quero assinar Entrar na área VIP

Parada Gay - Santo André/SP

No próximo domingo, acontece a 7ª Parada do Orgulho Gay de Santo André, com estimativa de 50 mil pessoas presentes.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 25 de Maio de 2011

As entidades em defesa dos direitos gays da região realizam os últimos preparativos para a 7ª Parada do Orgulho LGBT, marcada para o próximo domingo, 29.

O presidente da ONG ABCDS (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), Marcelo Gil, disse que neste ano, o número de participantes deve supreender.

Gil explicou que, por conta dos problemas enfrentados nos últimos anos, o público da Parada ficou aquém do esperado nas edições anteriores. Em 2009, a Polícia Militar impediu a circulação de um dos trios elétricos por falta de documentação, o que causou revolta dos participantes. Na ocasião, contamos com a presença de cerca de 20 mil pessoas. Nós esperávamos bem mais. No ano passado, a polícia usou spray de pimenta para dispersar os manifestantes já no fim do evento, na Avenida Firestone.

Com a paz selada entre a ABCDS, a Polícia Militar e a Prefeitura, a organização do evento já teve notícias de que caravanas de várias cidades estão se organizando para vir à parada. Osasco, Presidente Prudente e municípios da Baixada Santista estão na lista.

Gil espera que o público passe de 50 mil pessoas. No caso de a expectativa não se concretizar, o evento deverá acabar perto das 19h. Se tiver mais gente, temos de dispersar antes, para não paralisar a cidade.

Cerca de 200 policiais e guadas-civis trabalharão na segurança do evento. No ano passado houve perfeito entrosamento entre todos, avaliou o coronel. Eles farão manifestação pacífica e ordeira. É um direito de expressão que eles têm.

Marcelo Gil afirmou que não serão permitidos ambulantes vendendo bebidas alcoólicas, e que a interdição das ruas será feita gradativamente, conforme a passagem da Parada.

Confira o vídeo de divulgação da Parada:

Comentários (8)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 28-05-2011 às 01:17 Lucas Cantatres
    Fernanda Brasil o coitadaaaa, o Marcelo Gil, ja tem brilho, nome, trabalho e acima de tudo ele é uma referência, você pode usar quantas latejolas quiser. Sabe porque a gay, leva trio na Parada da Paulista e dois na de Santo André. Enquanto ele esta brilhando por seu excelente trabalho vc vai no chão amarrotada com suas lantejolas baratas, não é a toa que vc vivi no tim ne mona. deixa o Marcelo Gil, trabalhar. Vc sim é o erro ai detesto bicha falsa, quando ve o Marcelo Gil fica toda gemendo para ele, oi bem oi meu lindo quanto tempo ...se fecha bil e vai no chão mesmo
  • em 27-05-2011 às 23:12 fernando sp morumbi
    nossa galera to afim de ir mesmo quero conhecer a aparada de sto andre kk ja conheço a de carapicuiba ja estive la o ano passado e na da paulista estou la todos os anos kk ja e o 4 ano cosecutivo que estou por la quem quiser me conhecer sou gay nao afeminado e quero conhecer varias pessoas bjs a todos fer_mac3@hotmail.com
  • em 27-05-2011 às 00:22 Ronald
    É, vamos nos descontrair, ou contrair, o que vcs quiserem...
  • em 25-05-2011 às 21:01 Thiago
    Colega, concordo inteiramente que a parada gay não é um movimento politizado, nem util às questões que interessam aos Gays. Não obstante, o clima de descontração em torno da causa e a atenção à alegria e paz é forma de, aos poucos, mostrar à sociedade, de modo ligth, a nossa bandeira. Às vezes, colega, a melhor batalha não é a que fustiga o "inimigo", mas aquela que o traz ao nosso lado, em clima de amizade e descontração, incuntindo-lhe no pscológico a normalidade de nossa existencia. Abraços, e pense sobre o assunto.
  • em 25-05-2011 às 19:23 Tatuí Tatuíra
    Essas paradas apenas reproduzem a futilidade que predomina na vida da maioria de nós, homossexuais. As discussões não são políticas, na busca de soluções para nossos problemas e com a conqusita de direitos, que nos impõem deveres. O foco é o acervo de lantejoulas, purpurinas, silicones e enchimentos para dar uma imagem de luxo e requinte, quando a realidade aponta que a maior parte dos que se vestem de princesas, algumas bem dragões, está matando cachorro a grito. Tudo é fantasia, falsidade, aparência, disfarce de uma realidade, ás vezes bem cruel. Lamentável que as paradas não tenham consistência humana e politica. A sociedade não nos respeita nem nos acolhe, em grande parte, por sermos extremamente frívolos, voltados a mostrar bumbuns e pacotes, seios siliconados, muitos deles de uma estética deplorável, e uma aparência que desmente nosso sexo biológico. Quando é que seremos menos fúteis e mais responsáveis, conquistando a sociedade para nosso lado ?
  • em 25-05-2011 às 14:38 fernanda brazil
    e ain gata.é o erro mais vamos só pra gongar ahha te vejo lá vou cheia de lantejolas para ofuscar a marcela
  • em 25-05-2011 às 13:39 Ale do Duque!
    Vai ser o doce mesmo! Saudades de vc!, Fernanda!
  • em 25-05-2011 às 13:27 fernanda brazil
    ai que uõ é a marcela gil que vai fazer !não vai porq vai ser o doce essa marcela é o erro.