quero assinar Entrar na área VIP

Todos iguais

ONU aprova uma resolução histórica que promove a igualdade para homossexuais.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 17 de Junho de 2011

GENEBRA - O Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nesta sexta-feira uma resolução histórica destinada a promover a igualdade dos indivíduos sem distinção da orientação sexual.

A resolução afirma que "todos os seres humanos nascem livres e iguais no que diz respeito a sua dignidade e seus direitos e que cada um pode se beneficiar do conjunto de direitos e liberdades (...) sem nenhuma distinção".

O texto pede ainda um estudo sobre as leis discriminatórias e as violências contra as pessoas por sua orientação ou atribuição sexual.

A resolução recebeu 23 votos favoráveis, 19 contrários e três abstenções.

O texto, apresentado pela África do Sul, foi qualificado de "histórico" por organizações que defendem os direitos dos homossexuais.

O debate, contudo, foi intenso entre o grupo de países africanos presidido pela Nigéria, contrário à resolução. Em alguns países, como Uganda, atos homossexuais são considerados ilegais.

Comentários (16)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 29-06-2011 às 16:31 pensador
    ONU, Declarações para que servem mesmo?
  • em 23-06-2011 às 18:35 Nilmar Azevedo de Melo
    Ainda chegará o dia em todos serão iguais...Abração.
  • em 22-06-2011 às 07:49 Tatiane
    Luciano...tirou as palavras da minha boca! Vejam todos a "recompensa"de Deus a esses povos religiosos do Iraque, Afeganistao, etc: uma vida de miseria, violencia, repressao e sofrimento. E o castigo aos "infieis" na Suecia, Noruega: prosperidade, paz, igualdade, respeito. Gostaria que algum religioso que vive batendo ponto aqui me explicasse porque os paises que permitem o casamento gay sao justamente os melhores do mundo e os mais intolarentes sao a representacao de tudo o que ha de mais PODRE nesse mundo. Se bem que eu ja sei que eles nao conseguirao explicar porque pra isso precisa de pensamento logico e de saber escrever um texto mais complexo, coisas que eles nao sabem fazer.
  • em 20-06-2011 às 22:04 Marcelo SP
    Luciano vc disse tudo!!!... Veja essa pobreza da marcha pra jesus... um coisa horrenda que so mostra quanta gente ignorante existe nesse país.. eita povinha que gosta de ser explorado!... Alias, pra quem nao sabe, a marcha pra jesus foi uma resposta a parada gay de sao paulo, pra vcs verem como eles tem inveja da gente.....
  • em 19-06-2011 às 09:14 Luciano
    Já repararam que os países mais homofóbicos e intolerantes são os mais miseráveis e amaldiçoados? Vejam o Oriente Médio e a África. São países de extrema pobreza, cheios de guerras, gente morrendo de fome e de doenças e por aí vai. Vejam a Holanda e a Dinamarca, que foram pioneiras no casamento gay. Alguém ouve falar de tragédias lá? Além do mais, são países ricos. E vêm esses evangélicos ignorantes falar que os lugares são castigados por Deus por serem tolarantes com os gays. Países como Irã e Iraque, eles matam gays em nome de Deus. Veja as coisas maravilhosas que os "abençoados" ganham em troca. Mas não adianta discutir com esses crentes. Eles perderam sua capacidade de raciocínio a partir do momento que viram evangélicos. Espero que com essa decisão da ONU fique fácil de representantes de diversos países recorrerem à ajuda dela nessa questão de homofobia. Acho que deveriam denunciar o Jair Bolsonoro e o Silas Malafaia por incitarem crimes de intolerância.
  • em 19-06-2011 às 03:40 Alteridade
    Bem, acho muito relevante algumas posturas de lutas. Mas só terá efeito quando formos parte da elite dominante politica e econômica deste país e dos outros também. Por isso, suplico, votem em candidatos homossexuais (caráter e competência também tem são definidores), usem suas redes de contatos profissionais e de preferencia indiquem amigos/colegas homossexuais (salvo competência e caráter), aos irm]aos masculos e afeminados procurem tolerar-se mais... ninguém é obrigado a ser como o outro acha que "deve ser" ou aquela máxima que ninguém pode ter seu critério de escolha quando um outro está afim e acha que o seu objeto de desejo deve responder tal expectativa. Falo isso porque tem coisas mais odiosas do que uma biba encarnar na outra, em nome de uma atração ou paixão, sem mesmo respeitar a posição de que o outro não tem a menor afinidade, atração ou atenção. Vamos controlar esses impulsos, respeitando um ao outro e se possível não atrapalhando pois só temos esse ensaio de expressão hoje a custa de mortes e lutas de muitos que vieram antes. REFLITAM....
  • em 18-06-2011 às 20:32 Madonna
    Resposta ao Milk ES: simplesmente disse tudo, todos somos diferentes, sou negro, voce japones, outra mais alta, outro mais gordo, porque classificar e marginalizar as pessoas por serem diferentes de ti? Onde esta descrito que devemos ser todos iguais feito cópias? Ou, ainda, querer ditar leis e condutas de como EU devo usufruir de minha sexualidade? Só cabe a mim decidir; e outra, o preconceito esta na mente do outro, e o que o outro pensa é problema dele
  • em 18-06-2011 às 15:10 Nereu - SP
    Enquanto isso no congreso Brasileiro........
  • em 18-06-2011 às 05:57 Eduardo/ZL-SP
    Este é Definitivamente O Ano da Causa LGBT No Brasil e No Mundo!!!Vamos Nos Conscientizar e Nos Engajar Apoiando Manifestos Em Favor Da Igualdade De Direitos.Parabéns A Todos!
  • em 17-06-2011 às 23:49 Milk ES
    Isso sim! É o que eu chamo de dignidade e respeito a pessoa humana: NASCEMOS LIVRES PARA SERMOS FELIZES ....O QUE QUIZERMOS SER ...SERÁ!! PARA A PROPRIA FELICIDADE!!! POR QUE ESSA TAL DISCRIMINAÇÃO A PESSOA POR OPÇÃO SEXUAL?! NÃO SEI POR QUE TANTA HIPOCRISIA???? TANTA INTOLERANCIA AOS HOMOSSEXUAIS..AOS BELOS E LINDOS GAYS! AS LESBICAS SUPERPODEROSAS!! AOS TRANSEX..LINDISSIMOS DE VIVER!!! AOS TRAVESTIS E SUAS FANTASIAS MAIS BELAS DE SER...POR QUE TANTA "INVEJA".."ODIO" E "INTOLERANCIA" A ESSAS PESSOAS HUMANAS??!!!
  • Mostrar mais comentários...