ASSINE JÁ ENTRAR

Astro de Queer Eye diz ser absurda a repressão anti-LGBT na Polônia

Antoni Porowski, que tem raízes polonesas, faz uma apelo ao país europeu para que cidadãos gays e trans sejam sejam respeitados.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Ataques aos direitos LGBT na Polônia, onde as cidades estão se declarando como “zonas livres de LGBT”, são “absurdos”, disse o astro de Queer Eye Antoni Porowski, ator com raízes polonesas. Ele faz uma apelo ao país europeu para que cidadãos gays e trans sejam sejam respeitados.

O ator e astro do reality show da Netflix tem promovido uma petição do grupo de ativistas internacional All Out que pede à União Europeia que condene a repressão.

“Se a Polônia quer fazer parte da UE, então eles têm que se comportar de acordo”, disse Porowski, que nasceu no Canadá, mas tem pais poloneses. A Polônia é membro da UE desde 2004.

“Ter seu próprio povo excluindo sua própria população parece muito absurdo e contraintuitivo para a história polonesa”, afirmou Porowski em entrevista à Thomson Reuters Foundation.

A petição, com mais de 300 mil assinaturas, foi entregue na noite desta última terça-feira (22) à comissária europeia para a Igualdade, Helena Dalli, no mesmo dia em que a pequena cidade polonesa de Krasnik se declarou “livre da ideologia LGBT”.

Esta cidade é uma das dezenas que têm feito declarações semelhantes na Polônia, onde o presidente Andrzej Duda é o principal incentivador desta ideia. Ele é um crítico dos direitos LGBT e fez campanha contra a adoção por casais do mesmo sexo e a educação sobre gênero nas escolas.

Duda foi eleito no final julho para um segundo mandato de cinco anos. Durante corrida eleitoral, ele tentou se mostrar como um “guardião” dos valores, mobilizando sua base conservadora com críticas ao movimento LGBT.

Nas últimas semanas de campanha, ele afirmou que a “ideologia LGBT” era mais perigosa do que a “doutrina comunista” e prometeu garantir que as escolas públicas sejam proibidas de discutir os direitos destas pessoas

A Polônia e a UE têm entrado em conflito cada vez mais sobre os direitos LGBT, denunciados de forma equivocada por políticos do partido Lei e Justiça (PiS) e bispos católicos que entendem que essa parcela da população carrega uma “ideologia” estrangeira que ameaça os valores tradicionais.

28-09-2020 às 19:07 Felipe
Quanta ignorância histórica. A Polônia sabe tudo de Holocausto, Nazismo e Comunismo. E exatamente por isso luta contra o relativismo do tudo pode, contra aquela mistura de corno, cachorro, homem e buceta em que vem se transformando o homem europeu, que não tem mais coragem de expor seu tesão por mulher, enquanto hordas de muçulmanos as estupram. Esse ator mente. Sim. É um mentiroso. O povo polonês está certíssimo. E mais, bichas: o crescimento conservador na Europa tem sido enorme, em que pese a mídia mentirosa ocultar esse fato.
28-09-2020 às 17:01 Cris
A Polônia não aprendeu com o Holocausto!
28-09-2020 às 11:43 Helenão
Corrigindo:"começam" no lugar de começa e "horda de" no lugar de hora da de.
28-09-2020 às 11:41 Helenão
O que acontece lá é o que estão querendo aos poucos fazer aqui tb...conservadores que nao valem o que comem mas se acham superiores aos LGBTs,dai pegam uma parcela burra da população e começa a fazer lavagem cerebral q os LGBTs querem privilegios se acham superiores e por fim vao colocando a sociedade ideologicamente contra os LGBTs...mas aqui isto nao acontecera...a hora da de patifes nao vencera...os movimentos LGBTs continuam fortes e sempre resisitirao a esta hipocrisia de tiranos...