ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

'Sou obrigada por lei’, diz Damares ao comentar sobre projetos para travestis e transexuais

Presidente Bolsonaro acrescentou que é pratica "do pessoal de esquerda" proteger LGBTs, em live que a ministra participou.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) afirmou na noite de hoje que o projeto de capacitação profissional para travestis e transexuais promovido por sua pasta, divulgado na semana passada, é fruto de uma “emenda parlamentar impositiva”. Embora tenha dito que é seu papel “proteger todos”, ela declarou que é obrigada por lei a realizar a ação voltada para pessoas trans.

“O parlamentar coloca [o projeto] e eu sou obrigada por lei. Se eu não cumprir, não executar a emenda parlamentar que é impositiva, eu respondo por crime de responsabilidade. Eu tenho que cumprir”, disse ela em participação na live semanal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na última sexta-feira (6), o ministério chefiado por Damares lançou uma chamada pública para oferecer apoio a projetos de inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho formal. A ação levou o nome da ministra aos trending topics do Twitter, após duras críticas de apoiadores de Bolsonaro.

Foi o próprio presidente o responsável por introduzir o assunto na sua tradicional live de quinta-feira.

“Deixa eu falar um pouquinho. O pessoal fala: ‘ah, a Damares está com uma pauta diferente do presidente’. Para nós, todo mundo é ser humano. Ela recebe emendas impositivas de parlamentares”, disse ele.

Bolsonaro acrescentou que é prática “do pessoal de esquerda” apresentar emendas impositivas para que o MMFDH (Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos) tenha de cumprir uma agenda LGBTQIA+.

Os dois afirmaram que a opção de realizar um programa de profissionalização foi da própria ministra, que poderia escolher onde aplicar a agenda.

Damares já havia anunciado, em maio do ano passado, que pretendia promover um projeto voltado para as travestis e transexuais. Hoje, ela voltou a dizer que seu projeto é voltado para o público, que está na rua “se prostituindo e vítima de violência”.

“Não vamos fazer seminários, cartilhas. O que vamos fazer? Proteger esse público que agora, com Covid, está passando fome, está doente. A gente vai dar cursos para essa população, para que travestis possam se profissionalizar para ingressar no mercado de trabalho. O edital que está aberto, qualquer instituição pode se habilitar para dar os cursos”, declarou a ministra.

Durante a live os dois criticaram a adoção de neutralização de gênero em vocabulário por uma escola tradicional no Rio de Janeiro.

“Escola é lugar para se aprender física, química, matemática, português, etc… Não essas besteiras”, disse Bolsonaro.

23-11-2020 às 00:48 Fora Bolsonaro
Vivi pra ver gay defender bolsolixo e dodidamares!kkkk
20-11-2020 às 09:28 Leo Snart
Existe um ponto de luz que se ergue no horizonte: o bolsonarismo foi derrotado nas eleições municipais. E espero que todo esse discurso odioso que vemos por aqui posso voltar ao esgoto, de onde nunca deveria ter saído. O sujeito está dizendo que porque o miliciano da presidência ainda não matou, não exilou ele é não um carrasco? Espero que o bolsonarismo tenha de prestar contas à história e todo o seu séquito de extremistas fanáticos.
17-11-2020 às 22:10 Felipe
Cara, deixa de ser safado e burro ao mesmo tempo. Com praticamente dois anos de governo, o SAFADO BOLSONARO ainda não matou um único gay, uma única pessoa preta ou transsexual. Também não perseguiu quem quer que seja, não exilou quer quer que seja. Será que não deu para vc perceber que toda essa história não passa de uma narrativa mentirosa da esquerda, meu irmão? Para um segundo, por favor, usa esse neurônio que tem aí na sua cabeça e me diz, me responde com sinceridade: que carrasco é esse que não persegue absolutamente ninguém? Cara, deixa de ser burro, meu...
16-11-2020 às 14:40 Renato1
pior eles estão infiltrados no mundo gay para defender o carrasco e matador?
16-11-2020 às 14:39 Renato1
Mundo Mais ver este Felipe aqui defendendo um cara que odeia os gays da licença, da vontade de vomitar, prefiro um qualquer a este demônio denovo.
16-11-2020 às 12:07 Yorkin24
Passar pano pra Damares e pro Bozo é de uma cegueira absurda. Se for gay então... Deus tenha misericórdia dessa alma.
15-11-2020 às 12:10 Cindy
Ufa, já votei. Foi nulo como sempre..........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Levei 10 segundos nas urna...kkkkkkkkkkkkkk. Politico, é tudo farinha do mermo saco, num escapa nenhum! E ainda fica um monte de boboca, discutino que esquerda é isso e direita é aquilo. Todos politicos são falsos, 171.
15-11-2020 às 00:32 Crente Conservador Bolsonarista
Faça todos voltar a ser home
14-11-2020 às 21:17 Felipe
Cite uma só frase, Cris, em que ataquei os tais direitos legítimos dos gays. Deixe de ser ingênuo, bi. Cuida do teu cu, bi, antes que o roubem de vc.
14-11-2020 às 15:51 Cris
Esse cara está sempre aqui no site falando merda contra o direito legítimo dos gays que são cidadãos como todos.