ASSINE JÁ ENTRAR

Documentário reúne histórias de homens gays com mais de 50 anos

'Daddies' tem pré-estreia agendada para esta segunda-feira (13), às 20h, no Museu da Imagem e do Som de Santos.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021

A resiliência dos homens gays que se aproximam da terceira idade após viverem sob um regime autoritário na infância e juventude inspira o documentário “Daddies”, de Platão Capurro Filho, que reúne histórias colhidas na Baixada Santista.

O documentário terá sua pré-estreia no dia 13 de dezembro, segunda-feira, às 20h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS); e estreias online nos dias 14 e 15 de dezembro, no Youtube @ Widia Cultural.

O projeto audiovisual mostra como cada um deles assumiu sua orientação sexual, seus relacionamentos, suas trajetórias profissionais e cidadãs até este momento, reunindo os depoimentos de André Leahun, Beto Volpi, Daniel Maia, Jorge Fonseca, Marcelo Mota e Waldir Correia.

A ideia surgiu após uma observação atenta da realidade brasileira: a expectativa de vida dos brasileiros passou de 76,3 para 76,6 anos e, ao mesmo tempo, o país hoje possui 30 milhões de idosos, sendo 10% deles LGBTQ+.

“Um gay que esteja chegando aos 60 anos nasceu em plena ditadura militar e viveu sua infância, adolescência e juventude nesse período. Também passou pela epidemia da AIDS que a mídia classificou como ‘peste gay’ e hoje convive com a pandemia da COVID-19, que tem como grupo de risco as pessoas acima de 50 anos”, reflete o idealizador e diretor do documentário, Platão Capurro Filho.

Estudos apontam que dos 3 milhões de idosos gays do Brasil, muitos “voltam para o armário” quando chegam à terceira idade, para poderem continuar vivendo em sociedade. Outros vão para asilos, onde continuam sofrendo com o preconceito.

De acordo com Platão, essa geração conquistou diversos direitos para a comunidade, apesar de criticada e marginalizada, e agora é esquecida na velhice.

“Envelhecer deve ser um temor para a maioria das pessoas, mas para um gay, que normalmente é identificado pelo culto ao corpo, à beleza, à juventude, esse temor é ainda maior, é assustador. Muitos dizem preferir morrer aos 35, 40 anos para não passarem pela degradação do corpo”.

O realizador do documentário ressalta ainda que, entre os idosos, uns resistem mais ao processo de envelhecimento, outros assumem a idade e suas vicissitudes e não lutam para modificá-las. Se conformam. Outros assumem o conceito de envelhecimento ativo e praticam uma longevidade saudável. “Mas parece que a sociedade não enxerga nada disso e coloca todos no mesmo balaio, evidenciando o etarismo e limitando com tabus e estereótipos o trabalho, o amor, o sexo e o prazer”, finaliza.

18-06-2023 às 21:01 Observador
Percebo que há uma certa segmentação: cinquentões bissexual e gay! A gente pode sim "se entender": onde marido pode querer penetrar e a gente "atender": fluidez sexual! Já que há mulheres que depois da menopausa, perdem a libido e a gente com alteração hormonal ejacula menos e tem anus com tesão mais aflorado!
15-12-2021 às 00:58 Edir Macedonio para o Crente
Viado em site de viado , querendo close.
14-12-2021 às 10:50 Marcio
O mais preconceituoso é o próprio gay. Ridículo isso. Essa geração que chama o mais velho de maricona, titia, frango velho acham que não vão envelhecer e vivem no.mundo de fantasia. Coitadas delas qdo se depararem com a realidade.
13-12-2021 às 21:51 Crente Conservador Bolsonarista
Um homem com 40 anos já deveria ter casado e constituído família com mulher e filhos. Esse é o papel de todo homem de bem.
13-12-2021 às 17:57 Quente como um iceberg
Eu tenho 37 anos, me sinto um jovi rsrsrsrs ainda! Em agosto desse ano meu tio se casou, uma garotinha me chamou............TIO, eu de pronto pra minininha, não minha fia, sou tio não, soujovi ainda. Minha prima logo disse, sim fio, vc ja tem quase 40 anos, tu ja é um tiozao sim, e cai na gargalhada a mejera.....kkkkkkkkkkkkkkkkk. Como é dificil aceitar que a velhice está chegando, que a beleza de um corpo jovi, passa num piscar de olhos! Onti depois de escovar os dentes, reganhei a boca para ver se estava tudo limpinho, dai ke reparei que nos cantos dos olhos e testa, estou ficando igual a dona Florinda do chaves, xeio dos pé de galinha.....áh nãooooo cassemba....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Em fim, assim é a vida, só não envelhece quem morre cedo, ou, quem pode fazer prasticas, oisa que axo algo horrivel, tem gente que fica deformada......Misericredo + Cruzcredo + Discunjuro....kkkkkkkkkkk. Boa noite.