por Redação MundoMais
Terça-feira, 15 de Julho de 2025
O ator Marcos Caruso, 73 anos, falou publicamente sobre sua sexualidade e o relacionamento com o enfermeiro Marcos Paiva, com quem está casado desde 2018. Em entrevista à Veja São Paulo, Caruso afirmou que não se considera gay e explicou sua relação atual.
Segundo o artista, seu relacionamento é como os outros que teve, vivido com afeto e respeito, e reforçou que nunca se assumiu gay. “Eu não assumi nada. Minha relação com as minhas ex-mulheres e minha relação hoje com o meu marido é a mesma que tenho e tive com qualquer ser humano que amei e respeitei. A diferença única e óbvia é a diferença de gênero”, disse.
Sobre o modo como a mídia tratou sua união com Marcos Paiva, o ator acredita que houve distorções. Ele afirmou que nunca escondeu nada, mas também nunca precisou “assumir” uma identidade sexual como se ela fosse uma revelação: “Assumir acho que é se tornar uma coisa que você estava escondendo ser. Nós nos olhamos, nos entendemos, nos amamos como foi com todas as pessoas com as quais me relacionei”.
Caruso, conhecido por trabalhos na TV Globo, afirmou que o vínculo com Paiva foi construído a partir de uma conexão emocional profunda. “Fui casado quatro vezes com mulheres maravilhosas que são minhas amigas até hoje. Minha união com ele foi de alma. Sou reservado e tenho o direito de ser, mas vou falar pela primeira vez sobre isso. Acho que aconteceu na hora certa”, afirmou em entrevista à revista Caras.
Marcos Caruso critica rótulos
Caruso também criticou o uso de rótulos, tanto na vida pessoal quanto na carreira artística. “A mídia vai procurar pelo em ovo. Na medida em que você é uma pessoa do mesmo sexo, você está sendo gay. As pessoas rotularam. Já tentei sair esses rótulos na vida profissional. Quando você faz um papel de médico, vai ser médico a vida inteira porque tem cara de Drauzio Varella?”, relembrou.
Ele relatou que, nos anos 1980, teve que usar peruca para interpretar um galã em uma peça com a atriz Sandra Bréa, já que o diretor não aceitava um galã careca. “Galã não pode ser careca? Eu comprei uma peruca, claro, mas eu fiz (risos). Tentei mudar o rótulo, só que o rotulador era tão grande que tinha que colocar a peruca. Mas no fim da peça arrancava ela e era uma risada violenta!”, contou.
Atualmente, Marcos Caruso está em cartaz em São Paulo com a peça “Intimidade Indecente”, dividindo o palco com a atriz Eliane Giardini.