ASSINE JÁ ENTRAR

PM gay do DF é punido por publicar vídeo sobre sexualidade

Polícia repreendeu militar pelas declarações publicadas no Youtube, em que ele conta a experiência e descreve situações de preconceito pelas quais passou.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 08 de Julho de 2021

RIO — O policial militar Henrique Harrison, do Distrito Federal, foi punido com uma "repreensão" após ter publicado um vídeo no YouTube no qual fala sobre sua sexualidade. O soldado recebeu a nota de punição na segunda-feira. O documento diz que o agente infringiu "preceitos ético-disciplinares" e transgrediu a disciplina da corporação.

Harrison respondeu a uma sindicância na Corregedoria da PM-DF. O motivo foi a publicação de um vídeo no qual relata a sua passagem pelo curso de formação de policiais sendo assumidamente gay e menciona o ambiente militar como machista e revela receio de não ser bem aceito pelos colegas.

A nota de punição, assinada pelo corregedor-geral da PM-DF, coronel Alessandro Marco Alencar Alves, sustenta que Harrison portou-se "de maneira inconveniente ou sem compostura" e discutiu "assuntos políticos ou militares" sem a devida autorização.

"Eu tive problemas durante o curso de formação. Então fiz o vídeo falando como foi essa experiência, explicando como é passar por isso sendo gay. Não tem como eu falar de mim sem mencionar levar em conta que sou gay ", disse o soldado, que ressalta ter dado declarações como civil, não como militar.

De acordo com a nota de punição, também pesou para a repreensão o fato de Harrison ter colocado uma arma em cima da mesa, no cenário do vídeo. O militar se defende da alegação.

"Sequer me perguntaram se a arma era de verdade. Eu estava dentro de casa, gravando um vídeo, não estava usando a arma da corporação. O que eu acho mais estranho é que no Instagram há vários policiais postando seus próprios armamentos, alguns desmontam as armas, outros filmam até atirando. Então não é um tratamento isonômico, tentam me imputar alguma transgressão, mas é apenas por causa da minha orientação sexual", disse.

Os problemas de Harrison com a corporação começaram na sua formatura. Na ocasião, o policial publicou uma foto beijando o namorado. Na mesma imagem aparece um casal de lésbicas a beijar.

Nos dias seguintes, um áudio atribuído a um coronel da PM-DF começou a ser compartilhado. O oficial dizia, entre outras coisas, que "a porção terminal do intestino é deles e eles fazem o que quiserem”. Harrison fez uma denúncia sobre essas ofensas e o caso é investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Apesar de ter enviado uma nota de punição ao soldado, a PM-DF informou, por meio de nota, “que até o presente momento, não foram findados em suas decisões, não tendo, portanto, até a presente data, qualquer tipo de solução, seja ela publicada para punir, arquivar ou tombar em Inquérito Policial Militar”. E acrescentou que “sempre seguirá o devido processo legal” e “os preceitos da ampla defesa e do contraditório”.

13-07-2021 às 09:22 Maria Alba "A Diva "
Bom dia meus Bombons!!! Hoje tenho live. Cinto com todas vocês. Preparei músicas belíssimas do meu repertório. Beeeeeijos mininotas
09-07-2021 às 09:16 Silver Buw
Xiiiiiii.......Mais uma treta!
09-07-2021 às 08:19 AFF
acho que tem situaçoes que nao deve ser manifestadas sei la vai de cada um mesmo .
08-07-2021 às 22:12 Crente Conservador Bolsonarista
A herança do PT chegou na mais elevada patente. Policial antes do pt era sinonimo de brutalidade, macheza, eram conhecidos por ter o pau grande. Agora dentro da policia tem pessoas querendo usar saia. Meu Deus que mundo perdido. Que Bolsonaro aplique o golpe logo. Aí eu quero ver homem querer andar de biquini na rua. Pra andar na rua vai ter que ser muito macho. Qye vai ser bala pra todo lado quando o golpe for decretado.
08-07-2021 às 18:08 Maria Alba "A Diva"
Qta hipocrisia. Esses que criticam fazem tudo por baixo dos panos. Bando de Hipócrita. Bando de Bolsominio cheio de ódio no coração. A felicidade incomoda aos hipócritas
08-07-2021 às 17:51 Tito.
País de hipócritas!
08-07-2021 às 16:23 Marco Aurélio rp
Meu cu! Desde quando precisa de autorização para falar sobre política e militarismo?! O machismo patriarcal em que meninos héteros já crescem com ojeriza a gays, tem que ser combatido veementemente. Com as mulheres no mercado de trabalho ganhando espaços, ainda resistem alguns nichos sociais machistas, mas não podemos perder a guarda. Retaliação, ódio, vingança contra os machista. Devem pagar pelo bullying, pela homofobia, pelo assédio psicológico com conotação sexual que já prejudicam inúmeros gays e mulheres..