ASSINE JÁ ENTRAR
Promoção Black Friday Promoção Black Friday

MPF do Acre recomenda criação de grupo contra LGBTfobia no esporte

Ministério Público aguarda há mais de um ano a criação do grupo técnico prometido pelo Ministério do Esporte.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

O Ministério Público Federal no Acre (MPF-AC) recomendou ao Ministério do Esporte a criação de um Grupo de Trabalho Técnico (GTT) voltado para o combate à LGBTfobia no esporte. A iniciativa visa fomentar a inclusão de pessoas LGBT+ em atividades esportivas, lazer e outras práticas físicas. O MPF destaca que, apesar de pareceres favoráveis e tratativas iniciadas há mais de um ano, a formalização do GTT ainda não foi concluída. As informações são do ge.

De acordo com o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias (foto), o MPF recebeu documentos do Ministério do Esporte indicando que a criação do GTT já havia passado pela consultoria jurídica e obtido parecer favorável. No entanto, a portaria que oficializa o grupo ainda não foi publicada.

Regulamentação de atletas trans

A recomendação do MPF está alinhada com as diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI), que, desde 2021, defende que não se presuma vantagem competitiva de atletas transgêneros sem base científica. Cabe às federações esportivas internacionais a tarefa de criar critérios específicos para a regulamentação desses atletas.

Além disso, de acordo com o ge, o MPF apontou que, entre 2019 e 2021, a Câmara dos Deputados recebeu sete projetos de lei buscando impedir a participação de atletas trans em competições esportivas. Em nível estadual, pelo menos 13 propostas semelhantes tramitaram em 11 assembleias legislativas, evidenciando o debate em torno do tema no Brasil.

MPF do Acre segue no aguardo

O Ministério do Esporte havia se comprometido a publicar a portaria de criação do GTT em janeiro de 2024. No entanto, em nova resposta ao MPF, informou que o prazo foi adiado devido a uma reorganização interna e que o grupo seria formalizado no primeiro quadrimestre do ano. Com o fim desse período, o Ministério afirmou que retomaria o diálogo com os órgãos convidados a compor o grupo. Mesmo após novos contatos, o MPF foi informado de que as tratativas para a composição do GTT ainda não haviam sido finalizadas.

26-11-2024 às 14:09 Para Renato 1
Não somos Mulher, mas numa Sociedade que busca equiparação, diria que podemos até superar expectativas de quem queira nos penetrar! Quando Secretariei o chefe, ouvimos de uma colega com tom apimentado de eu ser Secretário! Disse a ela, nas entrelinhas, que só dependeria dele, ficou corada e se quis me deixar de "saia justa", lamentei dela não ter conseguido! A noite, transamos no Motel! Ouvi dele que ficou ansioso pela nossa primeira vez, mas que soube deixar ele a vontade, conversando durante a transa!
26-11-2024 às 10:16 RENATO1
LULI O GRANDE PROBLEMA DE NÓS GAYS É SE EXPOR DEMAIS, PARA QUE? SOBRE SER PRETO POBRE ETC DEPENDE DO COMPORTAMENTO E NÃO DA COR OU DINHEIRO NO BOLSO, VEJO GAYS ACHANDO QUE VIRARAM MULHER E É IMPOSSÍVEL. ADORO QUALQUER HOMEM NÃO IMPORTA COR NEM SE NÃO TEM DINHEIRO OK.
24-11-2024 às 21:06 Luli
Vocês não entenderam nada, principalmente essa Affff. Acorda genti, o Brasil é o país que mais mata gays. Se alguém não sofreu preconceito, ótimo, mas a maioria sofre sim. Principalmente qdo se é um gay preto, pobre, afeminado....
24-11-2024 às 15:04 Para Affff
A questão é ser Resolvido: é na fragilidade que damos "abertura" aos outros "criticar"! Já ouvi de esposa que "Não dava mais de negar a bissexualidade do marido"! Melhor ter aceitado o romance que eu e ele tivemos do que ele procurar outro homem!
23-11-2024 às 21:51 Para Affff
concordo com vc, acredito que deva ser mas como às pessoas se portam e onde se portam do que necessariamente a sua sexualidade.
23-11-2024 às 11:19 Para Affff
Querido, o mundo não gira em torno de você. Se vc não sofreu, ótimo. Mas vc sabe que a realidade não é bem assim. Tenha mais empatia
23-11-2024 às 09:43 Affff
Estão politizando muito a coisa, sou gay e nunca sofri preconceito, tiveram alguns comentários no decorrer de minha vida, mas iguais aos que rolam contra héteros. Tô achando que a coisa tá muito cheia de mi mi mi e guetificaçao!
23-11-2024 às 08:14 Zequinha
Praticar qualquer modalidade de esporte independe da orientação sexual
22-11-2024 às 21:18 @@@
Tá.