por Redação MundoMais
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025
O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ lançaram a publicação “Voluntariado Empresarial pelos Direitos Humanos LGBT+”, que reúne experiências de companhias que engajam colaboradores em ações voluntárias voltadas à inclusão e respeito às pessoas LGBT+. O lançamento ocorreu durante o webinar CBVE Inspira – Voluntariado Empresarial pelos Direitos Humanos LGBT+, com representantes do Instituto C&A, Deloitte e Pinheiro Neto Advogados.
O material reúne relatos de iniciativas que buscam transformar o ambiente corporativo por meio do engajamento social. Um dos pontos destacados é a constatação de que as empresas podem ser tanto parte do problema quanto da solução: “parte do problema quando são indiferentes, excluem, praticam violências – o que alimenta desigualdades. E são parte da solução quando consideram, incluem, praticam respeito à dignidade das pessoas LGBT+”.
A publicação também traz dados do Censo CBVE 2023. Em 2022, cerca de 33,3% dos projetos de voluntariado promovidos por empresas participantes foram direcionados ao público LGBT+. Além disso, 88,9% das companhias afirmaram possuir políticas formais de diversidade e inclusão na área de gestão de pessoas. Entre aquelas sem políticas formalizadas, 94,4% reconheceram o tema como estratégico.
O documento inclui ainda um case da Gerdau e propõe caminhos para que o voluntariado funcione como ferramenta de transformação. “Esperamos que estes materiais sirvam de inspiração para todas as empresas que desejam incorporar a pauta LGBT+ de maneira transversal e transformadora em sua estratégia. A parceria com o Fórum reforça o compromisso coletivo do CBVE com uma sociedade mais justa e plural”, afirma Gislaine Catanzaro, coordenadora da Secretaria Executiva do CBVE.
O webinar está disponível no canal do CBVE no YouTube, e a publicação pode ser acessada gratuitamente no site do Conselho.