Assine o MundoMais

Revoltante

Hospital de Taiwan transplanta órgãos infectados pelo vírus da Aids a 5 pacientes.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 30 de Agosto de 2011

Um dos hospitais mais renomados de Taiwan realizou transplante de órgãos infectados pelo vírus HIV em cinco pacientes. A informação foi dada por um representante do hospital, nesta segunda-feira (29), informou a agência Associated Press. Os cinco pacientes estão recebendo tratamento contra a Aids.

Em uma mensagem publicada em sua página na internet, o Hospital Universitário Nacional de Taiwan, em Taipé, disse que o erro ocorreu por conta de uma falha de comunicação. Um funcionário da área de transplante teria ouvido “não-reagente”, o equivalente a “negativo”, para o resultado do teste do doador, quando, na verdade, o resultado era “reagente”. O resultado do teste foi passado pelo telefone e não foi conferido duas vezes, como exigido pelos padrões de procedimento em casos como esse. “Lamentamos profundamente o erro”, diz a nota.

Um representante do Departamento de Saúde disse que os transplantes errados serão analisados para que sejam estabelecidas punições ao hospital. Se for verificado que houve negligência, o hospital deverá suspender os programas de transplante por até um ano, além de pagar multa.

O doador era um homem de 37 anos. Seu coração, fígado, pulmões e dois rins foram transplantados para cinco pacientes no último dia 24. Apenas o transplante de coração foi realizado em outro local, no Hospital Universitário de Chengkung.

Coordenador de saúde da cidade de Hsinchu, onde o doador morava, Yao Ke-wu, critica o que considera uma negligência “assustadora”. Segundo ele, os médicos do hospital poderiam ter perguntado ao seu departamento sobre o histórico médico do doador. Ele lamenta que esse tipo de verificação não seja obrigatória em Taiwan.

Yao lembra que o tratamento contra a Aids será complicado por causa dos medicamentos que os pacientes precisam tomar para evitar a rejeição dos órgãos. Todos os cinco pacientes são de Taiwan.

Há ainda preocupações em relação aos profissionais que trabalharam nas cirurgias e também podem ter contraído a doença, mesmo com os cuidados tomados em procedimentos deste tipo.

Comentários (21)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 08-09-2011 às 07:36 MEninoGrande P/ Miguel
    Somos sim diferentes, e a diferença é enorme, pois somos lesados diariamente em nossos direitos, principalmente no de ir e vir, a sociedade nos tira o direito de sermos iguais aos outros, quando não podemos nos abraçar em público, quando temos que nos esgueirar em sorrisos amarelos para demonstrar nosso afeto, acho sim super interessante noticias sobre o mundo gay e você está enganado pois nós temos muito material! mas é bem mais fácil copiar e colar noticia hetero sobre HIV mesmo!
  • em 04-09-2011 às 16:52 Miguel para @MeninoGrande
    Entendo seu posicionamento novamente, mas você fala como se tivéssemos que nos comportar e nos enxergar em um gueto. Como se fosse uma "nação" própria. Como se os habitantes dela só dessem real atenção às notícias que correm dentro dela e que as notícias da "nação" hétero fossem apenas notícias de um país vizinho e que apesar do chocar não preocuparia muito. Nada nesse mundo é tão preto no branco. O que você espera além do que é veiculado aqui? Fofocas? Se para você não falta nada, mas precisa-se tirar essas notícias de AIDS ou outras coisas que envolvem mais "tribos" que os GLBTS, o site vai falar de quase nada, não temos tantas diferenças dos héteros, somos todos iguais como seres humanos.
  • em 02-09-2011 às 22:26 MeninoGrande p/ @Miguel
    Não quero saber de inauguração de boates, mas quero sim noticias sobre o mundo gay pois noticias sobre o mundo hetero eu vejo todos os dias e desculpe eu não me vejo, não consigo me enxergar no mundo hetero e é ai que o meu direito de me vê nas estampas do jornais é roubado, não quero que homossexualidade seja sempre vinculada a HIV ou a Cu! pois quando a palavra GAY chega ao ouvido de um heterossexual a mente dele automaticamente relaciona a palavra CU ou a HIV, e não é assim, sou gay quero me vêr em uma reportagem, quero me vê nas propagandas de TV quero me enxergar e me achar em todos os lugares! quero poder me enxergar na sociedade. É isso.
  • em 02-09-2011 às 16:45 Nereu
    A notícia não informa se o doador sabia que era soropositivo. Caso afirmativo, será que sua família também sabia? A pessoa que autorizou a doação dos orgãos sabia? Nesse caso, a responsabilidade deve ser distribuídas entre todos os envolvidos...caso sério.... Imbecilidade desse pessoal de ficar rindo... cuidado.... quem ri por último.... percebe.... E todas a notícias são relevantes para os gays... tudo aquilo que envolve nosso universo é bem vindo e necessário. Como cidadão quero saber sobre tudo... afinal... meu mundo não se resume em ser gay... mas em algo muito maior....
  • em 02-09-2011 às 00:17 Gustavo
    Com certeza o hospital deve ser punido e as pessoas envolvidas também,pois por falta de um procedimento 5 pessoas foram infectadas,porém se olharmos de um ângulo diferente devemos compreender que este erro pode acontecer em qualquer outro lugar do mundo,os pacientes estão sendo tratados,porém viverão o resto de suas vidas carregando este fardo,ou seja o vírus. O que mais me deixa indignado é ver pessoas sem um pingo de esclarecimento e com mentes tão defasadas postar aqui que gosta de ver reportagens gay e que esta não tem nada a ver com gay,realmente não tem nada a ver com gay,mas sim com toda a sociedade pois trata-se de um questão de saúde pública. Por mais que tentamos ser correto o HIV não escolhe cor ,raça, crença ou poder aquisitivo,pois todos estamos sucetíveis a este vírus poque ninguém trás estampado no rosto que é soro positivo.Infelizmente não podemos mudar o coneceito das pessoas e sim fazer o máximo para que elas comecem a compreender certos aspectos os quais estas mesmas pessoas não coneseguem enxergar,porém o pior de tudo é que essas mesmas pessoas são desprovidas de capacidade mental para pensar e fazem oque é e sempre será o mais fácil,criticar sem ter base de absolutamente nada.
  • em 01-09-2011 às 23:51 Não te interessa!
    Não sei se estou mais chocado com a notícia ou com a quantidade de comentários infelizes que leio neste site, PUTA QUE PARIU!
  • em 01-09-2011 às 11:16 ?????????
    SOU UMA BICHA DOENTE (a Primeira!!!!!!!!)
  • em 01-09-2011 às 10:15 KARLINHA TRANS
    gostei si da reportagem aqui,informaçao é sempre bem vinda!
  • em 01-09-2011 às 00:58 Miguel para @MeninoGrande
    Entendo seu questionamento, mas creio que reportagens gay não precisam necessariamente envolver um gay ou ter a palavra gay no meio. Seria qualquer reportagem que envolva o mundo gay. A AIDS não escolhe idade, sexo, raça ou identidade sexual e nem o homossexual é mais considerado um grupo de risco, mas todos sabem o histórico que o mundo gay tem com a AIDS e é algo que nos preocupa. Ou você só quer ver notícias sobre homofobia, inauguração de boates, bares e afins GLS, vencedores do Mister alguma coisa e produtos gays? Tem horas que abusa, o mundo gay não se restringe só a isso.
  • em 31-08-2011 às 22:11 MeninoGrande
    Acho que esta reportagem é para estar no Correio Braziliense e não aqui, eu gosto de lêr aqui reportagens sobre o universo gay, sendo política ou sobre moda, acho boa a reportagem a titulo de informação, mas esta é uma reportagem gay ?
  • Mostrar mais comentários...