Assine o MundoMais

Oficialmente casados

Lula parabeniza primeiro casal gay a oficializar a relação após decisão do STF.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 10 de Maio de 2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou nesta segunda-feira (9) para o primeiro casal homossexual a oficializar uma união estável no país. Lula telefonou para o presidente da AGBLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, e para David Harrad às 18h45.

A assessoria de Lula confirmou que o ex-presidente ligou para o casal dando os parabéns pela união. Em nota, Toni Reis afirmou que ficou emocionado com a ligação e destacou o apoio que o movimento AGBLT recebeu durante o governo Lula.

Foi o parabéns mais emocionante que recebi em toda minha vida. Este é o cara.

Juntos há 21 anos, Toni e David registraram a união hoje em um cartório de Curitiba. O casal teve a ajuda de três advogados após tentarem registrar a união em quatro cartórios da capital paranaense.

Decisão do STF - Na quinta-feira (5), o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu equiparar as relações entre homossexuais às uniões estáveis entre heterossexuais. Por unanimidade, a união homoafetiva foi reconhecida como um núcleo familiar como qualquer outro, ficando suscetível aos mesmos direitos e obrigações de casais formados por homens e mulheres.

Para Reis, a decisão do STF foi um avanço para o país, que passou a incluir mais as pessoas. Ele acredita que o Brasil não será o último país a legalizar a união homossexual.

Com a decisão do STF, na prática, os casais homossexuais, para serem reconhecidos em uma união estável, precisam cumprir os mesmo requisitos de casais heterossexuais, como convivência pública, duradoura e contínua. A exigência de um prazo mínimo de convivência foi abolida em 1996. Para reconhecer a união, eles devem procurar um cartório e registrar a estabilidade da relação.

Após o julgamento no STF, 112 direitos que até então eram exclusivos aos casais formados por homem e mulher poderão ser estendidos aos casais homossexuais, como comunhão de bens, pensão alimentícia, pensão do INSS, planos de saúde e herança. Mas como todos esses processos envolvem a Justiça, os casais homossexuais ainda terão de encarar os tribunais para fazer valer seus direitos, mas agora da mesma forma que casais heterossexuais.

Toni Reis (dir.) e David Harrad registraram união estável nesta segunda-feira (9) após 21 anos de convivência.Toni Reis (dir.) e David Harrad registraram união estável nesta segunda-feira (9) após 21 anos de convivência.
Comentários (28)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 14-05-2011 às 01:27 p/ humbertolisboa, do Paulinho BSB
    Velho? Nossa, cara! Sua idade é uma delícia. Você vai encontrar um novo amor. Quanto à pensão, é mesmo uma pena ter perdido. Eu não poderia reverter esta sua situação, pois não teria finanças pra deixar, se morresse precocemente. E também, porque vou passar dos cem anos, rerere. Bjs!
  • em 14-05-2011 às 01:24 p/ humbertolisboa2010@hotmail.com, d Paulinho
    , velho? Nossa, cara! Sua idade é uma delícia. Quanto à pensão, é mesmo uma pena ter perdido. Eu não poderia reverter esta sua situação, pois não teria finanças pra deixar, se morresse precocemente. E também, porque vou passar dos cem anos, rerere.
  • em 11-05-2011 às 22:43 humbertolisboa2010@hotmail.com
    Fui casado 6 anos levei um pé no meu rabo!!! casei de novo e meu marido morreu em um acidente de automovel em 2001... Agora to velha , viuva e sem minha pensão ... ou seja, me ferrei!!!KKKK algum candidato ?? tenho 44 anos
  • em 11-05-2011 às 08:34 Gil Navegantes
    Um casal distinto e nobre, sem ser esnobe. Deu o exemplo de como se pode lutar por uma ideia, uma causa, na defesa de nossa dignidade. Parabéns aos dois. Merecem os aplausos de todos nós.
  • em 11-05-2011 às 08:31 Beto Palmeira
    Deve ser muito duro ser gay e evangélico. Imagina professar uma religião que condena a homossexaulidade. Conheci um dono de boate gay que era evangélico. Sofria com um grande conflito. Condenava-se por manter uma boate para nós, homossexuais. Que situação horrível e sofrida. Punir-se por querer ser o que é. Condenar-se por não gostar de mulher. Agredir-se por sentir prazer ao ver um pênis, uma bunda e belas coxas masculinas. Louco para cavalgar, mas o pastor diz que é coisa do demônio. Desesperado para sentir um graúdo entrando na fissura e se sentir reprimido pela Bíblia, um livro historicamente obsoleto. Pobre dos evangélicos gays e dos gays evangélicos... Ardem nas labaredas do inferno de suas consciências culpadas, mas não deixam de esconder as cobras na clandestinidade, como acontece com inúmeros bispos e pastores, inclusive das igrejas petencostais.
  • em 11-05-2011 às 01:47 Maggie
    Na Bíblia tb fala que mulheres não devem falar nos cultos e hj temos pastoras, fala q não pode comer camarão e mesmo assim os crentes fazem td isso.
  • em 11-05-2011 às 01:05 VansDivi
    Puts! Cadê meu marido ? ? ?
  • em 11-05-2011 às 01:04 lucas
    eu sou gay. mas acredito que a palavra casamento significa sacramento. e como tal é pra ser vivido por homem e mulher. no caso dos dois ae de cima eles não estão casados no sentido de sacramento. eles apenas estão unidos civilmente. até ae tudo bem. mas eu tb acho q casamente é uma coisa pra h Xm ... e isso nada tem haver con minha opção sexual. até porque é uma condição. mas não é proque eu sou gay que eu não posso acreditar na biblia né? eu acredtio e sou gay. mas se eu pudesse nem seiria
  • em 10-05-2011 às 23:16 dr.emannoel
    tem registrado desde 2009, mas soh agora é q caso se separem vc conseguira com essa FOLHA obter seus direitos fofo, e outra, qem o fez nao foi o TSF e sim o STF
  • em 10-05-2011 às 22:40 AILTON DEALMEIDA
    FOI MUITO BOM O TSF VOTAR A FAVOR, MAS EU E MEU COMPANHEIRO DE 23 ANOS DE UNIÃO ,TEMOS UMA DECLARAÇÃO DE CONVIVÊCIA HOMOAFETIVA REGISTRADA EM CARTORIO DESDE16/02/2009
  • Mostrar mais comentários...