ASSINE JÁ ENTRAR

Homem que ofendeu casal em supermercado de BH vira réu por crime de homofobia

Justiça aceitou denúncia do Ministério Público contra Paulo Henrique Mariano Cordeiro, de 35 anos, que responderá por injúria por orientação sexual. Caso aconteceu em junho, foi filmado pelas vítimas e repercutiu nas redes sociais.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025

A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia e tornou réu o homem que praticou homofobia contra um casal de mulheres em um supermercado, no bairro Nova Suíça, na Região Oeste de Belo Horizonte. Ele responderá por injúria relacionada à orientação sexual. O caso aconteceu em junho deste ano e foi registrado em vídeo pelas vítimas.

O crime de discriminação por orientação sexual, previsto em lei, proíbe atos de intolerância e preconceito. A legislação equipara esse tipo de conduta ao crime de racismo, o que torna o delito inafiançável.

Se condenado, Paulo Henrique poderá pegar pena de um a três anos de prisão, além de multa. A condenação pode ainda ter agravantes, especialmente pelo fato de ter ocorrido em local público e diante de uma criança.

Nas imagens, Paulo Henrique Mariano Cordeiro, de 35 anos, aparece xingando o casal com ofensas homofóbicas, depois que ele e a companheira dele perceberam que as vítimas estavam acompanhadas de uma criança. Em certo momento, eles ironizaram o fato de serem “duas mães”.

"Sapatão, filha da p*, é isso que você é. Sapatão não gosta de 'pagar de' homem? Mas nessas horas, não é homem, né?", disse Paulo Henrique no conflito.

Segundo a polícia, o homem já esteve envolvido em pelo menos cinco outras ocorrências de agressão. Uma delas aconteceu em 2009, em uma sauna gay no Centro de BH. Na época, ele tinha 19 anos e foi levado à delegacia após agredir um jovem de 22. Em outro caso, ele é acusado de bater na própria tia.

Agressão em sauna

Em 2009, Paulo Henrique Mariano Cordeiro foi conduzido pela Polícia Militar após agredir um jovem em uma sauna gay no Centro de BH. Segundo a vítima, ele e outro homem iniciaram as agressões após chamá-lo para conversar. O jovem foi segurado pelo pescoço e levou socos no rosto. Cordeiro assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado após se comprometer a comparecer ao Juizado Especial Criminal.

Briga na portaria

Em 2010, Paulo Henrique Mariano Cordeiro se envolveu em uma briga no Edifício Araguaia, no Centro de BH. Segundo o porteiro do prédio, ele quebrou o vidro do balcão da recepção durante um confronto com outro homem. Quando a Polícia Militar chegou ao local, os envolvidos já haviam deixado o edifício. O motivo da confusão não foi registrado. A Polícia Civil informou que o caso é uma contravenção penal, condicionada à representação da vítima.

Conflito com familiar

Em 2020, Paulo Henrique Mariano Cordeiro se envolveu em uma briga com um familiar no bairro João Pinheiro, em BH. Segundo o boletim de ocorrência, a discussão começou após ele se recusar a ajudar a carregar compras para dentro de casa. A Polícia Civil esclareceu que, na ocasião, os envolvidos dispensaram providências e não foram conduzidos à delegacia.

Menor infrator

Em 2007, Paulo Henrique Mariano Cordeiro foi apreendido após agredir a própria tia, em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil, a agressão teria ocorrido após uma discussão sobre a bicicleta do jovem, que na época era adolescente. No boletim de ocorrência, ele afirmou que “perdeu a paciência”.

28-09-2025 às 09:02 Para jorge
Porque você não tenta virar gente e deixa de ser esse ser nojento e asqueroso? Senta no meio de uma Br e faz um favor à sua própria família
27-09-2025 às 21:49 Jorge Jorge
Aliás, falando em racismo, quem foi racista outro dia foi Lula. E não apenas pelo antissemitismo, que prega abertamente ao lado daquela senhora cafona, a sua cuidadora, como também quando riu de uma pessoa preta e sem dentes.
27-09-2025 às 21:47 Jorge Jorge
Não existe crime de homofobia. Isso é fruto de uma decisão do STF, que avoca a si um poder que não tem, o de legislar. E logicamente que se trata de um desrespeito às vítimas de racismo equiparar homofobia a racismo.
27-09-2025 às 10:53 Lipe
Ué, o que estava fazendo em uma sauna gay?
27-09-2025 às 08:25 André
Logo um juiz FDP solta de novo.
26-09-2025 às 17:12 Céia
+ um Cão/Satã, transfigurado em ser humano....Discunjuro!!! Mais agora pegando essa cana + multa, quem sabe esse FDP, num cria vergonha na cara e passa a respeita o zoto/Pessoas!? Quem sabe esse infeliz, num dexa de ser um......HOMi_FÒBICU....kkkkkkkkkkk!!!