por Redação MundoMais
Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024
A novela “Terra e Paixão”, da Rede Globo, concluiu sua trajetória na noite de sábado (20) com o casamento de Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins), um dos casais mais acompanhados pelos espectadores. A cerimônia, realizada de forma singular no pátio de um presídio, foi uma das cenas mais aguardadas pelos fãs da trama.
Nesta semana, ambos os atores haviam falado sobre as expectativas para o capítulo final: “Fim de novela muito potente para Kelvin e Ramiro”, opinou Amaury, quanto Diego desejava um final tranquilo para o casal: “Eles sofreram muito na novela”.
As gravações, que ocorreram nos Estúdios Globo no dia 13, foram dirigidas por Felipe Herzog. A escolha do local para a cerimônia – um presídio – adicionou uma camada de complexidade e originalidade à narrativa, refletindo as nuances do enredo de “Terra e Paixão”.
Além do impacto dramático da cena, o figurino dos personagens também chamou atenção. Segundo a figurinista Paula Carneiro, houve uma decisão consciente de confeccionar os trajes de Kelvin e Ramiro com o mesmo tecido, simbolizando uma escolha conjunta e uma conexão entre os personagens. O traje de Ramiro foi inspirado nos tradicionais bonecos de topo de bolo, com um toque de contemporaneidade, enquanto o de Kelvin revela um smoking com short ao invés de um vestido completo.
“A gente quis confeccionar as duas roupas com o mesmo tecido, como se os dois tivessem ido comprar juntos. O figurino do Ramiro teve um olhar sobre aquele boneco que fica em cima do bolo nos casamentos tradicionais. Ele está todo de branco, com fraque, e brincamos com a faixa de cintura branca e uma gravata comprida no lugar de uma gravata borboleta, como se pelo olhar dele, de todos os casamentos que frequentou na novela, tivesse usado a gravata que os outros homens costumam usar. O Kelvin teve uma pegada diferente. Pensamos em um vestido icônico por ser o primeiro casamento entre dois homens em novela. Quando o público viu o take do personagem de costas, achou que ele estava de vestido e quando ele virou se revelaram o shortinho e o smoking. Mantivemos a identidade do Kelvin ao longo da novela, afinal ele apareceu quase sempre de short, barriga de fora e peito nu. O tecido quase não tem recorte e vem com uma calda lindíssima, enorme, que causou um grande impacto na cena. Além disso, para a cabeça, fizemos um casquete com voilette, com ideia de véu, e ele usou a bota branca, que o personagem usou bastante também ao longo da trama. As duas roupas foram confeccionadas nos Estúdios Globo, um trabalho primoroso da equipe da confecção. Foram muitas pessoas envolvidas. Compramos o tecido em SP, a minha equipe de assistentes ajudou na pesquisa, pegamos referências da alta costura e traduzimos pro olhar do Kelvin. A equipe da costura ajudou a desenvolver e esperamos o capítulo chegar para provar a roupa nos atores, porque não queríamos dar spoiler para o elenco. Foi uma semana de confecção após todo o processo inicial de pesquisa”, conta Paula Carneiro.