ASSINE JÁ ENTRAR

Tom Daley diz que tenta ser apoio para atletas LGBTs ainda no armário

Em podcast, ex-mergulhador conta que recebe mensagens de esportistas de países onde ser gay é crime e fala da própria trajetória.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 23 de Julho de 2025

Em entrevista passada, o ex-mergulhador olímpico Tom Daley afirmou que é frequentemente procurado por atletas LGBT+ que ainda não se declararam publicamente. Segundo ele, muitos desses esportistas vivem em países onde a homossexualidade é criminalizada, o que torna o processo de aceitação ainda mais difícil.

Durante entrevista ao podcast “Just For Variety”, veiculado em junho, Daley contou que tenta ser uma referência para esses atletas, oferecendo escuta e apoio. Ele descreveu essas conversas como confidenciais e explicou que, em vários casos, os esportistas estão perdidos e com medo das consequências de se expor: “Eles não sabem o que fazer, como se orientar e, obviamente, assumir-se em certos lugares é uma experiência muito diferente do que no Reino Unido ou nos EUA, então pode ser muito perigoso”.

Daley, que hoje tem 31 anos, tornou pública sua homossexualidade em 2013, aos 19 anos, por meio de um vídeo no YouTube. Desde então, é casado com o roteirista Dustin Lance Black, com quem tem dois filhos, Robbie e Phoenix. Ele afirma que entende a solidão enfrentada por jovens atletas LGBT+.

O britânico falou ainda sobre sua própria trajetória no esporte. Crescer sob os holofotes enquanto escondia a própria sexualidade foi, segundo ele, uma experiência solitária. Ele relatou que, por muito tempo, buscava se destacar em outras áreas para desviar o foco daquilo que sentia: “Ao crescer, seja qual for a escala, você esconde quem você é. Você tenta se superar em outras áreas porque quer se distrair do que há de ‘errado’ em você. É realmente desafiador crescer como uma criança queer”.

Por isso, Daley recomenda que atletas em situações semelhantes não enfrentem o processo de forma isolada. Ele sugere que encontrem ao menos uma pessoa de confiança com quem possam conversar e ser honestos sobre o que estão passando: “Não enfrente isso sozinho. Mesmo que você encontre uma pessoa em quem realmente confie”.

Tom Daley se aposenta

O atleta se aposentou em 2024 após conquistar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, no salto sincronizado de 10 metros, ao lado de Noah Williams. Ele também acaba de lançar o documentário 1.6 Seconds, que aborda sua carreira e vida pessoal.

O filme está disponível nas plataformas Discovery+ e Olympics.com. A produção mostra desde o início da trajetória esportiva de Daley até sua relação com a família e o impacto de se assumir publicamente.