por Redação MundoMais
Sexta-feira, 06 de Setembro de 2024
A boate Studio One, localizada em West Hollywood, foi um dos principais centros da vida noturna LGBT+ nos Estados Unidos. Agora, cinquenta anos após sua abertura, o local será retratado no documentário “Studio One Forever“, dirigido por Marco Saltarelli, com estreia nos cinemas marcada para 13 de setembro.
Conheça o Studio One
Inaugurado nos anos 1970, o Studio One se destacou como um dos primeiros clubes voltados para o público gay, antes mesmo do famoso Studio 54. O espaço rapidamente se tornou um ponto de encontro para a população LGBT+, oferecendo um ambiente onde homens gays e outras pessoas LGBT+ podiam dançar e socializar livremente.
Segundo o portal Queerty, o clube não atraía apenas o público LGBT+. Estrelas como Cary Grant, Bette Davis, Tina Turner e Rosie O’Donnell frequentaram o local, especialmente o supper club anexo, The Backlot, que se tornou conhecido por suas apresentações de artistas consagrados e emergentes.
Além de sua relevância cultural, o Studio One foi um importante ponto de organização durante a luta pelos direitos LGBT+ e a crise da AIDS em Los Angeles. Ao longo de seus anos de atividade, a boate testemunhou momentos históricos da comunidade até seu fechamento em 1993.
Documentário estreia na próxima sexta-feira (13)
Apesar de ter sido demolido na década de 2010, o legado do clube será preservado por “Studio One Forever“. Ainda segundo o Queerty, o documentário reúne depoimentos de figuras como Bruce Vilanch, Roslyn Kind, Felipe Rose (do Village People), Melissa Rivers e a drag queen James “Gypsy” Haake, além de antigos frequentadores e funcionários do clube.
Após uma campanha de financiamento coletivo, o filme foi finalizado e exibido no Outfest de Los Angeles em 2023, passando por outros festivais ao longo do ano. O lançamento digital está previsto para 8 de outubro via serviços de VOD.