Saúde & Beleza

Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012

Recorrer ao botox ou gastar muito dinheiro com cremes que fingem desafiar a idade não são as únicas formas de manter a pele com um aspecto fresco, vigoroso e saudável. Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele, é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. As investigações demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada. Na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele.

Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas

As frutas e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes, que ajudam a prevenir o enrugamento precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer uma salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.

Cítricos

Consumir cítricos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso, que pode manter o colágeno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!

Misture laranja ou toranja nas saladas para uma combinação saudável e fresca de Verão. Esprema uns limões, limas ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima do peixe grelhado ou do frango, para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativo.

Chás

Os antioxidantes conhecidos com EGCG são poderosas substâncias que podem prevenir a acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. O EGCG é também conhecido por combater o cancro da pele e outros tumores. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá – complementarmente a ajudar a sua pele, os antioxidantes presentes no chá serão poderosos promotores de saúde para todo o organismo.

Folhas Verdes

A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular, e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A. Sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.

Peixe

Os ácidos gordos (ômega 3) encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades antiinflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla alimentos suficientemente saudáveis para a pele.

Comentários (17)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 29-03-2013 às 18:32 Rasec
    Adorei a matéria, além de se alimentar bem é preciso também tomar muita água, além de hidratar o corpo, melhora também a absorção dos nutrientes...
  • em 14-01-2012 às 18:49 Lukas-Rio
    Tudo bobagem, nada disso de combinar isso com aquilo, como fo´rmilas matematicas, ninguem sabe porra nehuma, cada organisme reage de uma forma com determinados alimentos e com o envelhecimento, a parada é simples, alimentação normal, com frutas e legumes, algum exercicio fisico, e quando passar dos 40, peeling de fenol profundo, pele de 18a novamente!
  • em 13-01-2012 às 16:35 Sergio
    Como os oceanos abertos pertencem às costas. Unidos pelo chão do planeta, Todos nós já temos dito Quão boa pode ser uma vida, Sem ninguém para compartilhar A luz da lua, A honra de jurar. O reino do homem. É oco dentro Sem profundidade Sem Cuidado Que é preciso para fazer um amor perfeito A paixão para achar a verdade absoluta Para vizualizar o endireitado do distorcido Como os oceanos abertos pertencem às costas Você tentará viver a maneira de que você fala? Prove o gosto do leite de amor da sua terra mãe, Espalhe a palavra da consciência que você procura. Nós somos tudo que nós necessitamos Nos nos pertencemos, Como os oceanos abertos pertencem às costas Unidos pelo chão do planeta ..... Sergio
  • em 13-01-2012 às 16:31 Leco
    Esqueceram de dizer que fazer atividade física também retarda o envelhecimento.Principalmente exercícios aéróbicos sem exagero, porque melhora a circulação sanguinea, fazendo com que mais vasos s criados e irrigando as partes mais longinquas do corpo humano, inclussive a pele .Eu que digo, comer adequadamente é muito importante mas fazer atividade física também.Tenho 52 e com corpo de 22, , passo batido em muitas situações, pelo meu rosto da pra descer para os 37/38/39.tá ótimo
  • em 13-01-2012 às 02:44 Linx
    Engracado achei que era pra comentar sobre a materia e nao sobre bobagens... A faka serio se utilizem mais do seus vocabulos.. A proposito sou adepta do vitamina A 0,1 % uso vitanol a 3 anos e meu envelhecimento esta se retardando hj tenho 19 mas quando chega aos 35 terei aparencia de 25 e quando chega aos 45 terei aparencia de 32 .. E tambem uso claripel ... Ja tambem faz 3 anos.. O vitanol ajuda ja que a hidroquinona ( claripel ) clareia minha pele mais envelhece mas graças ao vitanol eu anulo esse defeito .. I love vitanol
  • em 12-01-2012 às 23:35 Bruno Rec
    Reconhecemos a falta de estirpe de uma pessoa por suas ações, pobres de espírito, porque acha que tomar banho de piscina em algum lugar da Europa(com essa crise), mesmo que seja nos Alpes, acha que é ser chique, a sofisticação está na alma, e não em comentários medíocres, sim porque se é para falar em sofisticação, vamos falar das ilhas Fidji, onde se gasta verdadeiras fortunas em diárias de hotel. Mas tem gente que se hospeda em Chatelet – Les Halles, e juram que estão no Ritz. Lamentável, mas educação doméstica não é para todo mundo. Abraço a todos.
  • em 12-01-2012 às 22:26 $%%## Luiza Marilac
    Adoro ver vcs comentandos com meu nome, beijos a todas vcs. felicidades mas estou com meus bons drink mas sem piscina e muita neve. Luiza Marilac
  • em 12-01-2012 às 21:43 KAKA KA RJ
    quanta bicha invejosa, mal amadas.. ficam aqui se alfinetando. se bem que isso é mesmo coisa de bicha
  • em 12-01-2012 às 20:45 Claudio
    Na europa é verão por acaso,deixa de ser burra bicha.
  • em 12-01-2012 às 19:59 Luiza Marilac
    &#9829 ACESSEM MEUS VIDEOS
  • Mostrar mais comentários...