ASSINE JÁ ENTRAR

Secretária de Cultura é exonerada por rejeitar fala de vereador gay no Dia da Mulher

Alvo foi o vereador Marcelo Souza (MDB), que classificou episódio como discriminatório.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 13 de Março de 2026

O prefeito de Confresa, Ricardo Babinski (MDB), exonerou a secretária municipal de Cultura, Evirlene Sipaúba (PL), após a repercussão de declarações consideradas homofóbicas contra o vereador Marcelinho (PSB). A decisão foi formalizada por meio de portaria publicada na última sexta-feira (6).

A exoneração ocorre após a circulação de um áudio, enviado em conversa privada de WhatsApp, no qual a então secretária comenta sobre a participação do vereador e policial civil Marcelo Souza em um evento voltado ao Dia Internacional das Mulheres no município. No áudio, Evirlene questiona a presença do parlamentar como palestrante e faz referência à orientação sexual dele, de forma considerada preconceituosa.

“E esse evento aí mulheres do agro que eu não estava sabendo e eu gostaria de estar aí? O palestrante é que está meio assim, torto, né? Não entendi, um homem que nem gosta de mulher, casado com outro, palestrando para as mulheres? Ô gente, onde que a gente chegou? Jesus amado”, diz trecho da gravação.

As declarações provocaram reação imediata de movimentos sociais e lideranças políticas. A Secretaria Estadual LGBT do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso divulgou nota afirmando que a fala reproduz “preconceito e desinformação” e reforça estigmas históricos contra a população LGBT+. O grupo ressaltou que manifestações dessa natureza são incompatíveis com o exercício de função pública e violam princípios constitucionais como dignidade da pessoa humana, igualdade e respeito à diversidade. A nota também lembrou que, desde 2019, o Supremo Tribunal Federal equiparou homofobia e transfobia ao crime de racismo.

No domingo (8), Dia Internacional das Mulheres, a ex-secretária usou as redes sociais para se manifestar sobre o episódio, agradecendo pelo apoio recebido e afirmando que pretende dar entrevistas para explicar os fatos. Em seu pronunciamento, ela afirmou:

“Não vou e nem quero me eximir das consequências, até porque já estou arcando, mas também represento um povo. Não posso baixar a cabeça, (embora essa pareça ser a única opção), sou filha do Rei, que não nos deu espírito de covardia, mas de poder, amor e domínio próprio… Em breve vou me pronunciar nos espaços que me foram oferecidos. Obrigada pelas orações e apoio recebido.”

O vereador Marcelo Souza não se pronunciou sobre o caso até o momento.

26-04-2026 às 14:08 Jota
Gente como essa secretaria tem mais é q s fudeh!
26-04-2026 às 14:08 Jota
Se lacou, a vgaba! Bem feito, pvtona!
14-03-2026 às 21:26 Exército da Salvação
Os homofóbicos que não ousem tirar nossa paz , porque se eles tirarem nossa paz, eles não terão paz . Fizemos isso no Oriente Médio , na Rússia, levando conflitos e guerras pra dentro de países dessas regiões. Estamos fazendo isso nos EUA ,intensificando conflitos sociais e vamos fazer no Brasil. Primeiramente porque não aceitamos táticas de guerrilhas homofóbicas vir nos chamar de privilegiados.Lutamos para viver ,pra existir. Estamos nas Forças Armadas, na Polícia Militar, nas Polícias Civis, na Polícia Federal no judiciário, na psicologia, na comunicação, na política. Mas ainda somos minorias nesses espaços. Precisamos aumentar mais nossa presença nesses espaços para 30 %. Precisamos também expandir pra outras áreas. Principalmente atuar com força nas tecnologias. Sugiro também poupar a imagem dos LGBTs, sair do jogo e articular todo tipo de polêmicas para ocupar a ala das feministas homofóbicas e trambiqueira e botar contra evangélicos neopentecostais.
14-03-2026 às 19:28 Exército da Salvação
Movimento LGBT precisa fazer uma mea culpa. Por ter apoiado o Movimento Feminista de forma ingênua.
14-03-2026 às 19:17 Exército da Salvação
Primeira Onda de Ataques homofóbicos: Grupo de extermínio/ Skinheads : Violência física ,verbal direta. Muitos LGBTs perderam a vida. Segunda Onda de Ataques Homofóbicos: Pastores e Bancada Evangélica . O Pânico Moral : Foco na Cura Gay, Kit Gay e oposição ao casamento civil. Terceira Onda de Ataques Homofóbicos: Bolsonarismo e Extrema-Direita. Ideologização : LGBTs como inimigos do Estado e da Família Tradicional. Agora estamos vivendo a Quarta Onda de Ataques Homofóbicos: Infiltração e Exclusão. Isola as trans como alvo inicial, usando lésbicas e o feminismo como escudo.A tática é aprovar leis de " proteção feminina " para segregar o espaço público , banir os gays pela " moral" e asfixiar os bissexuais . É a tática de guerrilha homofóbica que usa sigla para destruir a sigla. Muitos LGBTs ,principalmente os da geração z, assustados e perdidos sem saber o que está acontecendo.
14-03-2026 às 17:46 Para Lipe
Não rebaixe as mulheres de bem a níveis de criminosas. Foi demitida porque é criminosa. Porque se escondeu por trás de uma causa para cometer crimes de homofobia. As leis pra proteger gays existem porque existe homofobicos , e eles são muitos no Brasil.
14-03-2026 às 17:08 Lipe
Uma mulher demitida no Dia Internacional da Mulher? Depois reclamam do crescimento do sentimento anti-LGBT. Falta de tato para lidar com a situação.
14-03-2026 às 01:08 Bernardo
Usam a palavra Deus prá justificar essas abominações. Ele que só pregava o amor.