Assine o MundoMais

Cura para os gays

Ex-fundador de ONG afirma que houve relacionamentos até dentro do grupo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011

Sérgio Viula tentou deixar de ser gay, mas descobriu que não é uma escolha.Sérgio Viula tentou deixar de ser gay, mas descobriu que não é uma escolha.

Sérgio Viula, de 42 anos, foi um dos fundadores do Movimento pela Sexualidade Sadia (Moses). O grupo é uma ONG evangélica que ajuda pessoas que desejam deixar de ser gay.

Sérgio é professor de inglês, filosofia e teólogo. Ele foi um dos que aderiu ao programa e abandonou a homossexualidade. O carioca casou, teve dois filhos e acompanhou de perto os métodos de reorientação sexual praticados pela ONG.

Em entrevista ao site "Eleições Hoje", Sérgio disse que as ações em busca da mudança de orientação sexual não funcionam e que só causam dor a quem se submete passar por elas.

Na verdade, ex-gay não existe, é pura auto-sugestão. Eu comecei a ir à igreja e percebi que os homossexuais não tinham como lidar com suas dificuldades, por falta de orientação das lideranças, então decidi fundar o Movimento pela Sexualidade Sadia, junto com João Luiz Santolin e Liane França. Foi aí que comecei realmente a dizer em momentos oportunos que era ex-gay, conta Sérgio.

O carioca conta que hoje sabe que estava se enganando, mas pensava que sua atração por homens poderia desaparecer com orações e dedicação a Deus.

No grupo, basicamente, pensávamos que ser gay fosse pecado, que devia ser confessado e abandonado. Para isso fazíamos proselitismo, aconselhamento, oração, pregação, recomendávamos certos livros, leitura bíblica, coisas que os crentes geralmente fazem, mas com foco na homossexualidade, sempre demonizando a homoafetividade, infelizmente.

Sérgio trabalhou no Moses por quase 7 anos, de 1997 à 2003. Segundo ele, o grupo realiza uma lavagem cerebral entre os participantes. Você tem que se isolar do seu antigo círculo de amigos, começar a se enfiar nas reuniões da igreja, fazer sessões de aconselhamento, orar, jejuar, essas coisas. Quando acontecia de alguém se envolver com outro homossexual, ele tinha que confessar o que fez, entrega ele.

Mas, apesar de toda prece, ele diz que ninguém deixava de ser gay. Houve relacionamentos até dentro do grupo, entre uma atividade e outra da igreja, eles sempre arrumavam tempo pra isso. E tem gente até hoje repetindo esse discurso imbecil.

O professor também comentou sobre os discursos homófobicos proferidos pelo pastor Silas Malafaia. Ele atua na base da má-fé mesmo, com interesses financeiros, projetos de poder, etc. E diz ele que nunca foi gay, será? Fico muito desconfiado de gente que gasta tanta energia e dinheiro para combater algo que não tenha nada a ver consigo mesmo.

Sérgio resolveu se assumir de vez, depois de uma viagem à Cingapura, quando ficou com um filipino. Houve perseguição por parte do "Moses", muita gente ficou em choque. Mas meus filhos nunca criaram problemas. Ele conta que hoje as crianças tem um bom relacionamento com ele e seu parceiro, Emanuel. Conversão religiosa que não admite sua homossexualidade não merece seu tempo e talento, encerra o professor.
Comentários (76)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 07-03-2015 às 13:03 Rodrigo
    passo distante quando vejo uma igreja evangélica,morro de medo de ser curado ,quero continuar nesta e em quantas gerações vierem ,"gay"
  • em 23-04-2012 às 17:56 sou da igreja pentecostal deus e amo
    ir mim considero um ex gay quem quizer acrediitar em acrediter nao importar um quer os outros pensam de mim um importar e que deus sabe sobre mim .
  • em 11-01-2012 às 19:06 MATHELLOS
    CREIO QUE SE O FILHO DO HOMEN TI LIBERTAR VERDADEIRAMENTE SERA LIVRE.,SENDO ASSIM QUE DIRAO OS QUE SAO EX USUARIOS DE TROGAS E ALCOLATRAS ACREDITO QUE ELES MATAM UM LEAO A CADA DIA SENDO ASSIM CREIO QUE EX HOMOSEXUAIS EXISTAM SIM BASTAO CREREM E BUSCAREM DIA,A DIA POR LIBERTAÇAO E POSTURA DIANTE DA SUA SITUAÇAO VIVIDA NO PASSADO SENDO ASSIM VIVERAO EM PLENA ALEGRIA MARTHELLOS SP.....(NAO DA SERTO VC SER EX TROGADO E ALCOLATRA ANDAR COM POMPANHIAS QUE FAZEM USO OMESMO PARA EX HOMOSEXUAIS)MARTHELLOS SP
  • em 10-01-2012 às 20:01 Paulo francisco.
    Não concordo com o que ele disse,tudo bem que pode não ter dado certo pra ele,mais ele não tem o direito de querer que todos acredita no fracasso dele. eu prefiro ficar com a bíblia que diz que se o filho do homen vos libertar,verdadeiramente sereis livre,não e uma questão de deixar de ser ex:disso ou aquilo;. quando jesus liberta ele faz a obra por completo,e a mesma biblia diz que Deus não e Deus de confusão,estou falando da minha pessõa abondonei a homossexualidade,hoje tenho 17 anos de casado,uma esposa maravilhosa,comigo deu certo graças a Deus.
  • em 08-01-2012 às 00:56 rick
    veja só porque isso ex gay , cara ser gay não é uma questão de escolher simplesmente se naci gay, como você deixa de ser uma coisa que é asim desde quando naceu, tudo maluco, a questão é saber do seu papel na sociedade ser hum bom ser humano o resto que se foda cada um que cuide de seu própios problemas porq, todos tem....
  • em 22-12-2011 às 22:24 paulinho diz:
    eu gosto de ouvir hino de igreja evangélica, frequentei muitos anos mas descobri o mesmo que o prof fala no fim da resportagem não perco meu tempo em estar em uma igreja que não me aceita mas em nenhuma,,,é só ler o final que vcs vão ver que o mundo é mesmo sem vergonha é homem casado indo nas saunas e entrando em quartos escuros e trpando a rolé sem camisinha e pegando HIV e depois passando pras suas esposas depois nós gays não podemos ser doadores de sangue pq somos grupo de risco fala sério vai tomar café com leite ....
  • em 20-12-2011 às 19:12 ROGÉRIO
    EX GAY É UMA EXPRESSÃO APENAS QUE ELE USOU, NA VERDADE O TEXTO FALA DE GAY E RELIGOSIDADE, ACEITAÇÃO RELIGIOSA SÓ ISSO.... INTERPRETAÇÃ NOTA 0 PRA A MAIORIA....AFFF
  • em 15-12-2011 às 00:37 jorge
    ubaldo ex gay e um atual idiota
  • em 10-12-2011 às 12:47 market
    existem duas coisas no mundo que voces nunca verão ex: gays e políticos agora pergunte para qualquer evangélico sobre seu passado e ele dira: sou um ex - alguma coisa, e geralmente boa coisa não era.
  • em 07-12-2011 às 15:00 tom_adventure@hotmail.com
    Ubaldo meu fi, o seu tesão maior é na bunda, peça pra sua mulher introduzir um um mangote de borracha no forebius.(Ubaldo 2° comentário)
  • Mostrar mais comentários...