por Redação MundoMais
Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
No próximo domingo (24), acontece a 29ª Parada do Orgulho LGBT+ do Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana. Este ano, além de celebrar a diversidade e a cidadania, o evento incluirá um debate sobre sustentabilidade ambiental e a responsabilidade com o planeta. A concentração está marcada para às 11h, no Posto 5, com início do desfile às 15h.
O evento contará com dez trios elétricos, abordando temas como direitos das mulheres lésbicas, pessoas trans, bissexuais, prevenção ao HIV, liberdade religiosa, e a preservação de povos originários e da Amazônia. Entre os artistas confirmados estão Duda Beat, Diego Martins, Unna X, Gael, MC Bianca, WD, Reddy Allor, Thaís Macedo e Pedro Mussum. Valéria Barcellos será a intérprete oficial do Hino Nacional, uma homenagem à representatividade trans. Confira a programação oficial:
Sustentabilidade como foco da Parada
Pela primeira vez, a Parada lança o projeto “Parada Verde Rumo ao Carbono Zero”, que pretende implementar ações para reduzir o impacto ambiental do evento até 2027. A iniciativa inclui a substituição de trios movidos a combustíveis fósseis por alternativas elétricas e o plantio de árvores para compensar as emissões de carbono.
A organização também promoverá tendas de educação ambiental na orla de Copacabana. Participantes poderão participar de oficinas e ações como coleta seletiva de resíduos e doação de tecidos para reaproveitamento. Em texto do Extra, Claudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris, destaca a importância da temática: “Nós podemos ser vanguarda na construção de soluções para a sustentabilidade ambiental”.
Nascimento ressalta que a crise climática afeta de maneira desproporcional os grupos mais vulneráveis, incluindo a população LGBT+. “As consequências da crise ambiental afetam de forma diferente os mais excluídos. Por isso, a importância da nossa comunidade ajudar a construir uma nova mentalidade que possibilite que o desenvolvimentos de soluções”, afirma. Ele reforça que a Parada é uma oportunidade de unir lutas por direitos humanos e justiça ambiental.
Cenografia sustentável
Segundo informações no Instagram oficial da Parada, a cenografia do evento foi inteiramente produzida com materiais reaproveitados, muitos deles doados por escolas de samba do Rio de Janeiro. A sede do Grupo Arco-Íris se transformou em um ateliê, onde voluntários trabalham para preparar a estrutura visual da Parada, com foco na redução do impacto ambiental.
O estilista e coordenador de Ecomoda, Almir França, destaca o compromisso da Parada do Orgulho LGBT+ em adotar práticas sustentáveis na cenografia do evento. “A tentativa aqui é evitar todo tipo de material que seja novo e que não foi utilizado ainda. Mas o desafio maior não é só fazer uma parada bonita, uma cenografia interessante, manter a linguagem do reaproveitamento; é também repensar como esse material vai depois: o day after”, conta.
Presença de órgãos públicos e segurança na Parada
Ainda segundo o Extra, a Polícia Militar do Rio de Janeiro instalará 25 torres de vigilância ao longo da orla de Copacabana para garantir a segurança do público. Representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Defensoria Pública também estarão presentes para oferecer serviços aos cidadãos durante o evento.
Serviço:
• 29ª Parada do Orgulho LGBT+ Rio – Copacabana
• Data: 24 de novembro de 2024
• Concentração: 11h, no Posto 5 da Praia de Copacabana
• Início: 15h