ASSINE JÁ ENTRAR

Apps podem ser ferramentas excelentes para prevenção do HIV, diz estudo

O professor da Universidade dos EUA abordou as tecnologias destinadas a promover a prevenção e adesão ao tratamento do HIV por smartphones, em palestra na Fiocruz.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024

O professor da Universidade da Califórnia em São Francisco (EUA), Albert Liu, abordou as Intervenções Digitais de Saúde, que são tecnologias de amplo alcance destinadas a promover a prevenção contínua do HIV por meio de smartphones, websites e SMS, durante uma palestra aberta realizada no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

Conhecidas em inglês como Digital Health Interventions, essas iniciativas têm como objetivo ampliar os cuidados com a saúde e a prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com foco em populações marginalizadas, fazendo uso das tecnologias digitais. Isso se torna especialmente relevante considerando que mais de 97% da população americana possui celular e costuma passar entre 3 a 4 horas por dia utilizando esses dispositivos.

Um dos participantes do estudo ressaltou que “o aplicativo traz muitos benefícios para jovens gays que têm receio ou não se sentem à vontade para discutir o tema, pois fornece respostas para várias dúvidas e indica onde buscar testagem e tratamento”.

O professor Albert Liu explicou que os estudos empregaram diversas ferramentas, como telemedicina, inteligência artificial e aplicativos que conectam a comunidade LGBT+, com o intuito de incentivar as pessoas, principalmente os homens que fazem sexo com homens, a cuidarem de sua saúde sexual.

Ele destacou que os resultados foram altamente positivos, com um aumento significativo na testagem para HIV. No entanto, observou-se que ainda não houve um aumento correspondente no uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). “As redes sociais têm um alcance incrível e podem disseminar a ideia para aqueles que desejam obter mais informações”, afirmou o cientista.

20-02-2024 às 12:21 Bolsonaro Presdente
Dia 25 está chegando! Vamos todos de mãos dadas, de coração a mil, apoiar o nosso amado Presidente Jair Messias Bolsonaro. Em quanto o povo sofre com surto de dengue, e outras mazelas, o Lula, está viajando! Esquerda fora já!!!!
19-02-2024 às 17:01 Frávia Bulsonária
Eu sempre falo, minhas fia, usem camisinha! Um só parcero já tá bão! Mas...................Muitos ficam até de cara feia, quando damos tais conselhos. HIV tem tratamento? Sim! Mas......................Ainda não tem cura, e mata dezenas, se não centenas todos os anos, infelizmente! Em fim, não acabe com sua saúde tão preciosa, por conta de míseros minutos de prazer! Boa tarde.
19-02-2024 às 15:01 ^^
Sei que há um longo caminho pela frente, mas se pelo menos os maiores de 50 anos, se permitirem uma avaliação médica, antes de começarem a namorar, espelhado como pré-nupcial, será interessante! Até para mensurar como anda a saude anal/prostatica e a peniana/testicular!