por Redação MundoMais
Terça-feira, 19 de Agosto de 2025
O astro pop gay Anthony Kavanagh, conhecido artisticamente como Kavana, falou sobre como manteve sua sexualidade em segredo durante o auge de sua carreira nos anos 1990. Em entrevista à revista Attitude, o artista disse que chegou a abrir mão de ter uma vida sexual ativa por medo de ser exposto.
Pressão da fama nos anos 90
Kavana destacou que, na época, sentia forte pressão para manter a imagem de astro pop heterossexual. Segundo ele, o receio de ser descoberto o fez evitar experiências íntimas, o que acabou afetando o desenvolvimento de sua identidade gay. “Estava disposto a sacrificar a vida sexual. Eu não tinha permissão para ser abertamente gay; na verdade, eu tinha bastante medo de que alguém descobrisse. Em termos de impacto, acho que isso interrompeu meu desenvolvimento nesse quesito”, afirmou.
O cantor revelou que permaneceu virgem até quase completar 20 anos. Durante esse período, evitava qualquer envolvimento que pudesse colocar sua privacidade em risco, mesmo frequentando, ocasionalmente, boates gays disfarçado. “Era simplesmente impossível experimentar, já que eu estava em turnê interpretando o papel de popstar hétero ou indo a uma boate gay de vez em quando com um boné de beisebol”, disse.
Kavana também contou que passou a usar bebidas alcoólicas e drogas como forma de preencher a ausência de conexões afetivas reais. Ele explicou que tinha receio de encontros casuais por medo de que alguém vendesse uma história sobre ele para a imprensa: “Isso preenchia a lacuna de qualquer conexão real com alguém, e eu tinha medo de ter um caso de uma noite, caso a pessoa me vendesse uma história”.
Kavana se declara publicamente
O artista alcançou a fama em 1997 com o lançamento de seu álbum Kavana, que incluía sucessos como “I Can Make You Feel Good”. Em 1999, lançou “Instinct”, que conquistou disco de platina na Ásia. Após viver em Los Angeles, retornou ao Reino Unido, onde participou de produções como “Hollyoaks: In the City”, “The Voice” e “Celebrity Big Brother”.
Kavana declarou-se publicamente gay apenas em 2014, aos 36 anos, em entrevista à revista Now. Segundo ele, só começou a explorar sua sexualidade depois de se mudar para os Estados Unidos, aos 22 anos.
O artista afirmou que seu maior arrependimento é nunca ter revelado sua sexualidade aos pais. Ele contou que a mãe sofre de Alzheimer e que o pai faleceu há quatro anos: “Já é quase tarde demais para contar à minha mãe. Não acho que seria benéfico para ela contar”.
O cantor acaba de lançar Pop Scars, obra que descreve como um livro de memórias sobre vício. Ele afirma que seu objetivo é que leitores que enfrentam problemas semelhantes saibam que não estão sozinhos: “Quero que as pessoas leiam e saibam que não estão sozinhas se estiverem passando por dificuldades ou se já passaram por algo semelhante”.