ASSINE JÁ ENTRAR

Nova Zelândia e Canadá querem se juntar a países que proíbem a cura gay

Mesmo com resolução da OMS, terapias de reversão sexual ainda são utilizadas mundo afora.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020

As bandeiras do orgulho transgênero (à esq), orgulho LGBT e do orgulho do Canadá são expostas em Ottawa, Ontário, no Canadá, 14 de junho de 2017.

O governo de centro-esquerda da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, prometeu nesta segunda-feira (5) proibir a terapia de conversão sexual no país, conhecida como “cura gay”.

Este tipo de terapia consiste em realizar qualquer prática profissional que tenha como objetivo mudar a orientação sexual de uma pessoa. O “tratamento” é considerado prejudicial e gerador de estigmas às pessoas LGBTs.

Mesmo com a resolução da OMS (Organização Mundial da Saúde), que retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais há 30 anos, essas terapias são utilizadas mundo afora e se baseiam na teoria de que ser LGBT seria uma “doença” e que seria possível alterar a orientação sexual de uma pessoa.

O tratamento, globalmente desacreditado, tem adeptos na Nova Zelândia.

Uma pesquisa recente mostrou que 1 em cada 6 entrevistados relatou ter sido submetido aos esforços de psiquiatras, psicólogos ou conselheiros para impedir que se identificassem como trans ou não-binários, disse o líder do Partido Trabalhista do país europeu, Tāmati Coffey.

“A terapia de conversão foi associada a graves problemas de saúde mental adversos, incluindo depressão, ansiedade e ideação suicida - é por isso que será proibida por um governo trabalhista reeleito”, disse Coffey em um comunicado. “É uma prática prejudicial e deslocada no país gentil, inclusivo e moderno que somos”.

O governo de Ardern, que está em uma coalizão com o Partido Verde e o primeiro partido nacionalista da Nova Zelândia, é amplamente visto como vencedor nas eleições deste ano.

Jacinda Ardern, a primeira-ministra da Nova Zelândia.

No passado, a primeira-ministra já havia defendido a proibição. Embora tenha sido criada na igreja mórmon, ela deixou a congregação por causa de sua visão conservadora sobre a comunidade LGBT e em solidariedade a amigos gays.

Assim como a Nova Zelândia, o Canadá reintroduziu um projeto de lei na semana passada para criminalizar o oferecimento deste tipo de tratamento.

O ministro federal da Justiça, David Lametti, disse que o novo projeto de lei incluirá cinco emendas ao Código Penal para incluir crimes como fazer com que um menor se submeta à terapias de conversão, fazer com que qualquer pessoa se submeta ao tratamento contra sua vontade e lucrar com a prática.

07-10-2020 às 12:58 Cris
Parabéns ao Canada e Nova Zelândia! Como sempre, aparece o infiltrado aqui no "site" para falar contra nossos direitos, apresentando ideias controversas para confundir os gays com relação aos seus direitos e achando que ninguém percebe que esse cara fica postando aqui para desunir a tidos.
07-10-2020 às 11:06 Felipe
Querido, antes de todos esses garotos nus de MM nascerem, eu já mamava rola. E não tenho nenhum problema com isso. Engula o seguinte, pra gente encerrar este assunto chato: nunca a violência brasileira havia atingido níveis tão baixos quanto vem atingindo agora, na gestão Bolsonaro. Como os gays são apenas seres humanos vivendo os mesmos dilemas dos não gays, isso, claro, repercute positivamente entre eles. Ou seja: o governo Bolsonaro representa, sim, o período de maior proteção e garantia aos homossexuais. Engula quietinho que dói menos...
07-10-2020 às 00:10 Anti-Bozo
Gente, esses reacionários entram até em site gay pra fazer críticas a políticas pró-lgbt. Pura escapinha psicológica para depois "sem querer" darem uma olhadinha no cinesex.
06-10-2020 às 16:01 Felipe
Num ano tão surpreendente como este 2020, de tantas mentiras e bobagens embasadas em "ciência", não supunha ouvir do Helenão uma pérola destas, mas eis que a moçoila resolveu nos brindar: para ela, conservador é aquele sujeito mauzinho, cuja única preocupação é conservar - sim, não é mentira minha - a dor dos outros. Oh, garotão, sai desse analfabetismo funcional, pelo amor de Deus!
06-10-2020 às 10:55 Helenão
Como sempre a horda de conservadores canalhas querendo modificar a natureza das pessoas embasados em suas crenças particulares.Embora haja a patifaria da extrema direita,não deterão a evolução...Avante países progressistas...Conservador conserva dor, que é sua e não se metam com a vida e c* alheios
06-10-2020 às 09:32 Felipe
A pretexto de uma liberdade falsa, países como Canadá e Nova Zelândia estão sucumbidos à ditadura do silêncio.