ASSINE JÁ ENTRAR
Promoção Black Friday Promoção Black Friday

Novembro Azul: especialista desmente mito sobre testosterona e câncer de próstata

Entenda como testosterona, insulina e estilo de vida influenciam a saúde.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025

O mês de novembro, conhecido por conscientizar sobre o combate ao câncer de próstata, motivado pela campanha do Novembro Azul, traz uma visão de um especialista sobre a relação do hormônio masculino, a testosterona, com a doença.

Além da testosterona, existem outros hormônios que influenciam a saúde da próstata, principalmente os que se relacionam com alimentação, peso e resistência à insulina, segundo Francisco Tostes, sócio do Instituto Nutrindo Ideais, especialista em medicina do esporte, atuante em endocrinologia, Mestre em Bioquímica fisiológica.

Segundo o profissional de saúde, durante muito tempo se acreditou que “a testosterona causa câncer de próstata”, mas a ideia veio do fato de que o tratamento do câncer avançado muitas vezes envolve bloquear os hormônios masculinos. “Mas hoje sabemos que isso é um mito”, disse ele.

Os estudos modernos mostram que ter testosterona normal ou até mais alta dentro dos limites saudáveis não aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata. Mas, o que realmente acontece é que o tumor depende da testosterona para crescer depois de já existir, mas a testosterona não é a causa do câncer.

O principal exame usado para detectar alterações na próstata é o PSA, que deve ser feito regularmente junto com a avaliação médica, além de toque retal, exames de imagem como o ultrassom ou a ressonância da próstata. Além disto, é avaliado o perfil hormonal completo e o metabolismo (glicose, colesterol, fígado, rins).

No tratamento do câncer de próstata, muitas vezes é preciso bloquear a testosterona e isso causa mudanças importantes no corpo. “Atividade física e alimentação correta fazem uma diferença enorme. Treinos de força ajudam a preservar os músculos e os ossos, enquanto uma alimentação rica em proteínas, vegetais, cálcio e vitamina D ajuda a manter o metabolismo ativo e o peso sob controle”, afirmou Tostes.

01-12-2025 às 15:37 Jhony Alma Sebosa
Fui ao Urologista e ele foi me examinar com o toque, ele foi bastante grosseiro comigo, não lubrificou o suficiente, tinha um dedo enorme e fiquei machucado, não gostei dele, me pediu exames e fiz o retorno com outro médico.
29-11-2025 às 18:56 SEBASTIÃO FARIA
62 ANOS COM DIAGNOSTICO DE CANCER DE PROSTATA, SEMPREE REALIZEI EXAMES DE PSA E SEMPRE FUI AO MEDICO UROLOGISTA ANUALMENTE, NO ANO DE 2024 FUI AOS EXAMES DE ROTINA , PSA 2,7 , ULTRASON INDEFINIDO, RESSONANCIA MAGNETICA INDEFINIDA, POREM POR INSISTENCIA COM O PROFISSIONAL RADIOLOGISTA SOLICITEI AO MESMO QUE SOLICITASSE A BIOPSIA POIS AO TOQUE RETAL O MEDICO UROLOGISTA DISSE QUE O LADO ESQUERDO DA PROSTA ESTAVA AUMENTADO. REALIZADO A BIOPSIA RETIRADO 18 FRAGMENTOS 15 COMPROMETIDO, CORRI COTRA O TEMPO PARA REALIZAR A CIRURGIA ( PROSTECTOMIA TOTAL) REALIZADO PELO METODO ROBOTICA. REALIZADO BIOPSIA DA PEÇA TIRADA ( RESULTADO 4+9 ) DE ACORDO COM O MEDICO CIRURGIA DIAGOSTICO MUITO RUIM. AGUARDEI 7 MESES PARA INICIAR A RADIOTERAPIA, FIZ 33 SEÇOES , E ESTOU SENDO ACOMPANHADO PEL ONCOLOGISTA E TOMANDO UMA INJECÇAO MENSAL PARA MANTER A TESTOSTERONA E PSA BAIXO. ATE QUANDO VOU TOMAR ESTA INJEÇÃO....
28-11-2025 às 12:35 Elo-Delo-Todes-Boy Zeta.
Nossa saúde é o nosso bem + precioso! Finalmente uma matéria importante.