ASSINE JÁ ENTRAR

Parada do Orgulho LGBT será virtual e transmitida em 12 canais no YouTube

Evento terá oito horas no próximo dia 6 e contará com entrevistas e apresentações musicais.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 28 de Maio de 2021

Pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a maior do mundo, terá de ser virtual. Por isso, pelo menos 12 canais no YouTube farão a transmissão ao vivo no dia 6 de junho, a partir das 14h.

Com um cenário que remete ao palco clássico do evento físico, a Parada ocorrerá em um estúdio que imita um trio elétrico andando pela Avenida Paulista. Fih e Edu, do canal Diva Depressão, receberão as atrações musicais para entrevistas e shows exclusivos para o público em casa. Além disso, várias drag queens irão contar um pouco da história do movimento e outras curiosidades.

A transmissão terá duração de oito horas. Os youtubers que participarão do evento vão transmiti-lo aos seguidores de cada um, além da exibição nos canais da Dia Estúdio, Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT/SP) e do YouTube Brasil. Os internautas poderão participar ao vivo enviando fotos e relatos usando a hashtag #ParadaSPaoVivo.

O tema deste ano é "HIV/AIDS: Ame+ Cuide+ Viva+". Alberto Pereira Jr. e Lucas Raniel, que convivem com o HIV, discutirão o assunto com o público e pretendem trazer mais conscientização sobre o vírus, tratamento e prevenção. Os médicos infectologistas Vinicius Borges e Rico Vasconcelos, e a covereadora de São Paulo Carolina Iara, que vive com HIV, também vão participar da transmissão para debater o assunto. "É importante entender que o HIV/Aids não é exclusividade de algumas pessoas ou de determinados grupos. É um tema que deve ser abordado com inteligência, empatia e boa vontade por toda a sociedade porque é transversal e perpassa por diversos recortes sociais, étnicos-raciais, religiosos e geográficos", diz Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP.

"Em 2020, realizamos a primeira edição 100% virtual da Parada LGBT de São Paulo, alcançando mais de 10 milhões de visualizações. Em 2021, queremos mais uma vez permitir que as pessoas possam celebrar a vida e a diversidade de maneira segura em suas casas e conectadas com o Movimento Social LGBT+", afirma Patrícia Muratori, Diretora do YouTube Brasil.

"Há quatro anos tive a ideia de fazer a transmissão, porque entendi que as pessoas não tinham a noção de que na Parada há todo um enredo, com cada trio elétrico representando uma causa. Meu objetivo é ser fiel e levar para todo o mundo a mesma história na luta por reivindicação de direitos contada na Avenida Paulista há 25 anos", esclarece Rafa Dias, diretor geral da Dia Estúdio.

Serviço:
Parada Virtual do Orgulho LGBT de São Paulo 2021
• Quando: 6 de junho, a partir das 14h
• Onde: Nos canais YouTube Brasil, Dia Estúdio, ParadaSP, Bielo, Diva Depressão, Jean Luca, Lorelay Fox, Louie Ponto, Lucas Raniel, Mandy Candy, Nátaly Neri, e Spartakus.