ASSINE JÁ ENTRAR

Modelo trans se inspira em Valentina Sampaio e sonha com Victoria's Secret

Descoberta no início do ano por um olheiro nas redes sociais, Alexia Dutra vê falta de respeito e oportunidades para pessoas transexuais.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 03 de Setembro de 2020

Alexia Dutra terminou o Ensino Médio em Cuiabá no ano passado e passou no vestibular para três cursos diferentes: Serviço Social, Odontologia e Nutrição. A jovem, de 18 anos, no entanto, disse "não" a todas essas opções para seguir a carreira de modelo — mais especificamente, realizar o sonho de integrar o casting da gigante Victoria's Secret, que atualmente conta com apenas uma modelo trans entre suas 'angels'. "Eu sempre fui apaixonada pelo mundo da moda, assistia aos desfiles e me imaginava ali. Então quando surgiu a oportunidade de poder trabalhar nesse mercado, eu não pensei duas vezes", contou para Universa. "Meu maior maior sonho é poder um dia estar na Victoria's Secret".

Descoberta no início do ano por um olheiro nas redes sociais, Alexia vê em Valentina Sampaio, primeira modelo transexual contratada pela famosa marca de lingeries, no ano passado, uma inspiração: "Ela chegou aonde muitas não chegaram e tem quebrado barreiras, provando que mulheres trans podem ser o que quiserem".

A modelo, que não conhecia São Paulo, se tornou moradora da cidade no mês passado — desde então, fez ensaios fotográficos e um desfile virtual da marca À La Garçonne, do estilista Alexandre Herchcovitch. Ela deve estrear nas passarelas na próxima temporada, que ainda não tem datas confirmadas, já que os eventos estão paralisados por conta da pandemia de coronavírus.

Falta de oportunidades

Alexia Dutra conta que "nem todos aceitaram de bom grado" quando ela se descobriu trans, mas teve todo o apoio da família materna e dos amigos, tanto naquele momento quanto ao decidir pela carreira no mundo da moda. "Desde o começo eles me motivaram e acreditaram em mim", conta. Mas a jovem reconhece que esse é um privilégio e que "faltam muitos direitos básicos para a população trans".

Ela vê falta de respeito e oportunidades para pessoas transexuais, e é justamente isso que espera ajudar a reverter. Questionada sobre como gostaria de ver a moda daqui a dez anos, ela respondeu: "Mais acolhedora e oferecendo grandes oportunidades". "Espero construir uma carreira na moda e, com isso, espero que minha trajetória possa inspirar outras trans a conquistarem seus sonhos", finaliza.

05-09-2020 às 17:41 Para Danila, a loka.
Eu so linda kirida...lindaaaaaaaa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Danice o que vc pensa de mim, eu tenho espelho em casa, e gosto muito do que vejo! Mula, burra, jumenta és tu cabra safado, preconceito é meu ovo! A pessoa da materia esta sujeita a critias e elogios, se vc num percebe isso, fodace, só lamento por ti amada! Boa noite.
05-09-2020 às 15:26 Danilo
Preta Linda, quem te disse que tu és linda? E qual a sua importância no mundo da moda, vai arranjar uns job pra gata? Porque se não...melhor ficar calado. Um burro calado é menos desagradável que um burro falando. Fica a dica!
04-09-2020 às 13:41 Para Preta linda.
Você está correta amiga!!!!
03-09-2020 às 14:45 Thiago
Linda! Para a preconceituosa que comentou abaixo, a beleza trans tem suas próprias nuances. Ter traços mais ou menos cisgêneros são puro detalhe. A beleza trans não procura isso, procura simplesmente ser quem se é. Estude sobre passabilidade
03-09-2020 às 14:43 Thiago
Linda!Mas a beleza trans tem suas próprias nuances. Ter traços
03-09-2020 às 13:50 Preta....
Só destilando seu odeio e preconceito hein, bonita! Não, não dá para ver que ela teve corpo de homem. Isso é o seu pré conceito....
03-09-2020 às 13:08 Preta Linda
Da pra ver que é homem! Desculpe, eu sou sincera, e não vou mentir aqui para agrada terceiros!