida reconhece a necessidade de combater a discriminação por orientação sexual e de gênero no RN.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2020

O Governo do Rio Grande do Norte tornou obrigatório a afixação de cartaz em estabelecimentos públicos e privados informando sobre a lei estadual nº 9.036/2007 que proíbe e pune atos de discriminação em virtude de orientação sexual e identidade de gênero. Em caso de não cumprimento, será cobrado multa entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.

A lei que define a obrigatoriedade foi sancionada na terça-feira passada (18).

A lei é de autoria do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) e subscrita também pela secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Eveline Guerra. A secretaria foi criada no governo atual com o compromisso de tratar a inclusão e a diversidade como uma política de Estado.

“Pensar a proteção social e o combate à LGBTfobia no RN perpassa diretamente por criarmos formas legais e normativas que fortaleçam a prevenção e a mitigação das diversas formas de violências cotidianas, sofridas pela população LGBTI+”, afirmou Evelin.

O parlamentar do PSOL lembrou que já existe uma lei para coibir a LGBTfobia e, com a iniciativa do mandato, o Estado garante a publicidade à medida:

“Fico muito feliz que a governadora Fátima Bezerra sancionou esse texto. Os números mostram que precisamos avançar na educação e na conscientização das pessoas contra o preconceito e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. No Rio Grande do Norte já temos lei para coibir a lgbtfobia, nossa iniciativa agora dá publicidade para a lei já existente, interferindo diretamente na perpetuação de ciclos de violência de natureza lgbtfóbica”, ressaltou.

A lei do deputado do PSOL determina que os estabelecimentos divulguem as normas previstas na lei criada pelo ex-deputado Fernando Mineiro (PT), em 2007.

25-08-2020 às 17:51 Felipe
Helenão, você sabe que o ódio à Globo tem sido tamanho que agora o que realmente pega é o "ElaNão". Mas, meu amor, você diz que "mortes por feminicidio homofobia cd dia maiores...racismo na cara dura...aumento da violencia policial...". Então, queridíssimo, meu bio, minha linda, minha flor do Deserto da Namíbia, apresente-nos, por obséquio, os dados. Passados, aí, quase dois anos desse governo, mostre pra gente os dados. Fale do aumento da homofobia, do racismo, dos ismos todos. Vamos, amada! Mostre-nos, por gentileza. Agora, se tudo isso não passar de uma projeção vazia de sua cabecinha de cima, então, minha gay, não venha inventar uma coisa que simplesmente só existe na sua imaginação. Está bem, amadinha! Fofinha você...
25-08-2020 às 14:50 Marcos40
Boa Helenao, meu apoio no seu primeiro comentário
25-08-2020 às 08:40 Helanão
Caraio, outra treta nos post dessa materia........vou fica só bservano, e ri horrores com a gentalha................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
25-08-2020 às 00:13 Helenao
Necessario...nesta regiao a ignorância e a homofobia sao muito maiores...frutos do machismo exacerbado mais igrejas evangelicas e seu vies conservador hipocrita...acho valoroso,porem o Brasil acabou...a sociedade mostrou sua verdadeira face perversa,hipocrita,egoista...elegendo um governo de patifes no qual ela se ve como um espelho...mortes por feminicidio homofobia cd dia maiores...racismo na cara dura...aumento da violencia policial...e os pobres sendo dizimados pela covid e agora pelo frio...fora o genocidio indigena...mas um dia a conta ira chegar e o povo brasileiro pagara caro por ter feito uma pessima escolha somente por um moralismo barato e hipocrita q faz parte de sua vida diariamente desde o momento em q se olham no espelho...fariseus modernos,sepulcros caiados e podres por dentro.
24-08-2020 às 20:38 Felipe
É uma pena que as pessoas tenham tanta dificuldade de entender quem são os verdadeiros inimigos do povo, das pessoas, dos gays e não gays, dos seres humanos. E é profundamente lamentável que deixem de identificá-los nos verdadeiros donos do poder (Raimundo Faoro) e se ocupem de vê-lo no bilheteiro do cinema, no garçom do restaurante. Gente, deixemos de ser ingênuos: a redenção do povo brasileiro jamais estará em políticas identitárias de gays, trans. Jamais terá a ver com gênero e erotização de crianças. De novo: deixemos a ingenuidade de lado. Vai, bi, sai desse conforto, vai...
24-08-2020 às 17:33 Marcos40
Às vezes fico pensando que por trás do nome, que encabeça o comentário, existe um robô, tal a desinformação e fanatismo do texto. Uma pena.
24-08-2020 às 17:15 Felipe
Se todo tipo de preconceito devesse estar exposto na porta, exporia o preconceito dos bancos brasileiros, meia dúzia, contra seus clientes, dentre os quais milhares de gays. O PSOL é um partido que atende à elite, a quem serve, sonhando com um comunismo, do qual se orgulha, responsável pela morte de cem milhões de seres humanos. Orgulha-se de Guevara, que assassinava homossexuais como forma de melhorar a pontaria de seu fuzil. Muito mais do que um puxadinho do PT, trata-se de um bando de hipócritas.