ASSINE JÁ ENTRAR

Erika Hilton cria CPI pra apurar violência contra população trans

Vereadora presidirá a comissão, que cita o caso de Lorena Muniz em seu relatório.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021

A vereadora Erika Hilton (PSOL), autora do requerimento que criou a CPI que vai investigar crimes contra pessoas transexuais na capital paulista.

O plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (23) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar casos de violência contra pessoas transexuais na capital paulista.

A aprovação ocorreu de maneira simbólica, após acordo que já havia sido costurado no Colégio de Líderes, entre os vários partidos da casa. O requerimento foi apresentado pela vereadora Erika Hilton (PSOL).

A criação da CPI foi impulsionada pela morte da transexual Lorena Muniz, de 25 anos, que faleceu após um incêndio em uma clínica onde ela passaria por um implante de silicone, no Centro de SP. A clínica não tinha aval dos bombeiros para funcionar e Lorena estava sedada no momento do incêndio, que aconteceu na na última quarta (17). Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital das Clínicas, onde morreu na segunda (22) (veja mais abaixo).

No documento de requerimento da CPI, a vereadora Erika Hilton falou sobre a jovem de 25 anos que veio do Recife para colocar as próteses e acabou morrendo em SP.

"Infelizmente este [caso Lorena Muniz] não é isolado. Lorena foi mais uma vítima da violência de gênero que afeta pessoas trans e travestis e do descaso do Estado nos cuidados da saúde específica dessas pessoas. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), em nota pública realizada diante do falecimento da Lorena, ressaltou que 'há uma fila de espera de anos para o acesso aos procedimentos previstos no processo transexualizador do SUS, que enfrenta dificuldades pela falta de investimentos e pelos congelamentos dos gastos em saúde', motivo pelo qual não existem profissionais, hospitais e ambulatórios suficientes no país", disse a vereadora do PSOL.

A nova CPI da Câmara terá sete vereadores integrantes e é a terceira aprovada nesta nova legislatura, que começou em 1º de janeiro.

01-03-2021 às 11:41 Leo Snart
Minha Deusa, que sujeito infeliz esse Felipe. Quando leio um comentário deste eu penso: que bom que não sou assim, que bom que jamais pensarei assim.
28-02-2021 às 18:56 Felipe
Quanto a alegada inexistência de recursos ao "processo transexualizador", chega a ser hilário: minhas bichas linda,, queridas, queridíssimas, estamos vivendo uma zorra do caralho em torno desse COVID. Todos esses filhos da puta, incluindo Bolsonaro, não fizeram o que deveriam fazer. Pessoas morrendo sufocadas, sem oxigênio. E vcs, belas, falando em cortar o pinto. Ah, por favor, né?... E os demais?... E os tratamentos de câncer atrasados? E os transplantes de órgãos. Milhares de pessoas pregadas à cadeiras de hemodiálise e as moças que querem ser moças mas ainda são rapazes desejando deixar de ser rapazes?... Ora, por favor... Não nego que seja um direito. OK. Ok. É um direito. Ponto. Mas há muita, mas muita coisa infinitamente mais importante do que isso, que nem de longe deve ser tido como prioridade.
28-02-2021 às 18:49 Felipe
Quando, corajosamente, Janaina Paschoal tentou dar à mulher preta e pobre o direito de optar pela cesariana, como fazem as que podem pagar, toda essa gente de PSOL, PT, PCdoB foi raivosamente contra. Incentivo subliminar para o aborto, a restrição à cesariana, claro, interessa muito a esses abortistas. Depois, com a maior cara-de-pau do mundo, saem a dizer que defendem preto, trans e gays. Mentira. O que essa gente de esquerda defende é a instrumentalização de determinados grupos, que querem como bois, a servir a seus propósitos.
25-02-2021 às 16:06 Lili puta da copa
Meu bem, a bicha entrou na faça, caculas de 30 cm furou vasos e artérias importantes , então colocaram fogo pra simular que o incêndio matou-a.
24-02-2021 às 17:13 Luiza
Olha a bixa de baxo, totalmente loka! kkkkkkkkkkkkkkk.