ASSINE JÁ ENTRAR

Na China, "Animais Fantásticos" retira cena sobre relacionamento gay

Cena deletada explora o relacionamento amoroso entre Dumbledore e Grindewald; no país, homossexualidade é tratada como crime.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 13 de Abril de 2022

O filme "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", terceiro da franquia do spin-off derivada da saga Harry Potter, foi censurado na China por uma cena que remete a um relacionamento gay entre Albus Dumbledore (Jude Law) e Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen). O momento é um dos mais esperados pelos fãs da saga por abordar a sexualidade de Dumbledore, que tem sido debatida desde o lançamento dos livros e dos filmes anteriores estrelados por Daniel Radcliffe.

O filme chega ao Brasil na próxima quinta-feira (14), mas estreou no último fim de semana na China. Os censores do país pediram para que a Warner Bros retirasse uma cena de seis segundos que aborda o relacionamento que os bruxos tiveram. De acordo com o portal Deadline, um comunicado emitido pelo estúdio afirma que o pedido foi aceito "para cumprir com requisitos locais", mas "o espírito do filme permanece intacto".

A Warner Bros afirma ainda que "está comprometida em resguardar a integridade de todos os filmes que lançar, e isso se estende às circunstâncias em que são necessários cortes para responder de forma sensível a variedade de fatores do mercado". "Queremos que as audiências de todo mundo assistam e desfrutem do filme, e é importante para nós que a audiência chinesa tenha a oportunidade de ter essa experiências também, mesmo com essas pequenas edições", conclui a nota.

A censura pediu que duas falas ditas por Dumbledore no filme, apresentadas em momentos distintos: "Porque eu estava apaixonado por você" e "o verão em que Gellert e eu nos apaixonamos" (sendo esta dita como narração).

Apesar de a legislação chinesa não apontar expicitamente que uma proibição, a homossexualidade é tratada como crime no país. Por isso, diversas cenas em filmes e séries que façam referência a relacionamentos homoafetivos ou à comunidade LGBTQIA+ são retiradas.

Em fevereiro deste ano, o país também censurou a reexibição da série "Friends" . No caso do seriado, foi retirado todo enredo relacionado à personagem Carol (Jane Sibbett), a namorada de Ross (David Schwimmer) que se descobre lésbica e se casa com outra mulher. O fato foi notado por fãs da série no país e ganhou repercussão mundial.

14-04-2022 às 10:21 Andre Carpanio
Sou gay passivão........E pá eu, poko importa se tem cena gay em filmes e novelas. Pois minha vida/Rotina, num gira em torno dessas coisas! Bom dia.
13-04-2022 às 23:39 Zequinha
Um exemplo para as bibas que apoiam o atual governo brasileiro de como governos autoritários agem sobre a sexualidade de suas populações
13-04-2022 às 23:35 Crente Conservador Bolsonarista
A China é um país de pessoas de bem de família tradicional.