ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

A 30 dias das Olímpiadas, Japão tenta emplacar jogos da diversidade

Os organizadores tentam passar a mensagem de que a Tóquio-2020, o maior evento esportivo internacional desde o início da Covid-19, será seguro para todos.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 23 de Junho de 2021

Nesta quarta-feira (23), o diretor-executivo da Tóquio-2020, Toshiro Muto, disse que, até agora, não se cogita cancelar ou adiar o megaevento esportivo. A um mês da abertura das Olimpíadas, marcada para 23 de julho, o Comitê Organizador revelou os dois cartazes oficiais que visam imprimir a marca de "diversidade, alegria e solidariedade" aos eventos: um para as Olimpíadas, outro para as Paraolimpíadas.

Além do discurso oficial, entretanto, diversidade, alegria e solidariedade são palavras que despertam discussões acaloradas no país-anfitrião devido à pandemia de Covid-19, que provocou o adiamento histórico dos jogos de 2020 para 2021.

Sobre a diversidade, o país, que está prestes a abrigar um megaevento esportivo que se pretende plural e com a participação de atletas trans pela primeira vez (a neozelandesa Laurel Hubbard foi a primeira confirmada), arquivou a lei que tornaria inaceitável a discriminação contra LGBTs no arquipélago. Neste mês, o projeto foi retirado pelo partido do premiê Yoshihide Suga e oficialmente engavetado, frustrando expectativas de ativistas e aliados. Manifestações políticas também não serão permitidas durante os jogos, o que inclui referências a direitos LGBT e ao movimento Black Lives Matter.

Alegria, por sua vez, talvez não seja a melhor palavra para descrever o clima da capital japonesa, onde muitos moradores estão apreensivos com a possibilidade de uma "onda olímpica" com o desembarque das delegações estrangeiras e a abertura das competições a até 10 mil espectadores.

No domingo (20), a Vila Olímpica foi aberta à imprensa e o governo japonês encerrou o estado de emergência em Tóquio e outras oito províncias. A restrição vale agora apenas para Okinawa, até 11 de julho.

23-06-2021 às 15:39 Cris
Viva a Liberdade de Opinião!!!
23-06-2021 às 12:40 Ratielly Hudson
Oi queridas! Fora Bolsonaro e fora as gays de direita. Tenham amor próprio