por Redação MundoMais
Quinta-feira, 12 de Março de 2026
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) utilizou as redes sociais na noite desta última quarta-feira (11), e rebateu as críticas que recebeu após ter assumido a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados.
Através do X (antigo Twitter), a parlamentar rebateu um comentário onde um internauta indicou as diferenças entre mulheres cisgêneros e transexuais, mas trouxe ressalvas acerca do debate provocado pelo assunto.
"Sim, as mulheres trans e as mulheres cis tem diferenças. Isso é óbvio. Mas quando um homem nos espanca porque demos um fora nele, a dor é diferente? Quando um homem nos esfaqueia porque terminamos um relacionamento, a cor do sangue que jorra da gente é diferente?", iniciou Erika Hilton, onde sequenciou diversos questionamentos sobre situações semelhantes vivenciadas por mulheres de modo geral.
"Há diferenças entre nós e isso não está em discussão. Inclusive, até nos exemplos que dei aqui, há nuances. Mas há dores, necessidades e uma negação de direitos estrutural que une todas as formas de ser mulher em nossa sociedade", continuou a parlamentar. "Aliás, eu, uma mulher trans, me senti extremamente representada pela presidenta da anterior da Comissão. Uma deputada cis e indígena", concluiu, em referência à deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG).
Boa noite.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) March 11, 2026
Sim, as mulheres trans e as mulheres cis tem diferenças. Isso é óbvio.
Mas quando um homem nos espanca porque demos um fora nele, a dor é diferente?
Quando um homem nos esfaqueia porque terminamos um relacionamento, a cor do sangue que jorra da gente é diferente?…