quero assinar Entrar na área VIP

Eternamente encantada

Nem o excesso de turistas tira a magia de Veneza, a terra dos canais e das gôndolas.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 15 de Setembro de 2011

Uma das impressões mais comuns que se tem ao chegar a Veneza é que se está em uma cidade de outro mundo, criada por uma civilização de outra galáxia. Veneza fica na Itália, mas às vezes você se esquece que está no país, pois a cidade não se parece com o resto da Bota (o país é assim conhecido por seu formato no mapa). Aliás, ela não se parece com nada no planeta.

Uma cidade flutuante, erguida no meio de um lago, com ruas aquáticas onde veículos (o que inclui ambulâncias, carros funerários, ônibus etc.) são barcos, tudo circundado por vielas, becos, pontezinhas e praças com todos aqueles dourados e surpreendentes detalhes escondidos em sua arquitetura bizantina. Tudo fruto da miscelânea de povos que passaram pela cidade, que foi importante ponte entre Ocidente e Oriente.

Veneza é muito mais que cafés caros, gôndolas de um gosto romântico discutível e cheiro ruim no verão (problema, aliás, cada vez mais raro graças ao trabalho de saneamento dos canais). Veneza é uma amostra de onde a criatividade do homem pode chegar. E ela inspira criatividade. Perca-se nela e fotografe, sonhe, namore. Encante-se.

INFORMAÇÕES E SERVIÇOS:

Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit) - www.enit.it

Site de turismo da cidade - www.turismovenezia.it

Idioma - italiano (oficial), embora haja habitantes que falem o veneziano, variante do dialeto vêneto.

Fuso horário - 4 horas a mais em relação ao horário oficial de Brasília

DDI da Itália - 39

Código de Veneza - 041

Moeda - Euro.

Valor de troca - Para saber a cotação da moeda local, acesse: economia.uol.com.br/cotacoes/

Informações turísticas - Em toda a Itália existem centros de informação turística (APT). Em Veneza, são 13 (informações no site de turismo acima). Os horários variam muito, alguns abrem às 8h, outros não funcionam em dezembro, por exemplo. Mas é muito difícil não encontrar um por perto em uma cidade pequena como Veneza (271 mil habitantes).

Comentários (33)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 18-07-2012 às 10:26 T.J. 40 p/ Everton
    É , concordo com a Dara, Veneza é cidade para endinheirados, é destino dos ricos da europa. Por que será? Infelizmente existe uma experiência em Veneza muito distinta para aqueles que tem dinheiro e estão em excelentes hoteis,tomando vinhos maravilhosos,frequentando restaurantes luxuosos e aqueles que estão em albergues caindo aos pedaços, ou quando muito em hoteis 3 estrelas administrado por chineses...talvez nessas condiçoes mais restritas, a cidade perca seu encanto,embora para pessoas cultas, em qqer condição Veneza é única no mundo, um patriônio da humanidade imperdível.
  • em 07-07-2012 às 00:13 Miranda
    Esgoto temos vários com diversos perfumes de 3º mundo, e aqui mesmo naTerra brasilis! Tem o Tiête, o Pinheiros, o Capibaribe, o Rio Negro dejetos e fedor é o que não falta neles! Veneza é só luxo e deslumbramento! Não há cidade igual e mais impressionante no planeta!
  • em 11-05-2012 às 12:00 TqRFBQLoy
    We dfeiniltey need more smart people like you around.
  • em 28-11-2011 às 02:38 cristiano
    para viajar, conhecer lugares novos, principalmente outro pais, primeiramente , precisa deixar tudo q é preconceito p trás. temos q respeitar, cultura, alimentação, arquitetura, defeitos, etc, afinal os intrusos somos nós, os viajantes.
  • em 26-10-2011 às 01:07 Everton p/Dara Danonela
    Querida não disse que amo Varginha,e outra nem acredito em ET.Outra disse que prefiro minha cidade lugar onde moro porquê tem um cheiro melhor. Nem seria idiota de comparar sul de Minas Gerais com Europa,lembrando que no Brasil tem lugares até mais lindos que fora daqui certo "QUERIDINHA"
  • em 25-10-2011 às 00:41 Dara Danonela p/Everton
    Como minha amiga disse e concordo: viaje com aqué e tudo é lindo,restriçao orçamentária e Veneza nào combinam...Eu nunca senti um cheiro como o do Tietê em Veneza...Aliás e nunca irei gastar meu salto apra conhecer o Et de varginha que vcs amam...Prefiro arte bizantina ,não é Pacu( com c grande ou pequeno,querida?)
  • em 24-10-2011 às 02:02 Everton
    O lugarzinho fedorento aff sou mais minha cidade Varginha kkkk,nao gostei de Veneza
  • em 11-10-2011 às 20:42 Felipa Pacu 32 p? Daniele
    forcei a barra? a sra n morou na Suiça? bom ja da pra ver q é lesada joga no google ae via claudia augusta e vai ver q tem sim um caminho q vai da alemanha até veneza. Conheço sim esses movimentos artísiticos pois tenho formação em artes, mas nada NADA supera a beleza da natureza se comparada com a criação humana, seja ela na pintura , na arquitetura ou seja lá o q for. N achei um prato caro por 10 euros!!
  • em 10-10-2011 às 10:49 Felipa Pacu 32
    Dias desses retornei ao Museu Van Gogh, achei comico uma biba brasileira com o namoradinho do lado.Ela esculhambava cada tela do Van Gogh,enquanto a multidão se deliciava...O simples fato de uma obra estar num Museu e de ser encarada na historia da Arte como obra referencial deve ser considerado na sua avaliação.Exceto se vc for um gênio da humanidade ainda não descoberto.Não opino sobre o q não entendo, limito-me a dizer se me é aprazível ou não. A biba chegou ao cúmulo de dizer na maior altura q os arranjos florais q ela produzia eram mais bonitos do q aquelas obras...Humildade e canja de galinha não faz mal a ninguém. Ah, e reforço: Veneza é cara, qqer hospedagem,alimentação decente é qse o dobro do ersto da Itália...Beijos .
  • em 10-10-2011 às 10:41 Felipa Pacu 32 p? Daniele
    Oi fofa? Tudo bem? Agora a senhora forçou a barra...Atravessou os Alpes de bicicleta...Me poupe. Se vc não sabe o que é o Maneirismo italiano, nem Veronese ou um Tintoreto, e muito menos conhece arte bizantina ,não se encanta pelo Renascimento Cultural, ou não tem a menor sensibilidade artística: não vá aVeneza,nem a Roma, Atenas, muito menos Barcelona(achará Gaudi grotesco). Detalhe: já morei na Suiça e conheço tudo: sabia q os Andes são tão belos qto???Ushuaia é um paraíso intocado...enquanto em Interlaken na temporada...deus me livre!
  • Mostrar mais comentários...