ASSINE JÁ ENTRAR

Livro de João Filipe da Mata que aborda solidão gay é lançado no Brasil

A história de ficção 'Filho da Mãe', escrita por João Filipe da Mata, fala sobre um jovem brasileiro que mora no exterior e volta ao país após uma perda.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

O livro “Filho da Mãe“, romance escrito pelo autor João Filipe da Mata, aborda a dualidade vivida por um jovem gay brasileiro ao explorar o mundo. Apesar de estar em meio a grandes cidades, o protagonista experimenta uma sensação de não pertencimento a nenhum lugar.

A história do livro centra-se em João Paulo, um diplomata de trinta e poucos anos morador de Abu Dhabi, e que volta ao Brasil para o funeral de sua antiga babá, Zila. João se envolve em um romance com um skatista de Brasília, mas sai em viagem por Minas Gerais com Zilo, filho órfão de sua ex-babá.

Em meio à viagem, o protagonista passa por momentos de descobertas, retomando memórias antigas sobre a relação distante com a mãe e sua proximidade com a babá. Além disso, ao longo da história ele percebe que Zilo guarda uma grande mágoa, o que fomenta uma tensão entre os dois.

No titulo do livro, há um palavrão popular que também aborda a incerteza do protagonista sobre sua verdadeira mãe. “No Brasil, não é incomum ver crianças de classe alta que são mais próximas da empregada doméstica do que da mãe. Em alguns casos, a babá vira uma segunda mãe, é ela que cuida dos filhos da patroa. Em outros, até mesmo substitui a própria mãe. E João Paulo está passando por esse processo de questionar não apenas quem ele é, mas de quem ele é filho”, completa o autor João Filipe da Mata.

O livro mescla aspectos da vida real do autor João Filipe da Mata com a ficção, visto que ambos têm a mesma carreira de diplomacia e são brasileiros. Além disso, a história do protagonista se entrelaça com a descoberta pessoal do escritor sobre sua identidade gay.

“Filho da Mãe” aborda tanto pessoas que viveram no exterior quanto aquelas que aspiram a isso, incluindo a comunidade LGBT+, e suas experiências ao viver sua verdadeira sexualidade.

Ficha técnica:

• Titulo: Filho da Mãe
• Autor: João Filipe da Mata
• Editora: Much
• Páginas:116
• Preço: R$ 69,90 (físico)
• ISBN: 978-65-86267-28-0
• Onde encontrar: Amazon

27-04-2024 às 15:06 Crente Conservador Bolsonarista
O rádio do Uber que eu peguei tá aumentando o volume sozinho Se tem um buraco na rua o rádio aumente Ele disse que vai ter que trocar
27-04-2024 às 14:29 Para Luli
Meu primeiro homem acabou noivado por ela não queria engravidar nem futuramente e ela achava ele acomodado quanto a crescimento profissional! Concordei com ela, mas o detalhe é que muitas vezes, o feminismo gera competição hetera, fracassando a relação conjugal! Fiquei algumas vezes, depois de terminar o namoro, com pai do meu ex, que adorou saber que homens da minha geração pensavam em namoro com carreira profissional juntos: torcida reciproca, por parte de cada um! Assisti a chegada da aposentadoria para ele e ele torcendo por mim! E tudo isso foi na década de 90, outros tempos, como se diz!
27-04-2024 às 13:57 Luli
Vou ler. As novinhas deveriam ler e aprender que elas envelhecem, a beleza acaba e a futilidade não se sustenta.
27-04-2024 às 00:47 !
Não é raro, cisgenero gerar dúvida nas mulheres incluindo a mãe sobre sua sexualidade: ser bi ou gay! Já que se é um homem, muitas vezes, com feminilidade: socialmente bem educado! No trabalho, atendi muitos homens que chegavam na modalidade "estás na broca" e depois sintonizavam "gentlemans"!