ASSINE JÁ ENTRAR

Filme dirigido por cineasta baiano explora afeto LGBT, migração e controle estatal

Curta dirigido por Aly Muritiba ganha trailer e aborda desejo, vigilância e afetos queer em território norte-americano.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 18 de Novembro de 2025

America, novo curta-metragem do cineasta baiano Aly Muritiba, investiga as intersecções entre afeto entre homens, condição de imigrante e mecanismos de controle estatal em solo norte‑americano.

A história traz a vida de Tom (Luca Castellani), um imigrante brasileiro à procura de pertencimento e estabilidade, e Josh (Cheyenne Jackson), escritor dos Estados Unidos à beira de um impasse existencial.

O romance entre ambos é construído em meio ao contexto migratório precário de Tom, que se vê interrompido pela interferência de um agente policial que opera como metáfora da vigilância sobre corpos e desejos que desafiam normas de quem “pode” pertencer.

A obra traz elementos reconhecíveis de políticas migratórias, como mudanças de regulação, ações de fiscalização e protestos públicos. Para a preparação ao interpretar os papéis, Aly Muritiba contou que iniciou o roteiro em março e filmou em abril, coincidentemente quando a discussão em torno das políticas de imigração se tornou maior.

America vem sendo exibido nos Estados Unidos em sessões especiais, seguidas de Q&A’s com o elenco e a direção. Recentemente, o filme foi exibido no Variety Screening Series 2025, promovido pela revista Variety, e no THR Frontrunners, da The Hollywood Reporter, ambos em Los Angeles. Confira o trailer abaixo:

18-11-2025 às 15:03 Cezar
Se tiver lacração, o FLOP, será gigantesco!