Assine o MundoMais

Filme gay censurado

Premiado em Paulínia, o filme “Eu não quero voltar sozinho” é censurado em projeto educativo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 09 de Junho de 2011

ACRE - Eleito o melhor filme, pelo júri e público do Festival de Paulínia em 2010, Eu Não Quero Voltar Sozinho teve sua exibição censurada no estado do Acre. O curta-metragem de Daniel Ribeiro integra a programação do Cine Educação, programa que traz a arte para dentro da sala de aula.

Nós publicamos aqui no MundoMais o curta na íntegra. Para assistir, clique aqui.

De acordo com o diretor e a produtora Diana Almeida, Eu Não Quero Voltar Sozinho, que fala de um garoto cego que descobre o surgimento da paixão por um novato no colégio, foi escolhido por uma docente e projetado aos alunos da Escola Armando Nogueira, de Rio Branco, capital do Acre. A introdução da arte no cotidiano escolar é um dos princípios da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A exibição foi levada ao conhecimento de líderes religiosos, que pressionaram políticos do Estado para proibir não só a exibição do filme, mas ocasionar o cancelamento do Cine Educação. O projeto é realizado em diversos locais do país, resultante de parceria da Cinemateca Brasileira, a consultoria Via Gutenberg e as Secretarias Estaduais.

De forma arbitrária, em uma república federativa cuja Constituição atesta um Estado laico, a sociedade está sendo privada de promover debates. Como pretendemos que adolescentes consigam respeitar a diversidade e formem-se cidadãos lúcidos, pensantes e ativos se informação, arte e cultura (sem qualquer caráter doutrinário) lhes são negadas?, questionam diretor e produtora do filme.

Este é o segundo episódio recente de um projeto educativo organizado, em parte, pelo governo, que é afetado por lobby de setores religiosos. No fim de maio, o Kit Anti-Homofobia, materiais impressos e em vídeo que seriam distribuídos a estudantes para orientar em como lidar com a diferença e promover o debate em torno da sexualidade, foi cancelado por pressão da bancada evangélica no Congresso. Na ocasião, os deputados ameaçaram pressionar o já ameaçado ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, às voltas com suspeitas de enriquecimento ilícito, se o kit não fosse suspenso.

Eu Não Quero Voltar Sozinho não é um filme proselitista, tampouco ergue bandeiras de nenhuma natureza. É apenas uma obra de ficção amplamente premiada em festivais de cinema no Brasil e no exterior, cujos predicados artísticos e humanos transcendem qualquer crença. Ademais, se assuntos referentes à orientação sexual dos indivíduos e seus respectivos direitos civis está na pauta do Supremo Tribunal de Justiça e do Congresso Nacional, por que não debatê-los em sala de aula? Que combate sombrio é esse, que reacende a memória de um obscurantismo Inquisidor?, dizem em nota o diretor do filme, Daniel Ribeiro, e produtora Diana Almeida.

Comentários (22)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 15-06-2011 às 00:09 Justin
    Tbm onde foi censurado no Acre!!! esse estado ainda existe????hahahah fala serio!!!,
  • em 14-06-2011 às 14:22 Jhon
    É muito bom !!! eu chorei muito ... Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii =3
  • em 12-06-2011 às 23:46 Nereu - SP
    Já tinha visto o filme, baixei na internet e enviei para minha lista! O filme é excelente, bem verdadeiro. É uma pena que as igrejas estão se metendo em tudo. No ano passado eu escrevi aqui mesmo no mundomais minha opnião sobre a Dilma, ela já se revelou. A Marta, apesar de sempre estar a frente de projetos a favor dos gays, percebem que toda vez que existe um entrave, ela recua... é típico dela... pois assim ela vai ficando como sendo boazinha... bem amiga do pessoal.... mas na realidade ela só quer votos... nada mais. Pessoal acorda... Ao invés de parada gay carnavalesca... vamos fazer uma parada para reinvindicar nossos direitos.... Sem garotos de programas pelados.... Sem agarração... Sem bebidas.... Sem drogas.... Sem máscaras.... Todos de cara limpa.... vestidos de acordo com a ocasião.... Vamaos mostrar quem realmente somos..... ou seja.... cidadãos.... trabalhadores.... contribuintes do fisco.... e até mesmo pessoas que acreditam em Deus... Eu não acredito em Deus..... eu sei que Ele existe e é nosso Criador....
  • em 11-06-2011 às 19:40 rodrigo
    Censura da forma mais escandalosa e aberta num pais que se diz democratico mais que priva a liberdade e a opinião das pessoas estamos voltando ao tempo da ditadura?Lideres religiosos e politicos que se acorvadam por causa de votos...Hipocrisa Brasil....
  • em 11-06-2011 às 00:29 Menino sarado...
    Bando de babacas... Bichinhas encubadas e isso que eles são esse pedófilos cretinos que ficam ai pousando de bons samaritanos!!
  • em 10-06-2011 às 23:16 luuh
    ridiculo.tem arte,e nao sexo,esses idiotas que censuram devem ser expulsos das escolas
  • em 10-06-2011 às 21:20 Kleber
    "Vamos pedir piedade, Senhor piedade, para essa gente careta e covarde"
  • em 10-06-2011 às 18:33 Fabrício SP
    O Brasil ainda é um país de povo hipócrita e cínico. Os religiosos não permitem que a diversidade e o respeito sejam debatidos mas toleram que políticos (e muitos são evangélicos conservadores) robem na cara dura!
  • em 10-06-2011 às 13:56 elder henrique
    tomará q esse filme saia um dia mesmo a história parece ser tão linda.
  • em 10-06-2011 às 13:11 Zaping
    Isso sim é um fato vergonhoso! A censura está presente, e a raiz de todo o mal esta na IGREJA!
  • Mostrar mais comentários...