quero assinar Entrar na área VIP

Parada Gay

O evento foi o mais tranquilo dos últimos dez anos, segundo médico responsável pelo ambulatório montado para a comemoração.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 27 de Junho de 2011

SÃO PAULO - Iniciada com uma grande valsa para celebrar seus 15 anos, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo de 2011 teve como tom a celebração da recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que reconheceu como estável a união de casais do mesmo sexo, e a reivindicação da aprovação do Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. Segundo a organização da parada, o evento reuniu 4 milhões de pessoas neste domingo (26) entre 12h e 19h. O número, de acordo com os organizadores, foi calculado com base em dados da Polícia Militar. Um número oficial deve ser divulgado ao longo da semana. A PM não confirma a estimativa.

De acordo com a PM, seis ocorrências foram registradas durante o evento (três casos de tráfico de drogas e três casos de furtos e roubos). Em um dos casos, Leandro Marcos, ajudante de cozinha, teve seus óculos, que custam aproximadamente R$ 1.500, furtado por um adolescente de 17 anos que, segundo a polícia, participava de arrastões. O menor chegou a ser agredido antes de ser apreendido.

Mesmo proibidas, garrafas com bebidas alcóolicas foram vendidas na parada. Somente em um dos quatro ambulatórios montados para o evento, foram registrados 120 atendimentos até 19h deste domingo, a maioria jovens embriagados . “Parece cenário de guerra”, disse o médico Drauzio Varella, que visitou o ambulatório no final da parada, ao se referir ao ambulatório.

O médico Sauro Bagnaresi, responsável pelo ambulatório, a “parada deste ano foi a mais tranquila dos últimos dez anos”. Segundo médicos do ambulatório, o único caso grave foi o de um homem de 47 anos que engasgou ao comer uma esfirra e teve se levado para o Hospital das Clínicas com falta de ar.

Tom político

A proposta de criminalizar a homofobia, que tem como principais defensores a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), tramita no Senado, mas enfrenta forte resistência da bancada religiosa do Congresso, tradicionalmente contrária à causa gay.

Nós temos o maior respeito a todas as religiões. Não queremos destruir a família de ninguém. Nós queremos apenas construir a nossa, afirma Tony Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Wyllys criticou os religiosos contrários ao projeto. Esse lema [amai-vos uns aos outros, tema da parada neste ano] aponta para a necessidade de uma reinterpretação do texto bíblico, disse o parlamentar.

Evangélicos

Com panfletos e pregações, um grupo de quatro evangélicos batistas de Santo André (SP) resolveu ir à Parada Gay para tentar "livrar os homossexuais de uma vida de sexo livre, prazeres vazios e vícios" e, segundo este grupo, encaminhá-los ao que chamam do caminho correto indicado por Jesus, longe da homossexualidade.

Aqui é um momento de diversão passageira, vazia. É uma alegria repleta de vícios, bebida e sexo livre. Depois que passa tudo isso, o que fica? A frustração. A verdadeira alegria é Jesus, disse Ivo Navarro, 44. Eu buscava aquilo, mas quando descobri Jesus vi que a vida não é isso, afirmou, em tom de pregação.

Cartazes com modelos seminus:Aids não tem religião!Cartazes com modelos seminus:Aids não tem religião!

Polêmica

O movimento da Para Gay causou polêmica, usando santos em uma campanha pelo uso de preservativos.

Em 170 cartazes distribuídos em postes por todo o trajeto, 12 modelos masculinos, representando ícones como São Sebastião e São João Batista, apareciam seminus ao lado das mensagens: "Nem Santo Te Protege" e "Use Camisinha". Nossa intenção é mostrar à sociedade que todas as pessoas, seja qual for a religião delas, precisam entrar na luta pela prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Aids não tem religião, diz o presidente da Parada, Ideraldo Beltrame.

Isso ofende profundamente, fere o sentimento religioso do povo. O uso debochado da imagem dos santos é ofensivo e desrespeitoso, o que nós desaprovamos - disse o cardeal dom Odilo Scherer.

Comentários (39)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 05-10-2012 às 20:04 Bruno Kannaschy
    Parada gay ja virou uma verdadeira baixaria,me envergonho de ser gay.
  • em 01-10-2012 às 00:22 Safadinho
    Galera add aii meu blognovoo ;D meadd.com/karinycouto
  • em 16-09-2012 às 12:42 clenilson
    eu não sou gay mas acho que cada um merece um pouco de amor, eu amo minha esposa; gente e um sentimento tão bom que que chega ate ser egoismo que outra pessoa não sinta algo assim seja homem com homem ,mulher com mulher ou sexo oposto; nos temos mas e que cuidar da nossas vida pq sempre tem um telhado de vidro principalmente pra essas biatas e esses viados enrustidos que falam que são, de seja la qual for igreja mas acabam na carne,seja vc mulher com um pastou ou vc com alguma irmã da igreja ambos sendo casado gente deixam de ser ipocatras , na vida agente tem poucas chance de ser feliz e e muito simples e so ser! parabéns e mantenha a força abaixo a homofobia
  • em 02-09-2012 às 18:26 carla
    Por mais que em seu contexto historico a igreja catolica veio a utilizar de obras como as de miguel angelo, creio q este apelo educacional extrapolou os limites. Não por ser uma parada gay, mas sim pela informaçao em si. Se é assim que se utilize de outros meios não catolicos para concientizar o uso dos presertvativos. Ao meu ver isso configurou desrespeito.A visao unilateral é: Se voce é gay monte sua igreja e utilize de seus santos para pregar esta informaçao. Apesar de catolica nao concordo com muitos preceitos da mesma. Mas o que esta em questao aqui nao é a religiao e sim o respeito com elas. Jamais pegaria a imagem de sao jorge por exemplo e colocaria uma imagem por cima para pregar o uso de camisinhas.. daqui a pouco estarão usando imagens de judas beijando sao miguel para pregar a tolerancia.... cada um com seu cada um.
  • em 15-05-2012 às 15:13 URBANO
    2012 O FIM DO MUNDO....................PREPAREM SE PARA AS GRANDES COBRANÇAS
  • em 26-10-2011 às 00:46 gone
    para vc converse algo não precisa explorar e desrespeita outras...!!! falta de senso total...
  • em 23-10-2011 às 00:50 jj
    Assim como qual outra religiao tem gays e existimos, fui amante de de um padre e tinha um amante evangelico tb tive amantes até dos maçoes
  • em 23-10-2011 às 00:44 paulinho
    Oi estou assistindo um filme na globo com angelina jolie, e ela faz uma cena de sexo nem mensão do uso do preservativo. o cara chega e a come e pronto sem nada é isso que os filmes montram que trepar é só trepar e pronto que nao existe doenças fala sério né.
  • em 24-08-2011 às 20:48 dona celia
    alguem sabe dizer cade o leo aquila ,sim depois que fico comprovado que ele ou ela ta se prostituindo ele ou ela sumiu ne fez um aue para nada viado e raças que não presta
  • em 05-07-2011 às 16:12 De Daniel p/ Marcos abaixo
    Ignorante é vc seu retardado, to falando de 2009 e nao desse ano, aprenda a ler e interpletar primeiro ANALFABETO........................ Em 2009 tinha gente fzndo sexo no meio do povo sim
  • Mostrar mais comentários...