ASSINE JÁ ENTRAR

Nikolas Ferreira aciona PGR para investigar performance polêmica de historiadora

Tertuliana Lustosa mostrou os glúteos durante mesa-redonda do evento 'Gênero para além das fronteiras'.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 22 de Outubro de 2024

O presidente da Comissão de Educação na câmara, deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), acionou a Procuradoria-Geral da República para investigar a polêmica apresentação da historiadora da arte Tertuliana Lustosa. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, a cantora aparece mostrando os glúteos durante o evento "Gênero para além das fronteiras", realizado na quinta-feira (17) e organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

"Acompanhei atentamente, ao longo do dia de ontem, os acontecimentos na UFMA. Durante o I Encontro de Gênero, uma palestrante realizou uma dança de cunho erótico com músicas inapropriadas dentro do campus da universidade. Ainda não sabemos se havia menores de idade presentes no local", disse Nikolas à coluna de Paulo Capelli, do Metrópoles.

De acordo com a publicação, o deputado federal também solicitou informações à Universidade Federal do Maranhão sobre o grupo de pesquisa organizador do evento. "Se as apurações demonstrarem ciência e leniência quanto ao fato, solicitarei a exoneração de todos", alertou.

Nikolas Ferreira ainda apontou que o caso será levado à Comissão de Educação da Câmara, da qual é presidente. "Também protocolarei uma indicação ao Procurador-Geral de Justiça sugerindo a abertura de investigação para apurar possíveis crimes ocorridos. Discutiremos todas essas medidas na Comissão de Educação e aguardaremos as apurações e as providências que serão tomadas pela PGR".

Entenda o caso

Na quinta-feira (17), a cantora Tertuliana Lustrosa, vocalista do grupo A Travestis, participou da mesa-redonda sobre Dissidências de Gênero e Sexualidade do evento "Gênero para além das fronteiras".

Em um vídeo publicado pela própria cantora, ela aparece subindo na cadeira do evento e inicia um movimento de rebolar enquanto sobe a barra do vestido e exibe as nádegas.

A convidada cantou uma música contendo palavras eróticas: "Vou te ensinar gostoso dando aula na sua p**. Aqui não tem nota nem recuperação. Não tem sofrimento, se aprende com tesão. De quatro. Empina o c, c*, c*."

O vídeo repercutiu nas redes sociais e gerou críticas a Tertuliana Lustrosa e à UFMA. Confira abaixo o pronunciamento da instituição pública de ensino:

"Nesta quinta-feira, 17, a historiadora Tertuliana Lustosa, na condição de palestrante convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política - GAEP apresentou a sua pesquisa durante a Mesa Redonda "Dissidências de gênero e sexualidades" onde reproduziu e performou uma de suas canções, considerada inapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava.

Como sabido, a Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso, entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade.

Por ser um lugar de múltiplas formas de conhecimento, os cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem autonomia para discutir os variados temas que permeiam a nossa sociedade e que se apresentam a partir de diversas teorias científicas. Ressalta-se, contudo, que a UFMA não compactua com quaisquer tipos de ações que possam desrespeitar os valores e princípios basilares da instituição.

Neste sentido, a UFMA informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.

Reafirma-se, por fim, que todos os esforços da Universidade buscam a melhoria de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a pluralidade de vozes e saberes em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade".

Fonte: IG

25-10-2024 às 15:26 gay de direita
Esse é o retrato das bichas de esquerda ir para um congresso em uma universidade e fazer uma baixaria dessas. Depois, querem ser respeitadas. Dêem-se ao respeito primeito, para depois exigir.
25-10-2024 às 13:39 Desfaz o L
Mas a cagona nao falou em publico para ALUNOS DE FACULDADE, seus ignorantes! Por isso que essa merda de pais esta essa zona, por pessoas iguais a voces, vao arrumar o que fazer, e parar de vider de MiMiMi e de Bolsa Familia!! Arrume um trabalhos seus desocupados!
25-10-2024 às 13:37 Bernardo
Esta certissimo, esse é o ensino que queromos na faculdade? Ensinar com o CU? Por favor, nao tem esquerda e direita, tem bom senso!
24-10-2024 às 22:51 Jhonny
A estrema direita não precisa de motivos para perseguir a universidade pública, tendo Nikolas Ferreira na Presidência da Comissão de Educação, encontrou seu inquisidor. Mas a performance realizada na UFMA , foi um desserviço a educação , a universidade pública e as próprias travestis.
24-10-2024 às 18:57 Jorge Jorge
Tanto é verdade, Lenny, o que você diz que Zona Leste de São Paulo, reduto tradicional da esquerda, deu 2/3 dos votos para Pablo Marçal. A esquerda está velha, identitária, perdida. Não existe mais gente jovem de esquerda. Existem loucos maconheiros, filhinhos de classe média/alta, daqueles que nunca lavaram suas próprias cuecas e calcinhas (sempre foram mãos miscigenadas que o fizeram). A esquerda USA A HOMOSSEXUALIDADE ALHEIA (A NOSSA, NO CASO) PARA ENCHER AS BURRAS EM BRASÍLIA.
24-10-2024 às 17:43 Lenny
Juro que serei isento. A esquerda se pergunta o motivo do afastamento da população. Jura que desejam que o homem que acorda às quatro para trabalhar, apoie essa Tertuliana? A mulher que luta para segurar os filhos do mundo das drogas apoie essa Tertuliana? O povo não quer saber de promiscuidade, nem sexualidade explícita. Essa Tertuliana, certamente, tirou votos da esquerda no segundo turno.
24-10-2024 às 13:42 Jorge Jorge
Esse crenteconservadorbolsonarista é um viado falso. Logicamente que é de esquerda e tenta apenas ridicularizar a direita. Não consegue, todavia. 90% do povo brasileiro simplesmente odiou a performance nojenta desse travesti ridículo. Eis o fato concreto. O resto é Boulos perdendo a eleição domingo, Janja perdulária, caipira e deslumbrada, Lula a cada dia mais bêbado, sênil, gaga e fora de 2026, que, claro, será inteiramente dele: Pablo Marçal!!!!!!
24-10-2024 às 00:42 '
Tá!!!!!!
24-10-2024 às 00:33 Crente Conservador Bolsonarista
Graças a Deus temos nosso representante da fé da moral e dos bons costumes. Parabéns nikolas
23-10-2024 às 21:17 Cagona do 8 de janeiro
Bem lembrado, Lulli. Aquela aberração defecar com aquela buzanfa velha não causou nenhum constrangimento à tradicional família brasileira. Afffff